Início Notícia Voltar

Diretor do Hospital Unimed participa de coletiva de imprensa sobre a Covid-19 e ocupação das casas de saúde

Desde o início do ano os hospitais se prepararam para essa pandemia, se organizaram prevendo que seria uma situação difícil



Data da Publicação da Notícia : 03/12/2020 09:47 por Unimed Noroeste/RS

CapaNoticia
Banner Topo

O diretor técnico do Hospital Unimed Noroeste/RS, médico Jorge Montador, participou de coletiva de imprensa nesta quarta-feira, 2, juntamente com outras instituições de saúde de Ijuí, para fazer um alerta à população sobre o aumento dos casos de Covid-19. “Desde o início do ano os hospitais se prepararam para essa pandemia, se organizaram prevendo que seria uma situação difícil. Nos primeiros meses, até setembro, foi uma situação relativamente controlada. Mas a partir de outubro houve um crescimento muito grande no número nos casos. O Pronto Atendimento teve um crescimento exponencial de consultas de pacientes com sintomas respiratórios. O número de confirmados para a doença também é significativo. Os hospitais se prepararam, revisaram suas estruturas, mas precisamos reconhecer que tudo isso tem limite, como leitos e equipamentos”, advertiu.

Segundo o médico, o reflexo disso está sendo sentido de diferentes formas, incluindo o tempo para atendimento e a preocupação dos trabalhadores. “Não é só problema emocional de pacientes com Covid-19, seus familiares. Nós precisamos pensar nos profissionais de saúde que estão no dia a dia cuidando desses pacientes e com uma pressão muito grande, visto ser um atendimento difícil. Eles não param”, frisou o médico. Reconheceu que “as equipes estão no limite, no sentido de cansaço, no sentido emocional e de estrese. Isso também nos preocupa. São pessoas que têm sua vida pessoal, têm seus familiares”.

Jorge Montardo apontou que até o momento a Unimed Noroeste/RS está conseguindo atender todos os pacientes que procuraram o serviço. No entanto, existiram dificuldades de leito, tendo em vista as demais patologias que precisam também ser atendidas, resultando no cancelamento de cirurgias eletivas, por exemplo. “Isso começa a preocupar”, reforçou o diretor técnico, fazendo um apelo à continuidade dos cuidados preconizados pelos órgãos sanitários, de evitar aglomerações, fazer o uso de máscara e a higienização adequada das mãos.

A coletiva foi promovida pela Associação Comercial e Industrial de Ijuí, Sindilojas Noroeste, Agência de Desenvolvimento e Sindicato dos Comerciários. Entre os representantes das instituições presentes, pelo Hospital de Caridade de Ijuí estava o médico Douglas Prestes Uggeri e pelo Hospital Bom Pastor o médico Cassiano Dei Ricardi da Rosa, ambos cooperados da Unimed Noroeste/RS.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.