Início Notícia Voltar

39º Batalhão de Polícia Militar comemora 15 anos de existência

O Comando do Batalhão neste aniversário faz um agradecimento especial a comunidade civil dos dezenove municípios que compõe a nossa área, bem como aos Brigadianos que estão na ativa e principalmente aos policiais da reserva remunerada (aposentados), que d



Data da Publicação da Notícia : 23/02/2021 11:36 por BM

CapaNoticia
Banner Topo

O município de Sarandi vem enfrentando uma situação dramática nos últimos dias. Ao mesmo tempo que se registra uma explosão de casos de Covid-19 no período pós-carnaval, a procura por atendimentos nas instituições de saúde tem atingido o ápice desde o início da pandemia, motivos que levaram o Governo do Estado a classificar a região em bandeira preta. Em seguimento a este contexto, o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus esteve reunido no Gabinete do Prefeito no final da tarde desta segunda-feira, 22 de fevereiro, liderado pelo prefeito em exercício Reinaldo Nicola, discutindo novas medidas de intensificação do distanciamento social.

Nesta segunda-feira, negados os pedidos de recursos junto ao Governo do Estado pelo Governador Eduardo Leite, saiu a confirmação de que todas as regiões do Rio Grande do Sul classificadas em bandeira preta permanecerão nesse regime. O sistema de cogestão, porém, não foi revisto e o município poderá adotar certos protocolos ainda da bandeira vermelha, desde que não contrariem determinações expressas do decreto estadual.

 

Hospital Comunitário e unidades de saúde com alta demanda.

Na reunião do Comitê, o presidente do Hospital Comunitário Sarandi Ulisses Toazza expôs a gravidade do momento, que se traduz na lotação da instituição de saúde. O HCS hoje está com ocupação máxima e todo o norte do Rio Grande do Sul e Serra Gaúcha vêm sofrendo com esgotamento de leitos de UTI, causados pelo aumento súbito da demanda.

Nas unidades básicas de Sarandi, o Governo Municipal luta contra o tempo, uma vez que médicos, enfermeiros e profissionais de saúde testaram positivo para o Covid-19 e estão isolados, causando desfalques nos serviços de saúde, tornando necessário um esforço extraordinário pela contratação emergencial de novos profissionais em um período em que faltam médicos dispostos a trabalhar na linha de frente.

 

Município endurece fiscalização contra a pandemia.

Por causa do quadro crítico no município e na região, o Governo Municipal estará adotando medidas mais rígidas para garantir o distanciamento social, coibindo aglomerações e tentando frear o crescimento dos índices de contágio. A primeira ação será a elaboração do Plano de Ampliação à Fiscalização em conjunto com os demais municípios da região, intensificando juntamente com a Brigada Militar a fiscalização ostensiva no centro e bairros de Sarandi.

“O aumento da fiscalização é um apelo da comunidade, mas antes ainda é uma necessidade que estamos atentos e já dialogamos com a Brigada Militar, solicitando que seja atendido”, declara o vice-prefeito Reinaldo Nicola. “É importante salientar que todos os apontamentos, sugestões e críticas construtivas trazidas pela comunidade estão sendo ouvidas e registradas, para que nós possamos tomar as decisões baseados nos interesses e necessidades da comunidade”, declara Nicola.

 

Decreto municipal estabelece novas normativas.

Em decreto assinado por Nicola nesta terça-feira, 23 de fevereiro, após decisões do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, ficam proibidas as aglomerações de três ou mais pessoas nos espaços públicos ou privados de Sarandi em qualquer horário do dia, praças e espaços públicos suscetíveis à aglomerações estão interditados, quadras, ginásios e campos esportivos estão proibidos de funcionar e restaurantes e bares não poderão mais colocar mesas e cadeiras nas calçadas.

O decreto de nº 3871, de 23 de fevereiro de 2021, pode ser acessado na íntegra no site da Prefeitura de Sarandi, na aba Publicações > Legislação > decretos Covid-19.

 

Prefeitura de Sarandi adota expediente interno e suspende eventos.

Em seguimento aos protocolos do Governo Estadual, a Prefeitura de Sarandi estará em expediente interno, sem atendimento ao público na vigência da bandeira preta, permanecendo abertos somente o setor de tributação, arrecadação e fiscalização, os quais contam com estruturas de isolamento aos atendentes, além dos serviços essenciais. Da mesma forma, ações e eventos públicos como Gabinete Itinerante e a Coleta do Lixo Volumoso estão suspensos, até a melhoria nos índices de contágio.

 

Assessoria/Decom

 

Legenda 1: Governo Municipal esteve reunido com os integrantes do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, decidindo conjuntamente por medidas mais restritivas em Sarandi

Legenda 2: A fiscalização será intensificada, unindo esforços do Poder Público Municipal e Brigada Militar

39º Batalhão de Polícia Militar comemora 15 anos de existência

Hoje dia 23 de fevereiro de 2021, o 39º Batalhão de Polícia Militar comemora os seu 15º aniversário junto à comunidade de Palmeira das Missões e região.

A Brigada Militar de Palmeira das Missões teve o início de sua história no ano de 1967 quando foi instalado no município, no prédio situado na Rua Pinheiro Machado, nº 303, o 3º Pelotão do 7º BPM. Em 1969 passou a ser denominada 3ª Companhia do 7º BPM, a qual permaneceu com essa nomenclatura até o ano de 2005.

Em 2005 com a Criação do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Alto Jacuí com sede em Cruz Alta, houve a necessidade da criação de mais um Batalhão na região noroeste do estado, sendo assim o 39º BPM, foi criado em Decreto Estadual nº 44.216 de 29 de dezembro de 2005, porém a instalação ocorreu em 23 de fevereiro de 2006, data esta que comemoramos os seu aniversário.

O 39º Batalhão de Policia Militar, que hoje tem a sua sede na Rua Coronel Evaristo, nº 890, bairro Westphalen em Palmeira das Missões-RS, é formado por 19 municípios, e é subordinado ao Comando Regional de Polícia Ostensiva do Alto Jacuí (CRPO/AJ) – Cruz Alta - RS. O atual comandante da unidade é o Major Jarbas Luiz Bohrer, e o Sub Comandante, Capitão João Antonio Winter Pedroso. Atualmente o efetivo da unidade é de 163 Policias Militares na ativa, 17 Policiais Militares do Programa Mais Efetivo, e 04 Policiais Militares Temporários.

O Batalhão se divide em duas companhias, a 1ª Companhia localizada na sede e 2ª Companhia no município de Panambi, ambas prestam um excelente serviço de Policiamento Ostensivo junto a sociedade garantindo a segurança e preservação da ordem pública.

Além disso, contamos com um Pelotão da Força Tática que tem uma atuação bastante expressiva e presta apoio operacional em toda área de abrangência do 39º BPM.

Também, temos o Programa PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e a violência) que atua dentro das escolas estaduais e municipais, com o objetivo de orientar os jovens e crianças na importância de manter-se longe das drogas e da violência, transmitindo uma mensagem de valorização a vida.

Contamos com o serviço da Patrulha Maria da Penha, que faz o acompanhamento das mulheres vítimas de violência doméstica a fim de prestar atendimento, apoio e orientação quanto aos direitos previstos em lei e também, na fiscalização das Medidas Protetivas de Urgências (MPU), expedidas judicialmente.

Ao longo desses 15 anos de atuação, o 39º BPM está sempre procurando adequar os seus serviços de acordo com os anseios da comunidade local e regional, seja através da intensificação do policiamento bem como no engajamento das atividades sociais que demandam da união de todos os seguimentos da sociedade.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.