Início Notícia Voltar

Serviço de Oncologia do Hospital Unimed ameniza efeitos do tratamento com picolés de frutas naturais

Muitos pacientes oncológicos, após uma sessão de quimioterapia, sentem desconfortos, entre eles boca seca e gosto ruim, além de náuseas



Data da Publicação da Notícia : 31/12/2020 08:34 por Unimed Noroeste/RS

CapaNoticia
Banner Topo

Pensando em amenizar esses sintomas, o Serviço de Oncologia do Hospital Unimed Noroeste/RS passou a oferecer, neste mês de dezembro, picolés de frutas naturais, favorecendo a salivação e auxiliando a diminuir estes desconfortos.

Morador da Linha 7 Leste, em Ijuí, o paciente Selvino Wender já consumiu o alimento e aprovou: “Após a secessão tenho a sensação que a minha boca esquenta e o picolé ajudou bastante a refrescar. Eu que nem gosto muito de picolé, gostei!”, salienta. Segundo a equipe, justamente a temperatura gelada é que ajuda a amenizar estes efeitos dos medicamentos.

Produzido pelo Serviço de Nutrição e Dietoterapia do Hospital Unimed, a oferta é uma inovação no serviço de Oncologia, com o objetivo de contribuir para que efeitos colaterais como enjoos, náuseas e vômitos sejam minimizados e o paciente consiga se manter bem hidratado, consumindo algumas vitaminas e minerais. “As receitas foram elaboradas a partir de frutas cítricas, água de coco, gengibre, entre outros, alimentos que ajudam a amenizar os desconfortos após a seção de quimioterapia”, avalia a nutricionista Juliana Muraro Witzke Bettega.

De acordo com a enfermeira chefe do Serviço de Oncologia, Rosane Zawatski, a equipe multiprofissional do serviço está engajada em proporcionar bem-estar aos pacientes que precisam de quimioterapia, valores do Jeito de Cuidar Unimed. “Além de ajudar a hidratar o paciente e ofertar um alimento saudável, a intenção é dar conforto e amenizar os efeitos do tratamento”, observa.

Dicas - Efeitos colaterais após as sessões ocorrem porque alguns medicamentos utilizados no tratamento contra o câncer produzem irritação nas paredes do estômago e do intestino, causando náusea, enjoo ou vômito. A duração e intensidade destes sintomas variam de acordo com o organismo de cada pessoa e com o tipo de quimioterapia. No caso do surgimento destes sintomas, o Serviço de Oncologia da Unimed Noroeste/RS recomenda alguns cuidados e mudanças nos hábitos alimentares que podem auxiliar na diminuição destes efeitos, entre eles:

- Alimentar-se mais vezes ao dia (2/2h) em pequenas quantidades.

- Mastigar bem os alimentos.

- Optar por alimentos frios ou em temperatura ambiente pois são melhores tolerados.

- Consumir alimentos cítricos, como limão, laranja, etc. pode ser boa estratégia para melhorar o paladar.

- Evitar beber líquidos durante as refeições.

- Preferir alimentos mais secos, como torradas e biscoitos, bolos sem cobertura/recheio, de preferência feitos com ingredientes naturais.

- Realizar as refeições em ambiente tranquilo, livre de odores (cheiros fortes).

- A garantia de uma alimentação adequada, trata-se de uma aliada importantíssima durante o tratamento oncológico. É sempre importante mostrar para os pacientes que existem alternativas práticas e saudáveis para serem adotadas. 


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.