Início Notícia Voltar

Aapecan lança campanha de doação de sangue com obras em graffiti

Ação terá exposições com pinturas de artistas gaúchos



Data da Publicação da Notícia : 07/06/2021 11:09 por Assessoria de Imprensa

CapaNoticia
Banner Topo

Um levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde (MS) aponta para uma queda de aproximadamente 20% nas doações de sangue no Brasil a partir de 2020. Esse dado tem como principal causa a pandemia do novo Coronavírus. Pensando nisso e para incentivar a doação voluntária e regular de sangue, a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) – que também requer a atenção para a necessidade de sangue para muitos de seus usuários em tratamento – lança a campanha ‘Aapecan Sangue Bom’ que ocorrerá durante o mês de junho por todo o Rio Grande do Sul.

O objetivo da campanha é a conscientização da população e o aumento da taxa de doação de sangue voluntária dos gaúchos que reduziu em 60% no ano de 2020, de acordo com dados do Hemocentro do Estado. A divulgação se dará por meio das redes sociais (Facebook, Instagram e Site) das 14 Unidades da instituição, contatos com veículos da imprensa (TVs, Rádios, Jornais e Digital) e parcerias com os bancos de sangue e hospitais municipais.

De acordo com o MS a reposição frequente dos estoques de sangue é necessária para tratar anemias crônicas, cirurgias de urgência, acidentes que causam hemorragias, complicações da dengue, febre amarela, tratamento de câncer e outras doenças graves. O Ministério da Saúde ainda esclarece que todas as medidas de segurança em relação à covid-19 estão sendo adotadas pelos hemocentros do país desde o início da pandemia, como condições de higiene e antissepsia adequadas na recepção dos candidatos, coleta do sangue sem exposição a aglomerações por meio de agendamentos e distanciamento entre as cadeiras de coleta.

Exposição em Graffiti

Uma das ações da campanha será a realização de uma exposição com obras em graffiti em telas de pintura, com lançamento agendado para o dia 7 de junho. Os autores das obras de artes são quatro artistas das cidades do Sul do Estado que voluntariamente produziram as peças. Cassiano Mendes, Diego Reis Franz, Gabriel Veiz e Lucas Stuczynski retrataram a importância da doação de sangue, do amor ao próximo e de fazer o bem. A mostra real estará fixada no Shopping Total, na Avenida Cristóvão Colombo, 545, bairro Floresta, em Porto Alegre e diversas reproduções, em banners, estarão expostas nos Municípios gaúchos que abrigam Unidades da Associação.

Sobre a Aapecan

A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que atende, de forma gratuita, pessoas em situação de vulnerabilidade social diagnosticadas com Câncer. Desde a inauguração da primeira

Unidade, em Caxias do Sul, em março de 2005, outras 13 já foram abertas no Estado do Rio Grande do Sul – dez delas com Casas de Apoio – nas quais são oferecidas, além de hospedagem com direito a acompanhante para usuários de outros Municípios, quatro refeições diárias e, na maioria delas, deslocamento aos centros médicos. Nesses 15 anos, a Aapecan já atendeu mais de 20 mil pessoas que necessitam de amparo social durante o tratamento contra o Câncer, assim como seus familiares, acompanhantes e responsáveis.

Como doar em Passo Fundo

  1. Hemocentro Regional de Passo Fundo

Fone: (54) 3311.5555 ou (54) 3311.1427

E-mail: hemopasso@saude.rs.gov.br ou doadorhemopasso@gmail.com

Horário: Para doação de sangue: de segunda a sexta, das 8h às 14h30min, sob agendamento prévio.

Para cadastro de doador de medula óssea: de segunda a sexta, das 8h às 14h30min sob agendamento prévio.

Endereço: Av. 7 de Setembro, 1055 - Centro, Passo Fundo - RS, 99010-120

 

  1. Hemoterapia São Vicente de Paula

Fone: (54) 3316 4087

Horário: Das 8h às 13h (sem fechar ao meio-dia)

Endereço: Rua 15 de Novembro, 485 - 5º andar - Centro, Passo Fundo - RS


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.