NORTE RS - -
   Cadastrar          Login
  Icone Facebook Norte RS Icone Instagram Norte RS Icone Contato Norte RS
Logo Norte RS
 

Publicidade Norte RS
As informações e opiniões expressas nesta coluna são de inteira responsabilidade do colunista e não necessariamente refletem o posicionamento deste portal

Palestra Valores e Virtudes Numa Vida Que Vale a Pena Ser Vivida abre Mês do Cuidado na Unimed

A abertura foi realizada pelo diretor de Gestão de Pessoas e Mercado, médico Edmar Grimm Berg

Ijuí

Data da Publicação da Notícia : 03/12/2020 - 09:53

 
Foto Notícia Geral

O ano de 2020 está exigindo muito de todos. Em meio a esta pandemia da Covid-19, com rotinas drasticamente alteradas, novos aprendizados se impondo aos profissionais, muitas expectativas foram frustradas ou suspensas. Neste contexto, o ato de cuidar é essencial: cuidado pessoal e das pessoas próximas. Especialmente neste ano, cuidar é essencial. Desta forma, a Unimed Noroeste/RS marcou o início da programação do Mês do Cuidado na tarde de terça-feira, 1º, com a palestra “Valores e virtudes numa vida que vale a pena ser vivida”, realizada pela médica Ana Claudia Quintana Arantes, com transmissão pelo YouTube.

A abertura foi realizada pelo diretor de Gestão de Pessoas e Mercado, médico Edmar Grimm Berg. “Qualidade de vida, que tema fantástico para este momento que o planeta está passando. Nós, aqui na Unimed Noroeste/RS, temos 800 colaboradores e uma preocupação muito grande com a qualidade de vida destas pessoas. Qualidade de vida para receber coisas, ou para produzir coisas”, salientou.

Ana Claudia dividiu seu conhecimento e vivências sobre o tema proposto. “A expectativa maior que existe na nossa vida é que a morte não chegue. E tudo que vamos construindo de expectativas sobre nossos filhos, pais e amigos, gerações de expectativas, não contempla a possibilidade de nenhuma destas vidas acabarem. Quando falamos de uma vida perfeita, falamos de uma vida que não permite que a morte aconteça, por isso que ela só existe no mundo das ideais. Na realidade é muito diferente”, observou.

Sobre as relações humanas, ela destacou ser fundamental criar “uma habilidade de sentir o cheiro de uma ideia ruim, de saber o que é uma bobagem e não deixar aquilo ser tóxico para a gente. Precisamos cultivar melhores relações, pois é em cima delas que vamos conseguir lidar com as nossas emoções, já que são despertadas por estes relacionamentos. Então, se temos relacionamentos que despertam emoções que te constroem e renovam, estes precisam ser cultivados”.

Ainda de acordo com a palestrante, “a percepção do que é qualidade de vida, depende da vida que você leva, não depende da opinião das pessoas. Penso que nunca nós tivemos uma oportunidade tão preciosa de dar valor para a nossa vida e ver o quão maravilhoso é respirar o ar que está disponível para nós sem nenhuma dúvida de que vai faltar. Podemos ter falta da presença, do abraço, mas a gente não tem falta de ar”, complementou.

Médica formada pela USP, Ana Claudia Quintana Arantes tem residência em Geriatria e Gerontologia pelo Hospital das Clínicas da FMUSP. Fez pós-graduação em Psicologia – Intervenções em Luto pelo Instituto 4 Estações de Psicologia, com especialização em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium e Universidade de Oxford. É autora dos livros “A morte é um dia que vale a pena viver” e “Histórias lindas de morrer”, ambos publicados pela Editora Sextante. Coautora do livro Cuidado Paliativo do Cremesp, (2008) e Manual de Cuidados Paliativos – ANCP (2009 e 2012). Sócia fundadora da Associação Casa do Cuidar, Prática e Ensino em Cuidados Paliativos, onde atualmente atua como vice-presidente.

Mais sobre o Mês do Cuidado - O Mês do Cuidado integra o Programa Qualidade de Vida da Unimed Noroeste/RS, contemplando  a produção de vídeos com os colaboradores, acompanhamento financeiro com a consultora Neli Cabral, atividades de Yoga e Meditação, sorteio de livros, além da palestra “A vida deve ser celebrada, uma imagem de autocuidado”, que será realizada pelo coordenador técnico do Serviço de Oncologia do Hospital Unimed Noroeste/RS, médico Fábio Franke. Toda a programação será on-line e segue ao longo do mês de dezembro.


Publicidade 660-110
 

Galeria
 
 
TAGS:
CATEGORIA: Saúde e Bem Estar
Fonte: Unimed Noroeste/RS
Colunista:
Arquivo:
Visualizar arquivo cadastrado

Voltar ao topo
 


Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS

 

Estado aciona último nível de plano emergencial e hospitais utilizarão todos os espaços para atender casos de Covid

 

Biden retira pedido de anulação da lei de saúde Obamacare

 

Prefeitos da Amzop visitam obras do HPR em Palmeira das Missões

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


FAÇA O SEU COMENTÁRIO

Seu endereço de email não será publicado

MAIS VISUALIZADAS

 

Saiba o que fazer se não conseguiu justificar a ausência na votação

 

Polícia Civil realiza Operação no combate ao Golpe dos Nudes

 

Impacto da proliferação de javalis no RS foi tema de audiência pública

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


Logo Norte RS
Icone Facebook Icone Instagram Icone Contato


Icone Base Contato ENTRE EM CONTATO
 
 

NORTE RS
(54)9942-6757
(55)8442-4962
atendimento@norters.com.br

Icone Base Menu MENU NORTE RS
 
VARIEDADES
ECONOMIA E POLÍTICA
VÍDEOS
SAÚDE E BEM-ESTAR
ENTRETENIMENTO
POLICIAIS
 

ESPORTES
COLUNISTAS
OBITUÁRIO
GASTRONOMIA
EDUCAÇÃO
ESPECIAIS
CARIJO DA CANÇÃO GAÚCHA
 
 
NORTE RS. Todos os direitos reservados.
Logo Estúdio Sul