NORTE RS - -
   Cadastrar          Login
  Icone Facebook Norte RS Icone Instagram Norte RS Icone Contato Norte RS
Logo Norte RS
 

Publicidade Norte RS

Importância da proteína para o organismo e quais as principais fontes

Investir em uma alimentação balanceada contribui para a manutenção da saúde e para o equilíbrio do corpo e da mente e um dos principais nutrientes, a proteína, é essencial para o nosso organismo pois fornece material tanto para a construção como para a manutenção de todos os nossos órgãos e tecidos.

Região

Data da Publicação da Notícia : 26/11/2019 - 16:00

 
Foto Notícia Geral

Investir em uma alimentação balanceada contribui para a manutenção da saúde e para o equilíbrio do corpo e da mente e um dos principais nutrientes, a proteína, é essencial para o nosso organismo pois fornece material tanto para a construção como para a manutenção de todos os nossos órgãos e tecidos.

As proteínas são indispensáveis para a construção e manutenção de enzimas, hormônios e de todos os tecidos corporais, ela está presente na maioria dos processos biológicos do nosso organismo. Suas funções vão desde o transporte de oxigênio até a manutenção de tecidos e órgãos e construção muscular, entre outras.

A quantidade indicada de consumo de proteína variar para cada indivíduo. Depende da relação da pessoa com as atividades físicas, se é atleta ou não, da massa corporal e da constituição de cada organismo. Em um cenário ideal é indispensável a consulta com um especialista, mas para se ter uma ideia, um adulto deve consumir aproximadamente entre 1 a 1,5 gramas de proteínas por quilo corporal, dependendo da necessidade. Ou seja, uma pessoa adulta que possui uma massa corporal de 50 kg deve consumir entre 50 a 75 gramas de proteína diariamente. Muitas pessoas recorrem a suplementação de proteína para atingirem uma ingestão diária adequada, pois a deficiência desse nutriente pode gerar diversas complicações.

Riscos para a saúde que a falta de proteína pode causar

Nosso organismo recorre ao uso das proteínas a todo momento, por isso ela é de extrema importância para vários processos naturais que nosso corpo executa. Quando se possui uma dieta com deficiência de proteínas, ele passa a buscar maneiras de continuar suas funções com as reservas que encontra. Isso pode causar uma degradação dos músculos e prejudicar a produção de enzimas e hormônios.

A deficiência de proteína pode provocar alteração nas funções imunológicas, deixando o corpo suscetível a infecções. Além disso pode causar a diminuição da massa dos órgãos e reduzir suas atividades, influenciar em disfunções de crescimento de pelos e cabelos, aumentar a retenção de líquidos, causar apatia entre outros malefícios. Nas crianças, além dos riscos citados acima, também podem ocorrer deficiência no crescimento corporal e desenvolvimento cerebral.

Principais fontes de proteína

Podemos classificar as fontes de proteínas como animal e vegetal. No entanto, não há diferenciação quanto à incorporação de cada tipo de proteína por parte do nosso organismo, desde que sejam consumidas adequadamente. Em uma dieta básica geralmente é indicado ingerir uma fonte de proteína combinada com uma fonte de carboidratos e uma fonte de vitaminas e minerais.  

A fonte de proteína animal, como o nome já indica, provém da carne de animais, dos ovos, do leite e de seus derivados. É considerada uma boa fonte, pois sua biodisponibilidade favorece a absorção.

A fonte de proteína vegetal pode ser encontrada em diversos alimentos, alguns dos mais comuns estão nos grupos das leguminosas, como a soja e o feijão, e oleaginosas, como a amêndoa e a pasta de amendoim. Os alimentos vegetais precisam ser combinados para que seja possível ingerir os aminoácidos essenciais. Em geral se estipula que seja necessário consumir as leguminosas com o acompanhamento de cereais, assim é possível alcançar a complementação dos aminoácidos presentes em cada grupo de alimento.

A soja é um dos alimentos que merece destaque pelo teor proteico que possui. Seus derivados, como o tofu, também fazem parte do grupo de alimentos ricos em proteínas. O leite de soja se tornou um famoso substitutivo para o leite de origem animal, sendo possível encontrar derivados como o leite condensado e creme de leite. A proteína de soja texturizada é uma excelente fonte que pode ser encontrada com facilidade, possuindo alta concentração desse nutriente.

As dietas vegetarianas e veganas possuem à disposição uma vasta lista de produtos que substituem os de origem animal, tanto em sabor quanto em utilidade. Para garantir a absorção adequada dos nutrientes é indicado que um profissional verifique as necessidades individuais e prescreva a dieta adequada, geralmente com o incremento de suplementos alimentares.

Suplementação de nutrientes e seus benefícios

A ingestão de suplementos se faz necessária em dietas que não conseguem atingir a quantidade mínima dos nutrientes necessários. O processo de absorção apropriada de nutrientes depende da ingestão e combinação de alimentos. Por falta de orientação adequada é comum se deparar com dietas que possuem uma grande porção de alimentos saudáveis, mesmo assim não atingem os valores mínimos de nutrientes.

Nas dietas veganas e vegetarianas a suplementação de vitaminas do complexo B é bastante comum, uma vez que esse nutriente é encontrado em alimentos de origem animal. No entanto, é necessário fazer o acompanhamento desta e de todas vitaminas para garantir a manutenção da saúde.

A suplementação de proteína é muito popular entre atletas e praticantes de esportes. Nesse meio há uma grande preocupação em relação à reconstrução muscular, isso fez com que essa suplementação ganhasse mais destaque nos últimos anos. É possível encontrar suplementos de proteína proveniente da soja, o que auxilia nas dietas que excluem derivados de origem animal.


Publicidade 660-110
 

Galeria
 
 
TAGS: Proteína, alimentação,
CATEGORIA: Variedades
Fonte:
Colunista:Diego A. Mattana
Arquivo:
Visualizar arquivo cadastrado

Voltar ao topo
 


Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS

 

Cotrisal - 63 anos cultivando nossa gente

 

Governo do Estado e Municípios fecham acordo para gestão do distanciamento controlado

 

Em novo levantamento, região de Palmeira das Missões volta para a bandeira vermelha

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


FAÇA O SEU COMENTÁRIO

Seu endereço de email não será publicado

MAIS VISUALIZADAS

 

Semana da Pátria trabalha cultura da paz nas escolas

 

Bolsonaro coordena reunião ministerial no Palácio da Alvorada

 

Quer deixar seu Smartphone mais fashion? Ideal - Capas e Acessórios tem a solução!

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


Publicidade Norte RS
Logo Norte RS
Icone Facebook Icone Instagram Icone Contato


Icone Base Contato ENTRE EM CONTATO
 
 

NORTE RS
(54)9942-6757
(55)8442-4962
atendimento@norters.com.br

Icone Base Menu MENU NORTE RS
 
VARIEDADES
ECONOMIA E POLÍTICA
VÍDEOS
SAÚDE E BEM-ESTAR
ENTRETENIMENTO
POLICIAIS
 

ESPORTES
COLUNISTAS
OBITUÁRIO
GASTRONOMIA
EDUCAÇÃO
ESPECIAIS
CARIJÓ DA CANÇÃO GAÚCHA
 
 
NORTE RS. Todos os direitos reservados.
Logo Estúdio Sul