Início Notícia Voltar

Você sabe para que serve a Ferramenta Bussines Model Canvas?

Bussines Model Canvas, ou simplesmente CANVAS, é uma ferramenta de planejamento estratégico da administração, essa ferramenta permite a visualização periférica para desenvolver modelos de negócios viáveis ou não.



Data da Publicação da Notícia : 19/07/2021 10:20 por Augusto Cézar Dagostini

CapaNoticia
Banner Topo

Mas afinal, como surgiu o CANVAS? Segundo seu criador, um dos teóricos mais inovadores quando se fala em modelos de negócios, as ferramentas “convencionais” da administração não teriam tanta visibilidade apenas sendo escrita, foi ai então que o sueco Alexander Osterwalder resolveu criar uma ferramenta holística, o CANVAS.

 O Canvas é um resumo dos pontos chaves de uma empresa, ele faz um mapeamento completo, assim permite que seja desenvolvido um modelo de negócio da melhor maneira possível e com o menor risco para o empreendedor.

Os referidos pontos chaves do Canvas são:

  • Parceiros chaves
  • Atividades Chaves
  • Recursos Chaves
  • Proposta de valor
  • Relacionamento com o cliente
  • Canais
  • Segmentos de clientes
  • Custos
  • Receitas

Cada ponto chave é fundamental para a criação do Canvas, cada chave deve ser estudada e elencada no quadro do Canvas, esse quadro, pelo fato de ser holístico, obviamente deve estar posicionado em um ambiente onde todos os gestores e os demais responsáveis das tarefas elencadas no quadro tenham acesso e que possam de maneira diária visualiza-lo.

Logo, o Canvas é uma ferramenta simples que permite estruturar e consequentemente materializar as ideias nele impostas deixando claro de modo direto de quem é o seu cliente, focalizar que as vezes um nicho de clientes pode ser muito mais vantajoso do que querer “Abraçar o mundo”.

O Canvas ajuda você também a vender o valor da sua empresa para o seu cliente, mostrando para você os meios de comunicações presente na empresa e em qual deles a está falhando mais, a ponto de que consiga de maneira simples e certeira sanar de forma saudável essa falha.

Ela mostra como está o relacionamento da empresa com os clientes, e como está conseguindo resolver todas as suas necessidades.

Permite ter uma visão periférica, de um modo geral, da estrutura dos recursos essenciais para o funcionamento da empresa, desde a compra de maquinários até o salário dos funcionários.

Monitora as atividades essenciais da empresa para que a mesma não se encontre em dificuldade, podendo e devendo também monitorar os seus fornecedores e parceiros primordiais para o andamento da empresa, fazendo assim com que sempre fique atendo a qualquer mudança repentina e o mais importante, permite fazer uma estruturação empresarial de modo que se tenha o controle financeiro, dos custos e das operações, para que não se perca o controle e a mesma permaneça alinhada.

Para qualquer empresa a ferramenta de negócio CANVAS é de grande valia, permite que se tenha uma visão periférica, e não só isso, uma visão “holística” literalmente do seu negócio, possibilitando assim, ter um controle muito maior de todos os setores dela.

Sua empresa, se ainda não utiliza essa ferramenta, deveria de forma gradual analisar e viabilizar a utilização, para ver que realmente o CANVAS fará com que a sua empresa encontre saídas para seus problemas.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.