Início Notícia Voltar

Mês do Cuidado: médico Fábio Franke realiza palestra sobre autocuidado na Unimed

Durante a palestra o médico destacou que a humanidade precisou se adaptar para sobreviver neste conturbado 2020



Data da Publicação da Notícia : 18/12/2020 09:10 por Unimed Noroeste/RS

CapaNoticia
Banner Topo

O ano de 2020 vai chegando ao final, momento propício para reflexões mais aprofundadas sobre a vida neste contexto de pandemia da Covid-19, os desafios que foram superados até aqui e os projetos para o próximo ano. Dando sequência a programação do Mês do Cuidado, que está levando atividades voltadas para a melhoria da qualidade de vida na cooperativa, o público interno da Unimed Noroeste/RS assistiu de forma on-line a palestra “A vida deve ser celebrada, uma imagem de autocuidado”, realizada pelo coordenador do Serviço de Oncologia do Hospital Unimed, médico Fábio Franke.

Antes da palestra, o diretor de Gestão de Pessoas e Mercado, médico Edmar Grimm Berg, fez uma saudação aos participantes do encontro. “Nós, enquanto Unimed, existimos para cuidar do bem maior que temos: a vida! Nossa preocupação é com as pessoas e o nosso jeito de cuidar faz a diferença, nossa missão é fazer isso com a melhor qualidade”, abordou.

Na introdução, Fábio Franke destacou conceitos e tendências da sociedade, entre elas a questão de saúde e do envelhecimento da população, com o aumento da expectativa de vida no mundo. O palestrante falou também sobre dependência tecnológica, velocidade e sobreposição de tarefas neste mundo conectado, que se acelerou com a pandemia da Covid-19. “Temos tempo para refletir nas nossas questões? Sobre o nosso trabalho, nossa saúde, em fazer planos? Avançamos em meses o que levaríamos muito mais tempo para atingir neste 2020 e isso gera muito desconforto”, salientou.

Ainda sobre a pandemia, o médico destacou que a humanidade precisou se adaptar para sobreviver: “ao uso de máscara, ao home office, entre outras questões. Tivemos um aumento da carga de trabalho, sofremos com a falta de foco, com um cansaço maior e com o esvaziamento de sentido. Mas o mais importante é que esta pandemia vai passar e a vida vai continuar. O que não pode mudar: cuidado, físico e mental, tentar buscar o equilíbrio, o autoconhecimento. Será que eu tenho realmente noção de quais são minhas virtudes e meus defeitos? O ideal é não deixar para descobrir no dia de amanhã, mas fazer isso hoje”, reforçou.

Por fim, Fábio Franke deixou algumas reflexões complementares. “Tenha um tempo para você, não deixe isso de lado, pois isso não se recupera mais e ninguém vai fazer isso por você. O despertar da nossa consciência nos traz responsabilidades, mas grande oportunidade de bem-estar físico, psíquico e espiritual. Por fim, um questionamento: se você não existisse, que falta você faria?”, finalizou.

Mais sobre o Mês do Cuidado - O Mês do Cuidado integra o Programa Qualidade de Vida da Unimed Noroeste/RS, contemplando a produção de vídeos com os colaboradores, acompanhamento financeiro, atividades de Yoga e Meditação, sorteio de livros e palestras. Toda a programação é on-line e segue ao longo do mês de dezembro.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.