Início Notícia Voltar

Operação da PF combate câmbio ilegal e evasão de divisas na fronteira com o Uruguai

Grupo investigado foi responsável pela evasão de mais de R$ 60 milhões do Brasil para o Uruguai



Data da Publicação da Notícia : 09/06/2021 08:37 por Assessoria de Imprensa

CapaNoticia
Banner Topo

Santana do Livramento/RS - A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (8/6) a Operação Hora da Ceifa, para desarticular grupo especializado na prática de evasão de divisas, câmbio ilegal e lavagem de dinheiro.

Policiais federais cumprem dois mandados de prisão temporária, cinco de busca e apreensão, bloqueio de contas bancárias, indisponibilização de bens imóveis e sequestro e arresto de veículos. As medidas foram expedidas pela 22ª Vara Criminal da Justiça Federal em Porto Alegre.

A investigação apurou que o núcleo do grupo criminoso está localizado na fronteira do Brasil (Santana do Livramento) com o Uruguai (Rivera) e tem como líder um cidadão uruguaio, que atuaria como doleiro. Um grupo de pessoas físicas residentes na região é investigado por receber em suas contas bancárias valores oriundos das mais diferentes regiões do Brasil e, em seguida, operacionalizar a evasão dos recursos, destinando-os ao escritório do doleiro, localizado em Rivera.

Pelo apurado até o momento, o grupo criminoso foi responsável pela evasão de ao menos R$ 60 milhões do Brasil para o Uruguai nos últimos cinco anos, porém, estima-se que os valores movimentados pelos envolvidos seja muito maior, visto que existem indicativos de que a prática criminosa ocorra desde 2011.

A operação foi denominada Hora da Ceifa em alusão à passagem bíblica de MARCOS 04:29: “E, quando já o fruto se mostra, mete-lhe logo a foice, porque está chegada a ceifa”, visto que os principais investigados já admitiram, perante a Polícia Federal, o cometimento de crimes contra o Sistema Financeiro Nacional.

 


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.