NORTE RS - -
   Cadastrar          Login
  Icone Facebook Norte RS Icone Instagram Norte RS Icone Contato Norte RS
Logo Norte RS
 

Publicidade Norte RS

Prefeitura de Sarandi faz alerta contra a dengue

Vigilância em Saúde de Sarandi divulga dados alarmantes sobre focos do mosquito Aedes Aegypti. Prefeitura tem realizado ações enérgicas para prevenir nova epidemia no município

Sarandi

Data da Publicação da Notícia : 06/04/2021 - 17:10

 
Foto Notícia Geral

De um lado, a pandemia do Coronavírus, que já ceifou a vida de mais de 40 sarandienses até o momento, de outro, o risco do surgimento de um novo surto de dengue em Sarandi que venha a trazer novas dificuldades para o município. Para fazer frente à ameaça, a Prefeitura de Sarandi tem investido desde o início do ano em campanhas de conscientização e ações enérgicas contra os focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e outras doenças.

A responsabilidade da luta contra o mosquito da dengue é de toda a comunidade, mas tem se destacado a atuação dos agentes de endemias do município, que encontraram e eliminaram quantidades alarmantes de focos em diversos pontos do perímetro urbano. O levantamento foi realizado de forma amostral, com visitação a 192 residências dos bairros, além de ferros-velhos, borracharias, depósitos e outros locais, conforme informações da agente Juliana Ribeiro Machado, coordenadora da Vigilância em Saúde. Os dados registrados são preocupantes para Sarandi.

 

Sarandi apresenta alto índice de infestação do mosquito da dengue.

Os mais numerosos focos de mosquito da dengue são encontrados nos ferros-velhos e locais de acúmulo de lixo. Conforme o Levantamento de Índice – LIRA, enviado ao Ministério da Saúde, foram encontradas larvas em 52% dos recipientes avaliados. Outros pontos de alto risco de infestação são as próprias residências, em que do total de moradias avaliadas, 19% apresentaram focos em frascos, vasos e pratos com flores. Pneus e outros materiais rodantes, barris, tanques, calhas e lajes, encontrados em borracharias ou obras, são responsáveis por 14% dos focos.

- Nós estamos investindo muito, tanto nas campanhas de conscientização, para que a comunidade também faça a sua parte, como também em ações práticas, através da excelente atuação dos nossos agentes de endemias – destaca o prefeito Nilton Debastiani. – O trabalho de prevenção é o melhor investimento, pois resolvemos o problema antes do seu surgimento.

 

Município continua sem registrar casos de dengue, mesmo com o alto risco.

Debastiani é cauteloso ao comemorar que Sarandi, mesmo com os índices altíssimos de infestação, ainda não confirmou nenhum caso de dengue, mas destaca o trabalho das equipes de saúde na eliminação dos focos e o sucesso das campanhas de conscientização que encontraram eco na comunidade.

- Mesmo com tantos focos de larvas do mosquito encontrados, nosso município não tem nenhum caso confirmado ainda – destaca o líder do Poder Executivo. – Precisamos tomar cuidado e não comemorar antes da hora, mas sem dúvida, devemos agradecer e parabenizar todos os sarandienses que acolheram os nossos pedidos para intensificar o cuidado com a eliminação da água parada e aos nossos agentes de endemias pelo trabalho realizado. Um trabalho preventivo efetivo que sem dúvida tem sido fundamental para o sucesso da nossa luta contra a dengue – finaliza Debastiani.


Publicidade 660-110
 

Galeria
 
 
TAGS:
CATEGORIA: Saúde e Bem Estar
Fonte: Assessoria/Decom
Colunista:
Arquivo:
Visualizar arquivo cadastrado

Voltar ao topo
 


Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS

 

Prefeitura inicia aplicação de inseticida fumacê contra o mosquito da Dengue no bairro Santa Catarina

 

Anvisa tem 30 dias para decidir sobre importação de Sputnik V

 

Sarandi inicia a campanha de vacinação contra a Gripe

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


FAÇA O SEU COMENTÁRIO

Seu endereço de email não será publicado

MAIS VISUALIZADAS

 

Pagamento de débitos do veículo poderão ser realizados no local da blitz

 

Grêmio vence Bahia na abertura da 28ª rodada do Brasileiro

 

Parque de máquinas de Sarandi recebe cuidados e manutenção

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


Logo Norte RS
Icone Facebook Icone Instagram Icone Contato


Icone Base Contato ENTRE EM CONTATO
 
 

NORTE RS
(54)9942-6757
(55)8442-4962
atendimento@norters.com.br

Icone Base Menu MENU NORTE RS
 
VARIEDADES
ECONOMIA E POLÍTICA
VÍDEOS
SAÚDE E BEM-ESTAR
ENTRETENIMENTO
POLICIAIS
 

ESPORTES
COLUNISTAS
OBITUÁRIO
GASTRONOMIA
EDUCAÇÃO
ESPECIAIS
CARIJO DA CANÇÃO GAÚCHA
 
 
NORTE RS. Todos os direitos reservados.
Logo Estúdio Sul