Início Notícia Voltar

Palestra Valores e Virtudes Numa Vida Que Vale a Pena Ser Vivida abre Mês do Cuidado na Unimed

A abertura foi realizada pelo diretor de Gestão de Pessoas e Mercado, médico Edmar Grimm Berg



Data da Publicação da Notícia : 03/12/2020 09:53 por Unimed Noroeste/RS

CapaNoticia
Banner Topo

O ano de 2020 está exigindo muito de todos. Em meio a esta pandemia da Covid-19, com rotinas drasticamente alteradas, novos aprendizados se impondo aos profissionais, muitas expectativas foram frustradas ou suspensas. Neste contexto, o ato de cuidar é essencial: cuidado pessoal e das pessoas próximas. Especialmente neste ano, cuidar é essencial. Desta forma, a Unimed Noroeste/RS marcou o início da programação do Mês do Cuidado na tarde de terça-feira, 1º, com a palestra “Valores e virtudes numa vida que vale a pena ser vivida”, realizada pela médica Ana Claudia Quintana Arantes, com transmissão pelo YouTube.

A abertura foi realizada pelo diretor de Gestão de Pessoas e Mercado, médico Edmar Grimm Berg. “Qualidade de vida, que tema fantástico para este momento que o planeta está passando. Nós, aqui na Unimed Noroeste/RS, temos 800 colaboradores e uma preocupação muito grande com a qualidade de vida destas pessoas. Qualidade de vida para receber coisas, ou para produzir coisas”, salientou.

Ana Claudia dividiu seu conhecimento e vivências sobre o tema proposto. “A expectativa maior que existe na nossa vida é que a morte não chegue. E tudo que vamos construindo de expectativas sobre nossos filhos, pais e amigos, gerações de expectativas, não contempla a possibilidade de nenhuma destas vidas acabarem. Quando falamos de uma vida perfeita, falamos de uma vida que não permite que a morte aconteça, por isso que ela só existe no mundo das ideais. Na realidade é muito diferente”, observou.

Sobre as relações humanas, ela destacou ser fundamental criar “uma habilidade de sentir o cheiro de uma ideia ruim, de saber o que é uma bobagem e não deixar aquilo ser tóxico para a gente. Precisamos cultivar melhores relações, pois é em cima delas que vamos conseguir lidar com as nossas emoções, já que são despertadas por estes relacionamentos. Então, se temos relacionamentos que despertam emoções que te constroem e renovam, estes precisam ser cultivados”.

Ainda de acordo com a palestrante, “a percepção do que é qualidade de vida, depende da vida que você leva, não depende da opinião das pessoas. Penso que nunca nós tivemos uma oportunidade tão preciosa de dar valor para a nossa vida e ver o quão maravilhoso é respirar o ar que está disponível para nós sem nenhuma dúvida de que vai faltar. Podemos ter falta da presença, do abraço, mas a gente não tem falta de ar”, complementou.

Médica formada pela USP, Ana Claudia Quintana Arantes tem residência em Geriatria e Gerontologia pelo Hospital das Clínicas da FMUSP. Fez pós-graduação em Psicologia – Intervenções em Luto pelo Instituto 4 Estações de Psicologia, com especialização em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium e Universidade de Oxford. É autora dos livros “A morte é um dia que vale a pena viver” e “Histórias lindas de morrer”, ambos publicados pela Editora Sextante. Coautora do livro Cuidado Paliativo do Cremesp, (2008) e Manual de Cuidados Paliativos – ANCP (2009 e 2012). Sócia fundadora da Associação Casa do Cuidar, Prática e Ensino em Cuidados Paliativos, onde atualmente atua como vice-presidente.

Mais sobre o Mês do Cuidado - O Mês do Cuidado integra o Programa Qualidade de Vida da Unimed Noroeste/RS, contemplando  a produção de vídeos com os colaboradores, acompanhamento financeiro com a consultora Neli Cabral, atividades de Yoga e Meditação, sorteio de livros, além da palestra “A vida deve ser celebrada, uma imagem de autocuidado”, que será realizada pelo coordenador técnico do Serviço de Oncologia do Hospital Unimed Noroeste/RS, médico Fábio Franke. Toda a programação será on-line e segue ao longo do mês de dezembro.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.