Início Notícia Voltar

Médica da Unimed alerta cuidados com a saúde em palestra aos funcionários do Sicredi Celeiro

Precisamos manter o olhar para o autocuidado, fazer as consultas e os exames periódicos



Data da Publicação da Notícia : 31/10/2020 08:31 por Unimed Noroeste/RS

CapaNoticia
Banner Topo

“Chegou 2020 e recebemos a surpresa desagradável da pandemia. Mas mesmo assim, precisamos manter o olhar para o autocuidado, fazer as consultas e os exames periódicos”. O alerta da médica Martha Fonseca da Silva foi com relação a sinais e sintomas que devem ser observados e não deixados de lado pela insegurança causada pelo novo Coronavírus. A abordagem foi realizada durante palestra on-line ministrada ao Sicredi Celeiro RS/SC, com ênfase para a prevenção e o diagnóstico precoce do Câncer de Mama, de Próstata, de Pele e ainda da Hipertensão Arterial e do Diabetes. “Não temos uma estimativa de tempo para continuarmos brigando com a pandemia”, mencionou a profissional, reforçando a necessidade da atenção integral à saúde.

Ao fazer referência para o Outubro Rosa, a médica alertou que o Câncer de Mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo. “Nódulo fixo e geralmente indolor, mudança na posição e no formato do mamilo, vermelhidão na mama, assim como a retração ou a aparência de casca de laranja na pele, saída espontânea de líquido pelo mamilo ou até mesmo caroços no pescoço e nas axilas” são alguns dos sinais que podem representar a doença.

Martha Fonseca da Silva lembrou ainda novembro como mês de conscientização sobre os cuidados com a saúde do homem e sobre Câncer de Próstata, o segundo tipo mais comum entre o público masculino e a segunda principal causa de morte. “Diminuição da força do jato urinário, dificuldade para iniciar a micção, necessidade súbita de urinar, bem como urinar várias vezes à noite e sensação de esvaziamento incompleto da bexiga” representam sintomas de alerta para buscar acompanhamento médico.

Tipo mais frequente no mundo em homens e mulheres, o Câncer de Pele não melanoma tem como alguns dos fatores de risco a “exposição prolongada ao sol - raios UV, principalmente na infância e na adolescência, e às câmeras de bronzeamento artificial, além do histórico familiar da doença”, segundo a médica.  Em nível nacional, a campanha de prevenção ocorre no último mês do ano, sendo denominada Dezembro Laranja.

Para todos os casos, a prevenção e o diagnóstico precoce são essenciais. O autocuidado, controlar os fatores de risco, manter hábitos de vida saudáveis representam formas evitar estas e muitas outras doenças. Com o tema “Cuidar de você faz a diferença”, proposto pela Sicredi Celeiro RS/SC, a palestra foi destinada a funcionários daquela instituição cooperativa. O encontro virtual ocorreu nesta quarta-feira, 28. Martha Fonseca da Silva é médica da Família e atua no Setor de Medicina Preventiva e Atenção Primária da Unimed Noroeste/RS.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.