Início Notícia Voltar

E-sports se tornaram uma grande modalidade esportiva

Equipe da Atlética de Ciência da Computação da IMED vem se destacando em campeonatos de electronics sports



Data da Publicação da Notícia : 24/05/2021 11:06 por Imed

CapaNoticia
Banner Topo

Já tem algum tempo que os jogos eletrônicos deixaram de ser vistos apenas como uma forma de lazer e passaram a representar uma forte modalidade de esporte eletrônico. Também conhecido como e-sports, os electronics sports vem fortemente movimentando, inclusive, a economia de diversos países pelo mundo. No Brasil, o cenário não é diferente. É muito comum encontrar transmissões em tempo real de jogos em grandes canais de televisão, como o Sportv, por exemplo.

Se você ainda não conhece essa nova paixão nacional, não deixe de ler todo esse texto.

Na IMED, os alunos da Ciência da Computação exploram seu espírito gamer dentro de um projeto da atlética do curso e participam de diversos campeonatos. “Começou com apenas uma line-up de League of Legends (LoL), com o intuito de trazer os alunos para perto, tentar promover integrações e atividades em conjunto, unindo uma atividade que já gostavam antes do ingresso ao curso superior. Com o crescimento do cenário de e-sports e do projeto em si, conseguimos ampliar para line-ups de CS-GO e Valorant, além de manter a de LoL, mesmo passando por alterações de jogadores”, comenta o fundador e atual presidente da atlética,  estudante de Ciência da Computação, André Sauer Caprini.

“É um cenário em evolução! Os campeonatos eletrônicos não são apenas diversão. Os participantes desenvolvem uma série de atividades, como comunicação, trabalho em equipe e estratégia, que são capacidades que não se desenvolvem apenas nas aulas”,  comenta o coordenador do curso de Ciência da Computação da IMED, professor Marcos dos Santos. 

Se por um lado a pandemia precisou afastar as pessoas, por outro, a Internet aproximou. E é exatamente isso que acontece nos jogos eletrônicos. “É como se suprisse esse processo de tangência e convívio social que a gente perdeu e desenvolve esses soft skills nos alunos”, acrescenta professor Marcos. 

Caprini explica que um membro da diretoria, denominado diretor de e-sports, possui a função administrativa de auxiliar na busca por campeonatos, organização do time e treinamentos dos players. “Mantemos um auxílio financeiro para inscrição de campeonatos e, caso eles venham a vencer, só retiramos o valor da inscrição, o resto é todo para os jogadores. Não temos nenhum intuito lucrativo, queremos trazer o que já existe fora do País para nossa realidade também, como, por exemplo, bolsa de estudos para jogadores”, pontua.

Para o estudante, o envolvimento com o e-sports contribui para a formação como cientista da computação. “Dentro da profissão, teremos muitos ganhos falando em soft skills. Comunicação, trabalho em equipe, dar/ouvir feedbacks, entre outras, que sejam estimuladas durante os processos de treinos/campeonatos, etc. Sabemos que existe um déficit em habilidades comunicativas para muitos profissionais da TI e essa é uma das alternativas para melhorar essas habilidades”, aponta.

 

Entre os campeonatos que o time de e-sports vem se destacando estão:

 

Liga dos lendários

“Participamos recorrentemente de campeonatos da Gamers Clube, como, por exemplo, a ‘GC Rift by: Razer’, campeonatos licenciados pela Riot Games na plataforma Battlefy, campeonatos amadores, campeonatos universitários e, em breve, estaremos participando de uma liga também! A maior parte desses campeonatos possuem um modelo de md1 (Melhor de 1) até as semifinais, que passam a ser md3 (Melhor de 3)”, declara Caprini.

 

Cs: GO

Atualmente, o time de CS:GO vem jogando a Liga Gamers Club, etapa aberta, que é um campeonato mensal dividido em cinco divisões (Etapa Aberta, Série C, Série B, Série A e Série S), além de outros campeonatos que são mais esporádicos a nível universitário, nacional e estadual. A equipe de longa data já possui algumas conquistas, como o campeonato realizado pela Associação Atlética Nórdica - UFPel, que conquistou 1° lugar. A equipe também participa de campeonatos amadores na plataforma "faceit".

 

Valorizando

A equipe participou da Valorant Champions, campeonato realizado pela Arena Kripto, onde alcançou o 3° Lugar. O campeonato contou com o formato de fase de grupos, classificando apenas os dois maiores vencedores de cada grupo, indo então para as partidas eliminatórias md3 e md5.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.