Início Notícia Voltar

Representantes da Secretaria Municipal da Saúde falam sobre os desafios da vacinação contra a covid-19 em Palmeira das Missões. Confira também o Boletim de vacinação

Os profissionais participaram da Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores que aconteceu nessa segunda-feira por videoconferência



Data da Publicação da Notícia : 03/03/2021 10:03 por

CapaNoticia
Banner Topo

Na Sessão Ordinária que aconteceu nessa segunda-feira (1/3), por videoconferência, a Tribuna Popular foi ocupada por representantes da Secretaria Municipal da Saúde, que explanaram sobre os desafios da vacinação contra a covid-19 no município.

Estiveram presentes o Secretário Municipal da Saúde, Izaías Malheiros, a enfermeira Cristiane Morais, e a técnica em enfermagem Emídia Borba. Os profissionais explicaram as estratégias para a aplicação das vacinas e esclareceram as dúvidas dos vereadores.

A ordem de vacinação para os grupos prioritários foi estabelecida pelo Ministério da Saúde, através da elaboração do Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a covid-19.

Segundo dados do Governo Federal, a seleção das populações com prioridade na imunização foi baseada em princípios da Organização Mundial da Saúde (OMS) e feita em acordo com entidades como o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Para o Secretário Municipal da Saúde, Izaías Malheiros, a campanha de vacinação contra o coronavírus é totalmente atípica e com grandes desafios. “Estamos vivendo uma campanha de vacinação totalmente diferenciada. Trabalho com vacinação há 24 anos e nunca vi um programa tão complicado como esse que estamos vivendo. [...] Temos um grande problema que não conseguimos fazer uma programação antecipada em função de que não sabemos quantas doses vêm e quando vêm”, salientou Malheiros.

A enfermeira e coordenadora da vacinação no município, Cristiane Morais da Silva, destacou que atualmente as doses estão sendo aplicadas em três grupos prioritários. Profissionais da saúde (com lista de espera), idosos acamados e idosos por faixa etária. “Estamos seguindo todas as prioridades dentro dos grupos estabelecidos e ainda faltam vacinas. [...] As próximas etapas não tem como prever um cronograma, não sabemos quando e nem quantas doses iremos receber. Sabemos que vai continuar o grupo de vacinação de idosos por faixa etária e depois que terminarmos a vacinação de todos os idosos, muda o grupo, que serão pessoas com comorbidades”, explicou Cristiane.

Nessa quarta-feira (3/3), a partir das 14h, acontece a vacinação de idosos com 82 anos ou mais, nas unidades de saúde dos bairros Mutirão e Vista Alegre e na Academia de Saúde da Praça do Hospital.

Boletim de vacinação:

Total de vacinas recebidas para a primeira dose: 1790

Total de vacinas recebidas para a segunda dose: 700

Total de vacinas aplicadas primeira dose: 1384

Total de vacinas aplicadas segunda dose: 577


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.