Início Notícia Voltar

Famurs e prefeitos gaúchos assinam acordo para compra direta da vacina CoronaVac

O encontro no Instituto Butantan com o presidente Dimas Tadeu Covas, marcou a assinatura de um termo de intenções para aquisição de doses da CoronaVac



Data da Publicação da Notícia : 14/12/2020 15:21 por Famurs

CapaNoticia
Banner Topo

Com o objetivo seguir trabalhando fortemente na atuação de combate à covid-19 no Rio Grande do Sul, o presidente da Famurs e prefeito de Taquari, Maneco Hassen e representantes do Consórcio dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) e do Consórcio Público de Saneamento Básico da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Pro-Sinos), embarcaram para São Paulo na última quinta-feira (10/12) para tratar das aquisições da vacina CoronaVac, junto ao Instituto Butantan. O imunizante está sendo produzido pelo Instituto em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. 

A comitiva, que inclui o prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, representando a Granpal, e o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, representando o Pro-Sinos, se uniu ao grupo formado pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam), presidida pelo prefeito de Rodeio, Paulo Roberto Weiss, e demais representantes de consórcios catarinenses.

O encontro no Instituto Butantan com o presidente Dimas Tadeu Covas, marcou a assinatura de um termo de intenções para aquisição de doses da CoronaVac, exatamente na data em que o governador João Dória anunciou a produção de vacinas no Instituto. O acordo, também liderado pela prefeita de Nova Santa Rita e presidente da Granpal, Margarete Ferreti, visa uma garantia na aquisição das vacinas, caso não haja fornecimento via Ministério da Saúde. 

Preocupado com a pandemia nos municípios, o presidente Maneco Hassen destacou que a iniciativa visa assegurar as doses, colocando o Estado em uma possível lista de espera em caso de eventual compra das vacinas. “Caso o governo federal continue sem nos dar respostas no combate à pandemia, temos um plano B que pode garantir a chegada das vacinas às cidades gaúchas”, pontuou.

A programação do encontro iniciou por volta de 12h30 no Instituto Butantan, com participação na coletiva de imprensa do governador João Dória, seguido de uma visita ao Complexo do Instituto. A solenidade de assinatura do protocolo de intenções ocorreu no fim da tarde de quinta-feira. Na sequência, a comitiva foi à sede do governo de São Paulo, no Palácio dos Bandeirantes, realizando uma visita à Sala de Crise da covid-19 e uma reunião com o Secretário Vinícius Lummertz.

Também estiveram na comitiva gaúcha o secretário de saúde de São Leopoldo, Ricardo Charão; a secretária de saúde de Esteio, Ana Regina Boll; o diretor de comunicação da Famurs, Voltaire Santos e a assessora de comunicação da prefeitura de Esteio, Cristiane Franco.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.