Início Notícia Voltar

Importância da proteína para o organismo e quais as principais fontes

Investir em uma alimentação balanceada contribui para a manutenção da saúde e para o equilíbrio do corpo e da mente e um dos principais nutrientes, a proteína, é essencial para o nosso organismo pois fornece material tanto para a construção como para a ma



Data da Publicação da Notícia : 26/11/2019 16:00 por

CapaNoticia
Banner Topo

Investir em uma alimentação balanceada contribui para a manutenção da saúde e para o equilíbrio do corpo e da mente e um dos principais nutrientes, a proteína, é essencial para o nosso organismo pois fornece material tanto para a construção como para a manutenção de todos os nossos órgãos e tecidos.

As proteínas são indispensáveis para a construção e manutenção de enzimas, hormônios e de todos os tecidos corporais, ela está presente na maioria dos processos biológicos do nosso organismo. Suas funções vão desde o transporte de oxigênio até a manutenção de tecidos e órgãos e construção muscular, entre outras.

A quantidade indicada de consumo de proteína variar para cada indivíduo. Depende da relação da pessoa com as atividades físicas, se é atleta ou não, da massa corporal e da constituição de cada organismo. Em um cenário ideal é indispensável a consulta com um especialista, mas para se ter uma ideia, um adulto deve consumir aproximadamente entre 1 a 1,5 gramas de proteínas por quilo corporal, dependendo da necessidade. Ou seja, uma pessoa adulta que possui uma massa corporal de 50 kg deve consumir entre 50 a 75 gramas de proteína diariamente. Muitas pessoas recorrem a suplementação de proteína para atingirem uma ingestão diária adequada, pois a deficiência desse nutriente pode gerar diversas complicações.

Riscos para a saúde que a falta de proteína pode causar

Nosso organismo recorre ao uso das proteínas a todo momento, por isso ela é de extrema importância para vários processos naturais que nosso corpo executa. Quando se possui uma dieta com deficiência de proteínas, ele passa a buscar maneiras de continuar suas funções com as reservas que encontra. Isso pode causar uma degradação dos músculos e prejudicar a produção de enzimas e hormônios.

A deficiência de proteína pode provocar alteração nas funções imunológicas, deixando o corpo suscetível a infecções. Além disso pode causar a diminuição da massa dos órgãos e reduzir suas atividades, influenciar em disfunções de crescimento de pelos e cabelos, aumentar a retenção de líquidos, causar apatia entre outros malefícios. Nas crianças, além dos riscos citados acima, também podem ocorrer deficiência no crescimento corporal e desenvolvimento cerebral.

Principais fontes de proteína

Podemos classificar as fontes de proteínas como animal e vegetal. No entanto, não há diferenciação quanto à incorporação de cada tipo de proteína por parte do nosso organismo, desde que sejam consumidas adequadamente. Em uma dieta básica geralmente é indicado ingerir uma fonte de proteína combinada com uma fonte de carboidratos e uma fonte de vitaminas e minerais.  

A fonte de proteína animal, como o nome já indica, provém da carne de animais, dos ovos, do leite e de seus derivados. É considerada uma boa fonte, pois sua biodisponibilidade favorece a absorção.

A fonte de proteína vegetal pode ser encontrada em diversos alimentos, alguns dos mais comuns estão nos grupos das leguminosas, como a soja e o feijão, e oleaginosas, como a amêndoa e a pasta de amendoim. Os alimentos vegetais precisam ser combinados para que seja possível ingerir os aminoácidos essenciais. Em geral se estipula que seja necessário consumir as leguminosas com o acompanhamento de cereais, assim é possível alcançar a complementação dos aminoácidos presentes em cada grupo de alimento.

A soja é um dos alimentos que merece destaque pelo teor proteico que possui. Seus derivados, como o tofu, também fazem parte do grupo de alimentos ricos em proteínas. O leite de soja se tornou um famoso substitutivo para o leite de origem animal, sendo possível encontrar derivados como o leite condensado e creme de leite. A proteína de soja texturizada é uma excelente fonte que pode ser encontrada com facilidade, possuindo alta concentração desse nutriente.

As dietas vegetarianas e veganas possuem à disposição uma vasta lista de produtos que substituem os de origem animal, tanto em sabor quanto em utilidade. Para garantir a absorção adequada dos nutrientes é indicado que um profissional verifique as necessidades individuais e prescreva a dieta adequada, geralmente com o incremento de suplementos alimentares.

Suplementação de nutrientes e seus benefícios

A ingestão de suplementos se faz necessária em dietas que não conseguem atingir a quantidade mínima dos nutrientes necessários. O processo de absorção apropriada de nutrientes depende da ingestão e combinação de alimentos. Por falta de orientação adequada é comum se deparar com dietas que possuem uma grande porção de alimentos saudáveis, mesmo assim não atingem os valores mínimos de nutrientes.

Nas dietas veganas e vegetarianas a suplementação de vitaminas do complexo B é bastante comum, uma vez que esse nutriente é encontrado em alimentos de origem animal. No entanto, é necessário fazer o acompanhamento desta e de todas vitaminas para garantir a manutenção da saúde.

A suplementação de proteína é muito popular entre atletas e praticantes de esportes. Nesse meio há uma grande preocupação em relação à reconstrução muscular, isso fez com que essa suplementação ganhasse mais destaque nos últimos anos. É possível encontrar suplementos de proteína proveniente da soja, o que auxilia nas dietas que excluem derivados de origem animal.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.