O município de Sarandi vem enfrentando uma situação dramática nos últimos dias. Ao mesmo tempo que se registra uma explosão de casos de Covid-19 no período pós-carnaval, a procura por atendimentos nas instituições de saúde tem atingido o ápice desde o início da pandemia, motivos que levaram o Governo do Estado a classificar a região em bandeira preta. Em seguimento a este contexto, o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus esteve reunido no Gabinete do Prefeito no final da tarde desta segunda-feira, 22 de fevereiro, liderado pelo prefeito em exercício Reinaldo Nicola, discutindo novas medidas de intensificação do distanciamento social.
Nesta segunda-feira, negados os pedidos de recursos junto ao Governo do Estado pelo Governador Eduardo Leite, saiu a confirmação de que todas as regiões do Rio Grande do Sul classificadas em bandeira preta permanecerão nesse regime. O sistema de cogestão, porém, não foi revisto e o município poderá adotar certos protocolos ainda da bandeira vermelha, desde que não contrariem determinações expressas do decreto estadual.
Hospital Comunitário e unidades de saúde com alta demanda.
Na reunião do Comitê, o presidente do Hospital Comunitário Sarandi Ulisses Toazza expôs a gravidade do momento, que se traduz na lotação da instituição de saúde. O HCS hoje está com ocupação máxima e todo o norte do Rio Grande do Sul e Serra Gaúcha vêm sofrendo com esgotamento de leitos de UTI, causados pelo aumento súbito da demanda.
Nas unidades básicas de Sarandi, o Governo Municipal luta contra o tempo, uma vez que médicos, enfermeiros e profissionais de saúde testaram positivo para o Covid-19 e estão isolados, causando desfalques nos serviços de saúde, tornando necessário um esforço extraordinário pela contratação emergencial de novos profissionais em um período em que faltam médicos dispostos a trabalhar na linha de frente.
Município endurece fiscalização contra a pandemia.
Por causa do quadro crítico no município e na região, o Governo Municipal estará adotando medidas mais rígidas para garantir o distanciamento social, coibindo aglomerações e tentando frear o crescimento dos índices de contágio. A primeira ação será a elaboração do Plano de Ampliação à Fiscalização em conjunto com os demais municípios da região, intensificando juntamente com a Brigada Militar a fiscalização ostensiva no centro e bairros de Sarandi.
“O aumento da fiscalização é um apelo da comunidade, mas antes ainda é uma necessidade que estamos atentos e já dialogamos com a Brigada Militar, solicitando que seja atendido”, declara o vice-prefeito Reinaldo Nicola. “É importante salientar que todos os apontamentos, sugestões e críticas construtivas trazidas pela comunidade estão sendo ouvidas e registradas, para que nós possamos tomar as decisões baseados nos interesses e necessidades da comunidade”, declara Nicola.
Decreto municipal estabelece novas normativas.
Em decreto assinado por Nicola nesta terça-feira, 23 de fevereiro, após decisões do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, ficam proibidas as aglomerações de três ou mais pessoas nos espaços públicos ou privados de Sarandi em qualquer horário do dia, praças e espaços públicos suscetíveis à aglomerações estão interditados, quadras, ginásios e campos esportivos estão proibidos de funcionar e restaurantes e bares não poderão mais colocar mesas e cadeiras nas calçadas.
O decreto de nº 3871, de 23 de fevereiro de 2021, pode ser acessado na íntegra no site da Prefeitura de Sarandi, na aba Publicações > Legislação > decretos Covid-19.
Prefeitura de Sarandi adota expediente interno e suspende eventos.
Em seguimento aos protocolos do Governo Estadual, a Prefeitura de Sarandi estará em expediente interno, sem atendimento ao público na vigência da bandeira preta, permanecendo abertos somente o setor de tributação, arrecadação e fiscalização, os quais contam com estruturas de isolamento aos atendentes, além dos serviços essenciais. Da mesma forma, ações e eventos públicos como Gabinete Itinerante e a Coleta do Lixo Volumoso estão suspensos, até a melhoria nos índices de contágio.
Assessoria/Decom
Legenda 1: Governo Municipal esteve reunido com os integrantes do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, decidindo conjuntamente por medidas mais restritivas em Sarandi
Legenda 2: A fiscalização será intensificada, unindo esforços do Poder Público Municipal e Brigada Militar
39º Batalhão de Polícia Militar comemora 15 anos de existência
Hoje dia 23 de fevereiro de 2021, o 39º Batalhão de Polícia Militar comemora os seu 15º aniversário junto à comunidade de Palmeira das Missões e região.
A Brigada Militar de Palmeira das Missões teve o início de sua história no ano de 1967 quando foi instalado no município, no prédio situado na Rua Pinheiro Machado, nº 303, o 3º Pelotão do 7º BPM. Em 1969 passou a ser denominada 3ª Companhia do 7º BPM, a qual permaneceu com essa nomenclatura até o ano de 2005.
Em 2005 com a Criação do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Alto Jacuí com sede em Cruz Alta, houve a necessidade da criação de mais um Batalhão na região noroeste do estado, sendo assim o 39º BPM, foi criado em Decreto Estadual nº 44.216 de 29 de dezembro de 2005, porém a instalação ocorreu em 23 de fevereiro de 2006, data esta que comemoramos os seu aniversário.
O 39º Batalhão de Policia Militar, que hoje tem a sua sede na Rua Coronel Evaristo, nº 890, bairro Westphalen em Palmeira das Missões-RS, é formado por 19 municípios, e é subordinado ao Comando Regional de Polícia Ostensiva do Alto Jacuí (CRPO/AJ) – Cruz Alta - RS. O atual comandante da unidade é o Major Jarbas Luiz Bohrer, e o Sub Comandante, Capitão João Antonio Winter Pedroso. Atualmente o efetivo da unidade é de 163 Policias Militares na ativa, 17 Policiais Militares do Programa Mais Efetivo, e 04 Policiais Militares Temporários.
O Batalhão se divide em duas companhias, a 1ª Companhia localizada na sede e 2ª Companhia no município de Panambi, ambas prestam um excelente serviço de Policiamento Ostensivo junto a sociedade garantindo a segurança e preservação da ordem pública.
Além disso, contamos com um Pelotão da Força Tática que tem uma atuação bastante expressiva e presta apoio operacional em toda área de abrangência do 39º BPM.
Também, temos o Programa PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e a violência) que atua dentro das escolas estaduais e municipais, com o objetivo de orientar os jovens e crianças na importância de manter-se longe das drogas e da violência, transmitindo uma mensagem de valorização a vida.
Contamos com o serviço da Patrulha Maria da Penha, que faz o acompanhamento das mulheres vítimas de violência doméstica a fim de prestar atendimento, apoio e orientação quanto aos direitos previstos em lei e também, na fiscalização das Medidas Protetivas de Urgências (MPU), expedidas judicialmente.
Ao longo desses 15 anos de atuação, o 39º BPM está sempre procurando adequar os seus serviços de acordo com os anseios da comunidade local e regional, seja através da intensificação do policiamento bem como no engajamento das atividades sociais que demandam da união de todos os seguimentos da sociedade.
|