Início Notícia Voltar

Hospital de Caridade de Palmeira das Missões recebe 10 respiradores e 10 camas para a UTI

Os equipamentos foram comprados pela SES, enviados pelo Ministério da Saúde e doados pela empresa JBS



Data da Publicação da Notícia : 18/03/2021 15:21 por Secom

CapaNoticia
Banner Topo

 

Esta é uma conquista histórica para a região, vindo suprir uma das maiores e mais antigas demandas da sociedade regional.

 

Uma comissão foi criada entre o Executivo municipal, a Comissão de Intervenção do Hospital de Caridade de Palmeira das Missões (HCPM), prefeitos da região e a 15ª Coordenadoria Regional de Saúde no dia 23 de fevereiro para pleitear os leitos, conseguindo um feito histórico em menos de um mês, pois os leitos serao instalados nos próximos 15 dias. A UTI já chegou a ser “inaugurada” em meados do ano passado, mas a obra se delongou e a mesma ainda não está em operação.

 

A Secretaria da Saúde (SES) está entregando nesta quinta-feira (18/3), para representantes de 12 hospitais gaúchos, mais 71 respiradores beira-leito e 32 camas para a abertura de novos leitos de UTI SUS no Rio Grande do Sul. Os equipamentos foram comprados pela SES, enviados pelo Ministério da Saúde e doados pela empresa JBS.

Dos 183 novos leitos UTI SUS anunciados no dia 11 deste mês, 93 foram abertos até esta quinta-feira (18/3) – o número sobe para 101 novos leitos se contabilizados os oito que serão abertos ainda nesta quinta no Hospital Regional de Santa Maria.diretora Melissa hospital de Campo Bom

Melissa Fuhrmeister, diretora do Hospital Doutor Lauro Reus, buscou equipamentos na SES - Foto: Marília Bissigo/Ascom SES

O Hospital Doutor Lauro Reus, de Campo Bom, foi um dos beneficiados. “Estamos com cerca de 130% de ocupação no nosso hospital, muitas pessoas aguardando por respiradores. Estou levando esses equipamentos para colocar em funcionamento imediatamente. Trabalho há 23 anos dentro de hospital e nunca vivenciei situação parecida”, explicou a diretora da instituição, Melissa Fuhrmeister, que buscou os equipamentos no setor de suprimentos da SES.

Os respiradores doados à Santa Casa de Porto Alegre serão utilizados no suporte da emergência da instituição. “Essa entrega veio em um momento muito importante. Vai ajudar a atender melhor os pacientes com Covid. Estamos atendendo acima da nossa capacidade, a demanda está muito alta”, afirmou o engenheiro clínico da Santa Casa, Felipe Boeing Pinheiro. "Os respiradores vão ajudar muito a capacidade assistencial dos nossos pacientes. Nosso agradecimento em nome da Santa Casa", disse a coordenadora médica da emergência do hospital, Ana Paula Aerts.

Desde o início da pandemia, houve abertura de 1.370 novos leitos UTI SUS no Estado – eram 933 e agora são 2.303. Até 30 de junho de 2020, foram abertos 534 leitos e depois mais 451 até 31 de dezembro. Em 2021, começaram a funcionar 20 novos leitos em janeiro, 131 em fevereiro e 234 em março (até 18/3).

Hospitais que recebem respiradores e camas nesta quinta:

• Hospital Bom Pastor, de Ijuí – 4 respiradores
• Hospital Cristo Redentor, de Marau – 2 respiradores
• Hospital de Alvorada – 5 respiradores e 5 camas
• Hospital de Caridade, de Palmeira das Missões – 10 respiradores e 10 camas
• Hospital Dr. Lauro Reus, de Campo Bom – 5 respiradores
• Hospital Montenegro, em Montenegro – 5 respiradores e 5 camas
• Hospital Padre Jeremias, de Cachoeirinha – 5 respiradores e 5 camas
• Hospital Santa Cruz, de Santa Cruz do Sul – 5 respiradores
• Hospital São Camilo, de Esteio – 7 respiradores e 7 camas
• Hospital São Sebastião Mártir, de Venâncio Aires – 3 respiradores
• Hospital Vida e Saúde, de Santa Rosa – 10 respiradores
• Santa Casa de Misericórdia, de Porto Alegre – 10 respiradores


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.