NORTE RS - -
   Cadastrar          Login
  Icone Facebook Norte RS Icone Instagram Norte RS Icone Contato Norte RS
Logo Norte RS
 

Publicidade Norte RS

Pacientes da Unimed usam criatividade para manterem-se ativos em casa durante a pandemia

Diante do risco de contaminação pelo novo Coronavírus, ficar em casa tem sido uma alternativa, principalmente daqueles que se encontram no grupo de risco para a Covid-19

Ijuí

Data da Publicação da Notícia : 14/12/2020 - 08:44

 
Foto Notícia Geral

Diante do risco de contaminação pelo novo Coronavírus, ficar em casa tem sido uma alternativa, principalmente daqueles que se encontram no grupo de risco para a Covid-19. E se a prevenção é o melhor cuidado para evitar a doença, realizar atividades prazerosas, buscar novos aprendizados, resgatar ou aprimorar práticas que realizavam em tempos passados podem ser opções para preservar a saúde física, mental e emocional. E é orientando a manterem-se ativos em casa durante o distanciamento social, que o setor de Medicina Preventiva da Unimed Noroeste/RS reforça seu jeito de cuidar aos pacientes atendidos pela área através do Programa de Atenção Integral à Saúde.

“O isolamento social nos trouxe alguns aprendizados para a nossa rotina diária de vida. Para a pessoa idosa o desafio está sendo ressignificar esse momento através de outras formas de reaproximação. Então pensamos em atividades significativas para construirmos juntos com nossos pacientes. Atividades que permitam o sentimento de satisfação, de bem-estar e de estímulo pela vida nesse período tão delicado, reinventando-se com novas formas de reaproximação afetiva e social”, explica a psicóloga Giovana Preichardt Rodrigues.

A criatividade torna-se aliada para ocupar o tempo e a mente, além, é claro, de todo o apoio familiar. Preparar-se para o inverno que vem com um tricô quentinho; fazer lindas peças bordadas ou aquele crochê delicado, que enche os olhos de quem vê; encontrar nos livros uma história inspiradora; tornar simples canteiros de terra em belas hortas ou floridos jardins; transformar materiais recicláveis em encantador artesanato; preencher as horas com jogos de mesa que estimulam o raciocínio; plantar em potes ou vasos chás e temperos que possam fazer parte de uma alimentação nutritiva e saudável. Estas são algumas das atividades que os pacientes vêm desenvolvendo durante este período da pandemia da Covid-19, visto que os encontros em grupos, proporcionados pela Medicina Preventiva, estão suspensos, sendo realizados somente os atendimentos assistenciais, seja em domicílio ou no Espaço Viver Bem.

“Estamos orientando nossos pacientes a se reinventarem, se desafiarem, ressignificar o que o distanciamento está trazendo utilizando os anos de experiência”, complementa a coordenadora do setor de Medicina Preventiva, Marciléia Bortolini Buligon. Também são estimulados a realizarem chamadas por vídeo, se aproximarem das tecnologias em busca de amigos antigos nas redes sociais, escutarem músicas, entre outras atividades. “Utilizarem a tecnologia para o bem”, finalizou.

História que inspira – Com uma energia contagiante, Anna Rosa Corso, de Ijuí, dá exemplos de como aproveitar cada minuto do dia. Aos 86 anos, costura e borda capas para almofadas, cuida das plantas - desde a adubação, o plantio, até a colheita -, assiste novelas e ainda tem tempo para interagir com a família por videochamadas. “Não tive um dia sequer com alguma tristeza, me mantenho sempre ocupada. Só tenho gratidão a Deus”, relatou a idosa, apontando que ao preencher o tempo com atividades prazerosas, não sobra espaço para sentir dores.

A filha Morgana Corso de Lima, que reside próximo, assegura que a mãe “tá surpreendendo”. Sempre muito ativa, buscou intensificar as atividades em casa. “Gosta de plantar e é super conectada”, ratificou. Ao concluir, destacou que a mãe recebe o suporte da Medicina Preventiva, que esteve ao lado da família inclusive durante a enfermidade do pai, já falecido. “A Medicina Preventiva foi fundamental”, afirmou Morgana.


Publicidade 660-110
 

Galeria
 
 
TAGS: Coronavírus, Covid-19, Prevenção, Imunidade
CATEGORIA: Saúde e Bem Estar
Fonte: Unimed Noroeste/RS
Colunista:
Arquivo:
Visualizar arquivo cadastrado

Voltar ao topo
 


Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS

 

Prefeitura inicia aplicação de inseticida fumacê contra o mosquito da Dengue no bairro Santa Catarina

 

Anvisa tem 30 dias para decidir sobre importação de Sputnik V

 

Sarandi inicia a campanha de vacinação contra a Gripe

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


FAÇA O SEU COMENTÁRIO

Seu endereço de email não será publicado

MAIS VISUALIZADAS

 

Pagamento de débitos do veículo poderão ser realizados no local da blitz

 

Grêmio vence Bahia na abertura da 28ª rodada do Brasileiro

 

Parque de máquinas de Sarandi recebe cuidados e manutenção

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


Logo Norte RS
Icone Facebook Icone Instagram Icone Contato


Icone Base Contato ENTRE EM CONTATO
 
 

NORTE RS
(54)9942-6757
(55)8442-4962
atendimento@norters.com.br

Icone Base Menu MENU NORTE RS
 
VARIEDADES
ECONOMIA E POLÍTICA
VÍDEOS
SAÚDE E BEM-ESTAR
ENTRETENIMENTO
POLICIAIS
 

ESPORTES
COLUNISTAS
OBITUÁRIO
GASTRONOMIA
EDUCAÇÃO
ESPECIAIS
CARIJO DA CANÇÃO GAÚCHA
 
 
NORTE RS. Todos os direitos reservados.
Logo Estúdio Sul