Início Notícia Voltar

Reunião da visou fomentar a implantação do SIM/SUSAF em todos os municípios da AMZOP

Quanto ao selo SUSAF/RS, estabelece que produtores registrados no SIM possam comercializar em todo o Rio Grande do Sul. Para tal, é necessária a comprovação de equivalência junto à SEADPR.



Data da Publicação da Notícia : 25/06/2021 11:28 por Assessoria de Imprensa

CapaNoticia
Banner Topo

Em videoconferência realizada na manhã desta quinta-feira, ocorreu importante reunião sobre a implantação do SIM/SUSAF para os municípios que ainda não tem seu serviço de inspeção regulamentado. Dentre os assuntos Implantação, legislação, estruturação, programas do setor e demais pautas que foram levantadas, em conversa que reuniu prefeitos e representantes de municípios da região, Emater e Secretaria de Agricultura do Estado/RS.

Uma explanação completa foi realizada, sobre Serviço de Inspeção Municipal– SIM/SUSAF que além de focar na preservação da saúde pública e atestar a qualidade sanitária dos produtos de origem animal, é de suma importância para a Gestão Pública o desenvolvimento Agroindustrial e para a economia local.

Quanto ao selo SUSAF/RS, estabelece que produtores registrados no SIM possam comercializar em todo o Rio Grande do Sul. Para tal, é necessária a comprovação de equivalência junto à SEADPR.

É relevante que o município estabeleça um plano de ação, identificando e mapeando os estabelecimentos e os produtos que devem ser inspecionados, assim como a equipe de servidores necessária para atender essa demanda.

Ainda sobre o SIM, o sistema parte de iniciativa do poder público municipal e deve ser criado por meio de lei, sendo que, posteriormente, devem ser estabelecidas as devidas regulamentações dos procedimentos técnicos.

O presidente ressaltou que a implantação do SIM/SUSAF, da condições as agroindústrias Familiares, de vender seus produtos para todo o estado RS, e promover o crescimento econômico de seus Municípios.

Participaram da reunião o Gerente Regional da Emater, Luciano Schwerz; gerente Adjunto Cleomar Antônio de Bona; Junior Lopes dos Santos – Técnico em Agropecuária/ Engenheiro Ambiental e Sanitarista – Núcleo de Desenvolvimento Econômico/ Gerencia Técnica EMATER/RS-ASCAR; Flávio José Smaniotto Diretor do Departamento de Agricultura Familiar e Agroindústria (Dafa) da Secretaria da Agricultura do Estado.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.