Início Notícia Voltar

A terra da erva-mate também é semente para poesia

O casal de escritores Noely e Renato Dalberto tem suas obras publicadas no livro â??Além da Terra, Além do Céuâ??, uma antologia de poesia contemporânea



Data da Publicação da Notícia : 22/04/2021 08:58 por Camila Amorim, estagiária de Jornalismo/ASCOM da SMCT

CapaNoticia
Banner Topo

Berço da Erva-mate, Palmeira das Missões, município localizado no noroeste do Rio Grande do Sul, também vem se destacando como o berço das poesias. Seus escritores, seja de composições musicais, como literárias tem se destacado Brasil afora e também internacionalmente. Desta vez, o casal de escritores Noely e Renato Dalberto tem suas obras publicadas no livro “Além da Terra, Além do Céu”, uma antologia de poesia contemporânea. Noely e Renato, dois grandes nomes da cidade, ganham espaço juntamente a outros 500 escritores nacionais e internacionais, na quinta edição do livro. “Abraçando a poesia”, é a obra de dona Noely, Rotariana e Coordenadora Nacional das Casas da Amizade (ASR), que por 38 anos foi sócia efetiva da mesma, duas vezes presidente e duas vezes Coordenadora Distrital. “Serrinha Velha”, por sua vez, é produção de seu Renato Dalberto, empresário e comerciante, proprietário da Rancho Gaúcho, loja de artigos tradicionalistas com mais de 40 anos de tradição.

Para Noely, a escrita é algo excepcional, um momento reservado, em que o escritor convive com os pensamentos. Ela relembra de outras publicações e também sua contribuição na edição de livros, como a segunda vez que foi Coordenadora Distrital das Casas da Amizade e juntamente com sua equipe, organizaram três edições do livro ‘As Mulheres que fazem a Nossa História Violetas’. O projeto é um espaço dedicado a cada mulher que participa da associação, no qual foram três edições de várias companheiras e amigas. A escritora ainda fala sobre sua última produção, editada há pouco tempo, ‘’é uma história que criei para meus filhos’’, afirma. “Vaquinha dos Olhos de Luz” foi um desejo da família e, principalmente, de seus filhos que ouviram a mãe contar essa história.

Já Renato conta que sempre viu a escrita como uma forma de se expressar, especialmente por meio de poesias. “Expressar a memória, sentimentos, os fatos, algo que está dentro da gente, algo que talvez esteja guardado por muitos anos e quando você vai escrever isso vem na memória, vem na ponta dos dedos e aí quando vê, nasce um poema. ’’ Ao falar sobre o gênero literário, o autor demonstra amor e afeto. Segundo ele, desde sempre muita admiração por poetas que se expressavam por esse meio. Seus livros preferidos, ‘’sempre os de poesias’’, afirma ele. Além disso, ele ressalta que a escrita é criatividade, ‘’um poema escrito é uma nova obra de arte’’.

Dona Noely acaricia a alma de todos que leem sua obra. Abraçando a poesia, traz infinitos sentimentos para o leitor. Em seus versos, a autora diz que as dores da vida carecem de um recinto para se refugiar.  “O refúgio é se refugiar escrevendo, se refugiar ficando um pouco sozinha, pensando! Se refugiar é também participar das coisas boas da vida. Tudo isso é prazeroso e cria poesia’’, destaca. A autora sempre teve apreço pela escrita, acredita que isso seja um dom do criador. “ Quem escreve tem um dom especial, um dom de escrever, um dom que Deus deu e porque não deixar criar poemas e pensamentos por essa mensagem divina”, pontua. 

 

A poesia de Renato, por sua vez, retrata um misto de sentimentos: saudade, emoções e lembranças. É a história do povoado em que o comerciante cresceu. Ele afirma ter uma memória presente, lembranças que são vivas e diz ser fascinado por escrever sobre sua infância. “É uma narrativa de fatos vividos, da vida que a gente viveu na roça, no interior’’, conta. O autor ainda ressalta que tudo aquilo que ele relata, descreve e sintetiza, cada fato é uma coisa verdadeira, nada é ficção e nem pensamentos abstratos, são fatos reais.

Em cada poesia escrita pelo autor há algo da vida cotidiana do passado que ele comunica no presente, ‘’vejo que minha vida presente tem tudo a ver com a minha infância, tem tudo a ver com aquilo que eu passei, cresci, vivenciei, sofri, que eu superei.  Então tudo isso eu expresso nos meus poemas com muita propriedade’’.

Para o casal, participar de um livro com tantos escritores é uma satisfação que transmite uma sensação maravilhosa. Noely afirma que além de valorizar os escritores e a literatura, ‘’valoriza também a nossa cidade que está sendo divulgada’’. A cidade do Carijo da Canção Gaúcha é berço de muitos artistas, escritores e autores de obras que retratam histórias de vidas marcantes. A terra da erva-mate é semente para a poesia e semeia inspiração em todas suas raízes.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.