NORTE RS - -
   Cadastrar          Login
  Icone Facebook Norte RS Icone Instagram Norte RS Icone Contato Norte RS
Logo Norte RS
 

Publicidade Norte RS

Polícia Civil prende hackers especializados em golpes pela internet

Entre outros golpes, eles negociavam CPFs sem restrições, abriam contas e contraiam empréstimos no nome das pessoas. Eles atuavam aplicando golpes em várias vítimas do Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Bahia, entre outros estados

Rio Grande do Sul

Data da Publicação da Notícia : 29/03/2021 - 09:08

 
Foto Notícia Geral

A Polícia Civil, por meio da 1ª Delegacia de Polícia de Canoas, com apoio da equipe da 4ª DP/Canoas, após um mês de investigação executaram operação contra um grupo de golpistas na internet. Na ação foram cumpridos dois mandados de busca para combater o crime de estelionato praticado por hackers sediados em Canoas. Os crimes ocorriam na região metropolitana, em vários municípios.

Durante o cumprimento foram apreendidos diversos materiais, fruto das ações criminosas, como calçados adquiridos via internet de modo fraudulento, por golpes. Os policiais civis encontraram duas centrais com computadores profissionais. Esses materiais foram apreendidos, além de dinheiro, ouro, relógios de luxo, celulares e dinheiro.

Três indivíduos foram presos em flagrante delito por crime de receptação, entre eles o líder do grupo criminoso.

Os golpes são todos aplicados por meio virtual, onde em grupos de golpistas negociam CPF’s sem restrições de crédito para abertura de contas e movimentações fraudulentas.

Em uma das modalidades do golpe, os criminosos conseguiam os dados pessoais de uma vítima, faziam um empréstimo no nome dessa pessoa, sem ela saber e redirecionavam o dinheiro para contas de possíveis “laranjas”. Depois, quando não houver pagamento do empréstimo, a financeira vai cobrar da vítima. Ocorre que aí já não dará tempo para recuperar o dinheiro, sendo a financeira e a pessoa vítimas do golpe do grupo criminoso.

Os criminosos atuavam em diversos estados, partindo sempre de Canoas e aplicando golpes em várias vítimas do Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Bahia, entre outros estados.

Segundo o delegado Rafael Pereira, o grupo criminoso montou seu “QG” num apartamento classe A no centro de Canoas, ostentando vida de luxo, identificando-se para os vizinhos como investidores do mercado de capitais e empresários. Salientou o delegado Rafael que o próprio líder do grupo afirmou viver de golpes há dez anos. “As investigações continuam para identificar outros integrantes da quadrilha” afirmou Rafael.

Segundo o diretor da 2ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana de Canoas, delegado Mario Souza, a ação contra estelionatos e golpes via internet são muito relevantes, uma vez que esses crimes fraudam e prejudicam inúmeras vítimas que sequer entendem como agem os golpistas, percebendo apenas pelos saques e transferência de valores de suas contas. “Na pandemia os golpes na internet aumentaram e a população deve ficar atenta, não fornecendo senhas por telefone ou aplicativo de mensagem para ninguém, não fornecendo dados, não ligando de volta para nenhum número que tenha lhe ligado para pedir alguma confirmação. A pessoa deve ter contato no posto de atendimento oficial do órgão público ou comércio, ou entrar em contato somente por canais oficiais”, alerta Mario Souza.


Publicidade 660-110
 

Galeria
 
 
TAGS:
CATEGORIA: Policiais
Fonte: Polícia Civil
Colunista:
Arquivo:
Visualizar arquivo cadastrado

Voltar ao topo
 


Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS

 

Operação contra o tráfico de drogas cumpre 25 mandados de prisão preventiva

 

PF desarticula laboratório que produzia cartões clonados, cédulas e documentos falsos

 

Acidente em uma carreta e um Fiat Uno deixa uma pessoa morta

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


FAÇA O SEU COMENTÁRIO

Seu endereço de email não será publicado

MAIS VISUALIZADAS

 

Governo Municipal de Sarandi investe em obras no meio rural

 

Duas pessoas morrem e duas ficam feridas em acidente em Carazinho

 

Carlos Santos (Carlão) é o novo Secretário da Administração

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


Logo Norte RS
Icone Facebook Icone Instagram Icone Contato


Icone Base Contato ENTRE EM CONTATO
 
 

NORTE RS
(54)9942-6757
(55)8442-4962
atendimento@norters.com.br

Icone Base Menu MENU NORTE RS
 
VARIEDADES
ECONOMIA E POLÍTICA
VÍDEOS
SAÚDE E BEM-ESTAR
ENTRETENIMENTO
POLICIAIS
 

ESPORTES
COLUNISTAS
OBITUÁRIO
GASTRONOMIA
EDUCAÇÃO
ESPECIAIS
CARIJO DA CANÇÃO GAÚCHA
 
 
NORTE RS. Todos os direitos reservados.
Logo Estúdio Sul