Início Notícia Voltar

Conselho de Estado se reúne para discutir novas medidas contra a pandemia no RS

A principal medida é a suspensão temporária do sistema de cogestão regional, o que obrigará os municípios a adotarem os protocolos da bandeira apontada pelo Distanciamento Controlado a partir de sábado (27/2)



Data da Publicação da Notícia : 26/02/2021 08:22 por Secom

CapaNoticia
Banner Topo

Ao cumprir com o compromisso de transparência e diálogo, o governador Eduardo Leite se reuniu, na noite desta quinta-feira (25/2), com o Conselho de Estado, que reúne os chefes de Poderes, para discutir novas medidas de enfrentamento à pandemia no Rio Grande do Sul.

Na reunião híbrida a partir do Palácio Piratini e participantes por vídeo, Leite apresentou os dados mais recentes que mostram o agravamento dos indicadores de propagação do coronavírus e do alto índice de ocupação de leitos, o que levou o governo a anunciar mais cedo novas restrições.

A principal medida é a suspensão temporária do sistema de cogestão regional, o que obrigará os municípios a adotarem os protocolos da bandeira apontada pelo Distanciamento Controlado a partir de sábado (27/2). Além disso, a vigência do mapa da 43ª rodada será antecipada para sábado, colocando todo o Rio Grande do Sul em bandeira preta, nível mais grave do sistema gaúcho de enfrentamento à pandemia.

“Tenho dito isso e insistido. Não é o decreto do governador que resolve a taxa de contágio. É a efetiva adesão da população. Para isso, é fundamental que as pessoas entendam o que está acontecendo, que é um avanço muito acelerado de internações e agravamento do quadro de muitos daqueles que estão nos hospitais. Por isso, todos nós precisamos, respeitando os profissionais de saúde que estão na linha de frente e a todos aqueles que já perderam alguém querido, fazer a nossa parte nesse momento em que de forma inequívoca o vírus circula muito rapidamente na população. Precisamos dar um duro golpe nessa linha nessa sequência nessa taxa de contágio superacelerada”, afirmou o governador.

Nesse sentido, Leite fez um pedido de união e de unidade entre os Poderes para que, de forma conjunta, o Estado possa salvar vidas e reduzir os danos à sociedade gaúcha. Em suas manifestações, os representantes dos demais Poderes externaram compreensão com a grave situação e as medidas tomadas pelo Executivo.

Participaram do encontro o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Voltaire Moraes; o procurador-geral de Justiça Fabiano Dallazen; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Estilac Xavier; o defensor público-geral Antônio Flavio de Oliveira; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Gabriel Souza; e o líder do governo no Parlamento, deputado Frederico Antunes.

Representando o Executivo ao lado de Leite, participaram, ainda, o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, os secretários Artur Lemos Júnior (Casa Civil), Arita Bergmann (Saúde), Claudio Gastal (Planejamento, Governança e Gestão) e Marco Aurelio Cardoso (Fazenda) e o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha Costa.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.