Início Notícia Voltar

Iniciativa transforma a realidade da educação em pequenos municípios

O Empodera foi fundamental para o aprimoramento do uso das ferramentas digitais. Alguns professores não tinham conhecimento de algumas ferramentas e das possibilidades que o Google oferece para a diversificação das aulas on-line.



Data da Publicação da Notícia : 20/04/2021 18:33 por https://projetoempodera.com.br/

CapaNoticia
Banner Topo

A pandemia de Covid-19 provocou ou acelerou mudanças na grande maioria das áreas de atuação humana. Com a educação não foi diferente. A migração forçada do modelo quase que exclusivamente presencial para o ensino em plataformas digitais tem sido um grande desafio para todo o sistema educacional. Como proporcionar conteúdo de qualidade, manter os estudantes conectados com as escolas, por exemplo, são algumas das questões que fazem parte do cotidiano desde o início da pandemia, em 2020.

Diante desta nova realidade, que se impôs rapidamente, mesmo quem jamais deu uma aula através de um aplicativo na internet, precisou se adaptar. Desse contexto, muitas práticas inovadoras e interessantes surgiram e hoje são exemplo para o sistema educacional. Um grande esforço, aliado a novas tecnologias de ensino, tem mantido a conexão dos estudantes com o ambiente escolar. Uma destas iniciativas é o Empodera Digital, parceiro oficial do Google, que tem participado diretamente na ponte entre pequenos municípios com a plataforma Google for Education. Iniciativa que já participou da capacitação de mais de 2000 educadores de 25 municípios, impactando mais de 100 escolas e 20 mil estudantes no Rio Grande do Sul e em diversos estados do Brasil.

“O Empodera foi fundamental para o aprimoramento do uso das ferramentas digitais. Alguns professores não tinham conhecimento de algumas ferramentas e das possibilidades que o Google oferece para a diversificação das aulas on-line. Então, foi essa ponte, essa luz que nos conectou com esse mundo de possibilidades de aproximação virtual com nossos alunos, além da possibilidade de qualificar o processo educativo através da rede”, avalia Ângela Cristina Zucolotto Diedrich, secretária Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo de Capão do Cipó.

No relato dos gestores e professores da região, ninguém estava preparado e até se desacreditava que um dia o ensino iria passar por tamanho desafio. “O telefone privado do professor se tornou ferramenta de trabalho, a privacidade das casas deixou de existir, pois as aulas muitas vezes foram elaboradas nas salas, cozinhas e quartos. As Direções e Coordenações Pedagógicas, além de mediar o conhecimento, precisaram estabelecer critérios de cuidados para a saúde mental da equipe de professores e profissionais da educação”, salienta a secretária de Educação e Cultura de Chiapetta, Arminda Inês Strücker.

E foi aí que o Empodera se encaixou na realidade local: “tivemos a oportunidade de conhecer as principais ferramentas disponíveis no Google e que estão a serviço da educação. A equipe de instrutores do Empodera mostrou ótima habilidade e domínio, conseguindo passar segurança aos educadores na gestão das ferramentas. Acredito que levará um tempo para apropriação de tantas informações, no entanto, muitos professores já estão explorando e provocando seus alunos ao conhecimento de uma maneira lúdica”, complementa a secretária Arminda.

Se você é secretário de educação, coordenador ou educador e quer saber mais como o Empodera Digital pode transformar a realidade na sua cidade, acesse o link: www.projetoempodera.com.br ou contate pelo Fone/WhatsApp (55) 3195-3195.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.