Início Notícia Voltar

Laboratório Unimed recebe certificado de Platina por excelentes resultados em programa de qualidade

Este reconhecimento evidencia a qualidade do serviço ofertado pela cooperativa aos usuários



Data da Publicação da Notícia : 19/12/2020 08:37 por Unimed Noroeste/RS

CapaNoticia
Banner Topo

O Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Unimed Noroeste/RS completa 15 anos consecutivos com resultados excelentes no Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), recebendo o certificado de Platina. Este reconhecimento evidencia a qualidade do serviço ofertado pela cooperativa aos usuários desde o início das atividades do serviço, com segurança e exatidão nos resultados. Patrocinado pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, o Programa tem como objetivo a melhoria contínua e eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade.

Dessa forma, os laboratórios clínicos que participam de uma avaliação externa como esta podem melhorar continuamente o serviço prestado e, em consequência, auxiliar no diagnóstico e tratamento das enfermidades dos pacientes. O Laboratório de Análises Clínicas Unimed realiza aproximadamente 35 mil exames por mês, buscando constantemente novas tecnologias e aprimoramento científico, bem como a capacitação periódica da equipe. Para o diretor de Serviços Próprios da cooperativa, médico Marcelo Garzella, o resultado evidencia a segurança como um diferencial do Laboratório aos clientes Unimed, centrado na excelência e confiabilidade das análises.

Na avaliação, o PNCQ envia as amostras-controle ao laboratório participante, que recebe, analisa elas e envia a resposta. A partir daí são realizados cálculos estatísticos, levando em conta as análises de todos os laboratórios envolvidos, sendo que em 48 horas o relatório geral de avaliação já é divulgado. “O Controle Externo da Qualidade é um elemento fundamental para a garantia do serviço prestado pelo laboratório clínico moderno, assegurando a comparabilidade dos resultados com outros serviços, o que permite avaliar o desempenho a longo prazo. A avaliação considera um serviço de excelência aqueles com índices acima dos 80% de conformidade na análise das amostras, mas nossa meta é 95%, número que estamos alcançando e mantendo no Programa”, observa o coordenador do Laboratório, bioquímico Samir Pissinin.

Por meio de um programa como o do PNCQ, o laboratório clínico pode: 

- Obter informações do grau de desempenho analítico de seu laboratório em relação a todos os demais laboratórios participantes do PNCQ; 

- Detectar alguma não conformidade em seus processos, possibilitando a implantação de ações corretivas ou preventivas, alcançando deste modo um desempenho analítico necessário na avaliação do estado de saúde dos seus clientes;

 - Comparar resultados com os de outros laboratórios que utilizam a mesma metodologia ou outra diferente;

 - Estudar a influência dos métodos, padrões e calibradores utilizados;

 - Complementar a utilização do controle interno da qualidade que o laboratório Unimed possui nos diversos níveis (normais e patológicos);

 - Os laboratórios clínicos com controle interno de qualidade e que participam de um sistema de avaliação externa podem melhorar continuamente a qualidade do seu serviço e, em consequência, auxiliar no diagnóstico e tratamento das enfermidades dos pacientes.

Sobre o PNCQ  O Programa Nacional de Controle de Qualidade teve início em 1976, durante a realização do 5º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas em Belo Horizonte/MG, onde foi distribuído a alguns laboratórios um soro liofilizado para determinadas dosagens em bioquímica. Hoje é o maior Provedor de Ensaio de Proficiência de porte nacional, com mais de 5 mil laboratórios participantes, representando o Brasil em diversas associações científicas internacionais.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.