Início Notícia Voltar

Polícia Civil realiza Operação no combate ao Golpe dos Nudes

O crime consiste, inicialmente, com o envio às vítimas de solicitações de amizade pela rede social Facebook de mulheres jovens e atraentes, para homens, geralmente de meia idade



Data da Publicação da Notícia : 21/11/2020 08:52 por Polícia Civil

CapaNoticia
Banner Topo

A Polícia Civil desencadeou, na manhã desta sexta-feira (20), a Operação Insígnia no combate a delitos de extorsão sexual (golpe dos nudes) e associação criminosa na região de Caxias do Sul/RS e no estado de Santa Catarina.

Foram cumpridos 8 (oito) medidas cautelares nas cidades de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Novo Hamburgo e Itapema/SC,.

O crime consiste, inicialmente, com o envio às vítimas de solicitações de amizade pela rede social Facebook de mulheres jovens e atraentes, para homens, geralmente de meia idade. Num segundo momento, via whatsapp, compartilham fotos íntimas, que serão utilizadas na extorsão. A vítima então passa a receber ligações dos supostos pais da menina e/ou de falsos policiais civis (agentes e delegados de polícia), que o acusam de pedofilia, sob a alegação de que as fotos são de uma criança ou adolescente. Na extorsão os ditos “familiares” exigem valores para não denunciarem a vítima à polícia ou identificando-se como delegados, a exigência é para arquivar os supostos inquéritos.

No caso investigado, houve uma sofisticação do crime, já que no primeiro momento, há a encenação de um ambiente de uma Delegacia de Polícia, com a utilização de banner, camisetas, armas e insígnias da Polícia Civil, todas falsas, em que a mãe de uma menor de idade estaria no plantão de um órgão policial para denunciar a prática de suposto crime de pedofilia realizado pela vítima extorquida. Tal atuação por parte dos criminosos objetiva constranger, com a ameaça de que a vítima seria presa, caso não depositasse determinado valor ao falso policial civil.

A ação foi realizada por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes Informáticos (DRCI), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC) e contou com a participação de 50 policiais civis.

Até o momento 2 pessoas foram presas, um homem na cidade de Itapema/SC e uma mulher em Caxias do Sul/RS.

As investigações prosseguem e ao final do inquérito policial os suspeitos poderão ser indiciados pelos crimes de Extorsão e Associação Criminosa, de acordo com suas participações nos fatos apurados.

Maiores informações diretamente com o delegado responsável pelo caso - Delegado André Lobo Anicet.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.