Início Notícia Voltar

Todo estado fica em bandeira laranja em nova rodada do distanciamento controlado

Gabinete de Crise acatou recurso de Santa Rosa, única região preliminarmente classificada em bandeira vermelha



Data da Publicação da Notícia : 03/11/2020 09:46 por Secom

CapaNoticia
Banner Topo

O Gabinete de Crise deferiu, nesta segunda-feira (2/11), o pedido de reconsideração enviado pela região de Santa Rosa, única região preliminarmente classificada em bandeira vermelha (risco epidemiológico alto) no mapa divulgado na sexta-feira (30/10). Sendo assim, as 21 regiões estão em bandeira laranja (risco médio) na 26ª rodada do modelo de Distanciamento Controlado.

A última vez que o mapa ficou completamente laranja foi na vigência da 21ª rodada, entre os dias 29 de setembro e 5 de outubro.

Veja o mapa definitivo em https://distanciamentocontrolado.rs.gov.br

Apesar do aumento de hospitalizações confirmadas por coronavírus na última semana na região de Santa Rosa, o Gabinete de Crise acolheu o pedido porque a taxa de pacientes com Covid-19 na ocupação de leitos clínicos na região é baixa, e a série histórica de ocupação de leitos apresenta aparente equilíbrio.

Das 21 regiões Covid, apenas Uruguaiana, Bagé e Guaíba não aderiram ao sistema compartilhado. As outras 18 já adotam protocolos alternativos às bandeiras definidas pelo governo – Cachoeira do Sul, Canoas, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Ijuí, Lajeado, Novo Hamburgo, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santo Ângelo e Taquara.

Os planos regionais aprovados estão disponíveis em https://planejamento.rs.gov.br/cogestao-regional

Atividades presenciais nas escolas

Apenas a região de Cruz Alta, que esteve em bandeira vermelha na 25ª rodada, ainda não pode retomar as aulas, devendo aguardar até a definição da 27ª semana (mapa que será divulgado na próxima sexta-feira, 6/11). As outras 20 regiões Covid estão autorizadas a retomar ou manter as atividades presenciais nas escolas.

Vale lembrar que eventos de grande porte só podem ser retomados em municípios que autorizaram e que estão no processo de retomada escolar. A condição foi estabelecida como forma de elencar uma prioridade na retomada de atividades.

As atividades presenciais nas escolas de Educação Infantil foram retomadas em 8 de setembro. No dia 21 de setembro, foi a vez das instituições de Ensino Superior, Ensino Médio e Ensino Técnico. O Ensino Médio estadual iniciou o retorno em 20 de outubro, e as demais etapas (Ensino Fundamental) puderam ser retomadas em 28 de outubro.

REGIÕES EM BANDEIRA LARANJA (21)
Bagé
Cachoeira do Sul
Canoas
Capão da Canoa
Caxias do Sul
Cruz Alta
Erechim
Guaíba
Ijuí
Lajeado
Novo Hamburgo
Passo Fundo
Palmeira das Missões
Pelotas
Porto Alegre
Santa Cruz do Sul
Santa Maria
Santa Rosa
Santo Ângelo
Taquara
Uruguaiana

• Clique aqui e acesse o levantamento completo da 21ª rodada do distanciamento controlado após a análise de recurso.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.