Início Notícia Voltar

1º edição do Gabinete Itinerante aproxima a Prefeitura de Sarandi da comunidade

Ação foi realizada no bairro Vicentinos no último sábado



Data da Publicação da Notícia : 01/02/2021 11:45 por Prefeitura de Sarandi

CapaNoticia
Banner Topo

Compromisso assumido por Debastiani e Nicola, uma vez ao mês prefeito e vice estarão visitando as comunidades de Sarandi, levando o Gabinete Itinerante até os bairros, centro e interior do município. A primeira edição do inovador projeto implementado pelo Governo Municipal mobilizou no último sábado, 30 de janeiro, as principais secretarias e estruturas da Administração, realizando ampla movimentação no bairro Vicentinos, com atendimento ao público, realização de serviços e campanhas de conscientização promovidas, tomando os cuidados necessários em prevenção ao Covid-19.

Debastiani e Nicola ao longo da manhã atenderam cerca de uma centena de pessoas, moradores do bairro Vicentinos e Primeiro de Maio, que trouxeram demandas das famílias ou da própria comunidade para o Poder Público. As demandas levadas foram imediatamente encaminhadas aos secretários responsáveis, para que sejam atendidas o mais breve possível, de acordo com o prefeito e vice. Em paralelo, as secretarias do governo promoveram diversas ações em suas áreas de atuação.

Na saúde, o ESF do bairro Vicentinos promoveu atendimentos em caráter extraordinário e a equipe da vigilância epidemiológica realizou trabalhos preventivos, na conscientização dos cuidados contra a dengue, zika e chicungunha. Na Habitação, famílias foram cadastradas no novo Cadastro Habitacional. As equipes da secretaria de Obras Urbanas e Trânsito promoveram melhorias, como o recolhimento de entulhos e resíduos depositados em diversos pontos do bairro e limpeza e manutenção das praças. As escolas e creches municipais realizaram matrículas e o público pôde votar no novo logotipo da Secretaria de Educação, que está sendo escolhido junto das pessoas, para o desenvolvimento de um novo design de uniformes escolares. Esporte e Cultura realizaram atividades esportivas, com jogos e passeio ciclístico. Na área ambiental, foi trabalhada a conscientização acerca da preservação do Meio Ambiente e na Assistência Social, foram realizadas entregas do Programa do Leite diretamente na comunidade, além da realização das reuniões do PAIF – Programa de Apoio Integral às Famílias em espaço cedido pelo vereador Dalmir Nunes, o Neno, em sua residência.

 

As principais demandas do bairro Vicentinos.

Ouvindo e dialogando com as pessoas que buscaram atendimento, Debastiani e Nicola colheram importantes sugestões e demandas trazidas até o Gabinete Itinerante. Entre elas, os pedidos de melhorias em áreas como saneamento básico e recolhimento de lixo, drenagem pluvial, mais oferta de esportes e atividades sociais promovidas pelo Poder Público, ações que precisarão ser priorizadas pela Administração. Além desses pedidos, a comunidade também solicitou a construção de uma capela mortuária e melhorias no ginásio do bairro.

A comunidade relatou na oportunidade a falta de investimentos em coleta de esgoto nos últimos anos, registrando pontos em que o esgoto corre a céu aberto. A questão da drenagem das águas pluviais é outro problema recorrente, acentuado nas últimas semanas pela chuva intensa, principalmente em ruas recentemente asfaltadas em que não foram implantadas bocas de lobo e canalização.

 

Debastiani destaca os momentos mais marcantes do Gabinete Itinerante.

O prefeito Nilton Debastiani esteve ao longo de toda a manhã recebendo moradores para atendimento. Não apenas demandas do bairro foram recebidas e registradas, mas também pedidos das famílias que residem na localidade. Na área da saúde, por exemplo, Debastiani cita um caso especial em que o marcou profundamente, o de um senhor de idade avançada que não tem condições de se deslocar até o Palácio Municipal e aproveitou a oportunidade para se encontrar com o líder do Executivo e levar a sua necessidade de um exame oftalmológico.

“Este morador sentou na nossa frente e começou a chorar, porque não esperava que ia conseguir sequer fazer o pedido de ajuda a nos”, relata Debastiani. “Chegou a dizer, inclusive, que o seu problema, que é catarata, ele trabalharia para ressarcir a Prefeitura depois, se nós o ajudássemos agora. Claro que nós o encaminhamos para a Secretaria de Saúde para que ele receba toda a atenção e carinho e o tratamento necessário pelo SUS. Esse foi sem dúvida o momento que mais me marcou, porque mostra o quanto é importante que o gestor saia do Palácio e esteja próximo das pessoas. Nem todos que precisam da prefeitura conseguem realmente ir até ela pedir pelos seus direitos”, conclui o prefeito.

O Gabinete Itinerante é uma ação dentro do projeto Prefeitura Mais Perto de Você, de realização do Governo Municipal de Sarandi. A segunda edição, a ser realizada no mês de fevereiro, está prevista para o dia 27, sábado, das 8h às 12h, em local ainda a ser definido e anunciado. A Administração prevê que seja contemplada uma comunidade do interior do município.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.