NORTE RS - -
   Cadastrar          Login
  Icone Facebook Norte RS Icone Instagram Norte RS Icone Contato Norte RS
Logo Norte RS
 

Publicidade Norte RS
As informações e opiniões expressas nesta coluna são de inteira responsabilidade do colunista e não necessariamente refletem o posicionamento deste portal

Município de Sarandi implantará projeto Professor Auxiliar

Objetivo é amenizar as dificuldades de aprendizado dos alunos durante a pandemia

Sarandi

Data da Publicação da Notícia : 25/01/2021 - 15:25

 
Foto Notícia Geral

O ano de 2021 traz consigo grandes mudanças em diversas áreas, entre elas a perspectiva de superação da pandemia do Covid-19. O Governo Municipal de Sarandi, nesse sentido, tem se preparado para enfrentar os desafios que já se impõe, não apenas na área da saúde, mas também na Educação. Segundo estudos da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a pedido da Fundação Lemann, com base nos dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), o índice de aprendizagem retrocedeu até quatro anos por efeito da necessidade do distanciamento social.

Liderada pela professora doutora Denise Gelain, a equipe da Secretaria Municipal de Educação planejou um amplo plano de ações e projetos visando amenizar as dificuldades e deficiências de aprendizado nos alunos da rede municipal. Além da implementação do ensino híbrido para o ano letivo 2021, também está previsto o trabalho dos professores auxiliares em sala de aula, que será um segundo educador disponível para colaborar com os estudantes diretamente na execução das atividades e ensino de matérias que não foram adequadamente absorvidas no ano da pandemia.

O projeto Professor Auxiliar foi aprovado pela Câmara de Vereadores no início de janeiro. No plano de ação, está prevista a participação do professor auxiliar em turmas das séries iniciais do Ensino Fundamental, até o 4º ano. Na justificativa apresentada aos legisladores, o Executivo apresenta a necessidade de um trabalho simultâneo entre o professor titular da turma, o responsável por ensinar os tópicos do atual ano letivo, e o auxiliar, que trabalhará na sala de aula auxiliando os alunos com deficiências de aprendizado decorrentes do ensino à distância imposto pela pandemia.

 

Projetos inovadores para superar as dificuldades do pós-pandemia.

Entre os desafios do pós-pandemia, com certeza se enquadra a necessidade de vencer as defasagens de aprendizado dos conteúdos do ano letivo 2020, que colocam em xeque as possibilidades de progressão de quase todo o corpo discente, na avaliação das equipes da Secretaria de Educação. A professora Denise Gelain, nesse sentido, destaca as vantagens do Professor Auxiliar. “Para um professor realizar esse trabalho sozinho é praticamente impossível, em virtude dos vários níveis de desenvolvimento e aprendizagens acentuados pela pandemia. Esse novo mecanismo de ação pedagógica visa atender às diversas características e ritmos de aprendizagem, a fim de melhorar o desempenho dos alunos”, explica, na justificativa do projeto encaminhado à Câmara.

Além da adoção do Professor Auxiliar, a Secretaria de Educação também trabalha com outros projetos inovadores para a melhoria do ensino. Entre eles, destaca-se a metodologia do Ensino Híbrido, mesclado aulas presenciais nas escolas e remotas, garantindo a segurança de alunos, docentes e profissionais da educação. Para as aulas online, já se encontra em estágio avançado a implementação da plataforma Google Classroom, para a formação de turmas e transmissão de conteúdos de forma organizada, utilizando o moderno sistema educacional.


Publicidade 660-110
 

Galeria
 
 
TAGS:
CATEGORIA: Educação
Fonte: Prefeitura de Sarandi
Colunista:
Arquivo:
Visualizar arquivo cadastrado

Voltar ao topo
 


Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS

 

Rede municipal de Sarandi volta às aulas de forma online dia 08

 

Programa Estudante Conectado beneficiará mais de 350 alunos da rede municipal de Sarandi

 

Governo recorre para restabelecer ensino presencial para educação infantil e 1° e 2° anos do ensino fundamental

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


FAÇA O SEU COMENTÁRIO

Seu endereço de email não será publicado

MAIS VISUALIZADAS

 

Lei sobre Internet das Coisas pode gerar milhões de empregos

 

Dois homens são presos por tráfico de drogas em Três Passos

 

UFSM divulga vagas para ingresso, reingresso, transferência e ingresso de portadores de diploma

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


Logo Norte RS
Icone Facebook Icone Instagram Icone Contato


Icone Base Contato ENTRE EM CONTATO
 
 

NORTE RS
(54)9942-6757
(55)8442-4962
atendimento@norters.com.br

Icone Base Menu MENU NORTE RS
 
VARIEDADES
ECONOMIA E POLÍTICA
VÍDEOS
SAÚDE E BEM-ESTAR
ENTRETENIMENTO
POLICIAIS
 

ESPORTES
COLUNISTAS
OBITUÁRIO
GASTRONOMIA
EDUCAÇÃO
ESPECIAIS
CARIJO DA CANÇÃO GAÚCHA
 
 
NORTE RS. Todos os direitos reservados.
Logo Estúdio Sul