Início Notícia Voltar

Município de Sarandi implantará projeto Professor Auxiliar

Objetivo é amenizar as dificuldades de aprendizado dos alunos durante a pandemia



Data da Publicação da Notícia : 25/01/2021 15:25 por Prefeitura de Sarandi

CapaNoticia
Banner Topo

O ano de 2021 traz consigo grandes mudanças em diversas áreas, entre elas a perspectiva de superação da pandemia do Covid-19. O Governo Municipal de Sarandi, nesse sentido, tem se preparado para enfrentar os desafios que já se impõe, não apenas na área da saúde, mas também na Educação. Segundo estudos da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a pedido da Fundação Lemann, com base nos dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), o índice de aprendizagem retrocedeu até quatro anos por efeito da necessidade do distanciamento social.

Liderada pela professora doutora Denise Gelain, a equipe da Secretaria Municipal de Educação planejou um amplo plano de ações e projetos visando amenizar as dificuldades e deficiências de aprendizado nos alunos da rede municipal. Além da implementação do ensino híbrido para o ano letivo 2021, também está previsto o trabalho dos professores auxiliares em sala de aula, que será um segundo educador disponível para colaborar com os estudantes diretamente na execução das atividades e ensino de matérias que não foram adequadamente absorvidas no ano da pandemia.

O projeto Professor Auxiliar foi aprovado pela Câmara de Vereadores no início de janeiro. No plano de ação, está prevista a participação do professor auxiliar em turmas das séries iniciais do Ensino Fundamental, até o 4º ano. Na justificativa apresentada aos legisladores, o Executivo apresenta a necessidade de um trabalho simultâneo entre o professor titular da turma, o responsável por ensinar os tópicos do atual ano letivo, e o auxiliar, que trabalhará na sala de aula auxiliando os alunos com deficiências de aprendizado decorrentes do ensino à distância imposto pela pandemia.

 

Projetos inovadores para superar as dificuldades do pós-pandemia.

Entre os desafios do pós-pandemia, com certeza se enquadra a necessidade de vencer as defasagens de aprendizado dos conteúdos do ano letivo 2020, que colocam em xeque as possibilidades de progressão de quase todo o corpo discente, na avaliação das equipes da Secretaria de Educação. A professora Denise Gelain, nesse sentido, destaca as vantagens do Professor Auxiliar. “Para um professor realizar esse trabalho sozinho é praticamente impossível, em virtude dos vários níveis de desenvolvimento e aprendizagens acentuados pela pandemia. Esse novo mecanismo de ação pedagógica visa atender às diversas características e ritmos de aprendizagem, a fim de melhorar o desempenho dos alunos”, explica, na justificativa do projeto encaminhado à Câmara.

Além da adoção do Professor Auxiliar, a Secretaria de Educação também trabalha com outros projetos inovadores para a melhoria do ensino. Entre eles, destaca-se a metodologia do Ensino Híbrido, mesclado aulas presenciais nas escolas e remotas, garantindo a segurança de alunos, docentes e profissionais da educação. Para as aulas online, já se encontra em estágio avançado a implementação da plataforma Google Classroom, para a formação de turmas e transmissão de conteúdos de forma organizada, utilizando o moderno sistema educacional.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.