Início Notícia Voltar

Polícia Federal investiga venda de dados de clientes da Caixa Econômica Federal

De acordo com a investigação, dados foram repassados a uma financeira, em Porto Alegre/RS



Data da Publicação da Notícia : 07/05/2021 08:31 por

CapaNoticia
Banner Topo

A Polícia Federal deflagrou nesta manhã (6/5) a Operação Data Venditionis, que apura a venda de dados sigilosos de clientes da Caixa Econômica Federal. Policiais federais cumprem três mandados de busca e apreensão, em Porto Alegre/RS.

 A investigação teve início em janeiro de 2021, com base em denúncia feita à Ouvidoria da Polícia Federal. Um servidor é suspeito de comercializar informações sobre empréstimos consignados para uma financeira de Porto Alegre. A Polícia Federal estima que 127 clientes no Rio Grande do Sul e nos estados do Amazonas, Santa Catarina e Paraná tiveram os dados violados.

 Diligências realizadas indicam que contratos de empréstimo eram transferidos para a financeira a partir das informações fornecidas pelo servidor. Com a prática, há prejuízo à Caixa Econômica Federal, com redução da carteira de crédito e a consequente perda de faturamento, e aos clientes que tiveram suas informações pessoais compartilhadas.

 Os crimes investigados na Operação Data Venditionis são violação de sigilo funcional e corrupção ativa e passiva.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.