Início Notícia Voltar

Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus de Sarandi cria novas determinações contra a pandemia

Medidas adotadas vêm na esteira do novo decreto do Governo Estadual



Data da Publicação da Notícia : 23/02/2021 10:41 por Assessoria de Imprensa

CapaNoticia
Banner Topo

O município de Sarandi vem enfrentando uma situação dramática nos últimos dias. Ao mesmo tempo que se registra uma explosão de casos de Covid-19 no período pós-carnaval, a procura por atendimentos nas instituições de saúde tem atingido o ápice desde o início da pandemia, motivos que levaram o Governo do Estado a classificar a região em bandeira preta. Em seguimento a este contexto, o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus esteve reunido no Gabinete do Prefeito no final da tarde desta segunda-feira, 22 de fevereiro, liderado pelo prefeito em exercício Reinaldo Nicola, discutindo novas medidas de intensificação do distanciamento social.

Nesta segunda-feira, negados os pedidos de recursos junto ao Governo do Estado pelo Governador Eduardo Leite, saiu a confirmação de que todas as regiões do Rio Grande do Sul classificadas em bandeira preta permanecerão nesse regime. O sistema de cogestão, porém, não foi revisto e o município poderá adotar certos protocolos ainda da bandeira vermelha, desde que não contrariem determinações expressas do decreto estadual.

 

Hospital Comunitário e unidades de saúde com alta demanda.

Na reunião do Comitê, o presidente do Hospital Comunitário Sarandi Ulisses Toazza expôs a gravidade do momento, que se traduz na lotação da instituição de saúde. O HCS hoje está com ocupação máxima e todo o norte do Rio Grande do Sul e Serra Gaúcha vêm sofrendo com esgotamento de leitos de UTI, causados pelo aumento súbito da demanda.

Nas unidades básicas de Sarandi, o Governo Municipal luta contra o tempo, uma vez que médicos, enfermeiros e profissionais de saúde testaram positivo para o Covid-19 e estão isolados, causando desfalques nos serviços de saúde, tornando necessário um esforço extraordinário pela contratação emergencial de novos profissionais em um período em que faltam médicos dispostos a trabalhar na linha de frente.

 

Município endurece fiscalização contra a pandemia.

Por causa do quadro crítico no município e na região, o Governo Municipal estará adotando medidas mais rígidas para garantir o distanciamento social, coibindo aglomerações e tentando frear o crescimento dos índices de contágio. A primeira ação será a elaboração do Plano de Ampliação à Fiscalização em conjunto com os demais municípios da região, intensificando juntamente com a Brigada Militar a fiscalização ostensiva no centro e bairros de Sarandi.

“O aumento da fiscalização é um apelo da comunidade, mas antes ainda é uma necessidade que estamos atentos e já dialogamos com a Brigada Militar, solicitando que seja atendido”, declara o vice-prefeito Reinaldo Nicola. “É importante salientar que todos os apontamentos, sugestões e críticas construtivas trazidas pela comunidade estão sendo ouvidas e registradas, para que nós possamos tomar as decisões baseados nos interesses e necessidades da comunidade”, declara Nicola.

 

Decreto municipal estabelece novas normativas.

Em decreto assinado por Nicola nesta terça-feira, 23 de fevereiro, após decisões do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, ficam proibidas as aglomerações de três ou mais pessoas nos espaços públicos ou privados de Sarandi em qualquer horário do dia, praças e espaços públicos suscetíveis à aglomerações estão interditados, quadras, ginásios e campos esportivos estão proibidos de funcionar e restaurantes e bares não poderão mais colocar mesas e cadeiras nas calçadas.

O decreto de nº 3871, de 23 de fevereiro de 2021, pode ser acessado na íntegra no site da Prefeitura de Sarandi, na aba Publicações > Legislação > decretos Covid-19.

 

Prefeitura de Sarandi adota expediente interno e suspende eventos.

Em seguimento aos protocolos do Governo Estadual, a Prefeitura de Sarandi estará em expediente interno, sem atendimento ao público na vigência da bandeira preta, permanecendo abertos somente o setor de tributação, arrecadação e fiscalização, os quais contam com estruturas de isolamento aos atendentes, além dos serviços essenciais. Da mesma forma, ações e eventos públicos como Gabinete Itinerante e a Coleta do Lixo Volumoso estão suspensos, até a melhoria nos índices de contágio.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.