Início Notícia Voltar

Polícia Civil prende hackers especializados em golpes pela internet

Entre outros golpes, eles negociavam CPFs sem restrições, abriam contas e contraiam empréstimos no nome das pessoas. Eles atuavam aplicando golpes em várias vítimas do Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Bah



Data da Publicação da Notícia : 29/03/2021 09:08 por Polícia Civil

CapaNoticia
Banner Topo

A Polícia Civil, por meio da 1ª Delegacia de Polícia de Canoas, com apoio da equipe da 4ª DP/Canoas, após um mês de investigação executaram operação contra um grupo de golpistas na internet. Na ação foram cumpridos dois mandados de busca para combater o crime de estelionato praticado por hackers sediados em Canoas. Os crimes ocorriam na região metropolitana, em vários municípios.

Durante o cumprimento foram apreendidos diversos materiais, fruto das ações criminosas, como calçados adquiridos via internet de modo fraudulento, por golpes. Os policiais civis encontraram duas centrais com computadores profissionais. Esses materiais foram apreendidos, além de dinheiro, ouro, relógios de luxo, celulares e dinheiro.

Três indivíduos foram presos em flagrante delito por crime de receptação, entre eles o líder do grupo criminoso.

Os golpes são todos aplicados por meio virtual, onde em grupos de golpistas negociam CPF’s sem restrições de crédito para abertura de contas e movimentações fraudulentas.

Em uma das modalidades do golpe, os criminosos conseguiam os dados pessoais de uma vítima, faziam um empréstimo no nome dessa pessoa, sem ela saber e redirecionavam o dinheiro para contas de possíveis “laranjas”. Depois, quando não houver pagamento do empréstimo, a financeira vai cobrar da vítima. Ocorre que aí já não dará tempo para recuperar o dinheiro, sendo a financeira e a pessoa vítimas do golpe do grupo criminoso.

Os criminosos atuavam em diversos estados, partindo sempre de Canoas e aplicando golpes em várias vítimas do Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Bahia, entre outros estados.

Segundo o delegado Rafael Pereira, o grupo criminoso montou seu “QG” num apartamento classe A no centro de Canoas, ostentando vida de luxo, identificando-se para os vizinhos como investidores do mercado de capitais e empresários. Salientou o delegado Rafael que o próprio líder do grupo afirmou viver de golpes há dez anos. “As investigações continuam para identificar outros integrantes da quadrilha” afirmou Rafael.

Segundo o diretor da 2ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana de Canoas, delegado Mario Souza, a ação contra estelionatos e golpes via internet são muito relevantes, uma vez que esses crimes fraudam e prejudicam inúmeras vítimas que sequer entendem como agem os golpistas, percebendo apenas pelos saques e transferência de valores de suas contas. “Na pandemia os golpes na internet aumentaram e a população deve ficar atenta, não fornecendo senhas por telefone ou aplicativo de mensagem para ninguém, não fornecendo dados, não ligando de volta para nenhum número que tenha lhe ligado para pedir alguma confirmação. A pessoa deve ter contato no posto de atendimento oficial do órgão público ou comércio, ou entrar em contato somente por canais oficiais”, alerta Mario Souza.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.