Início Notícia Voltar

PF combate crimes contra o sistema financeiro em investigação que apura atuação de doleiros no RS

PF investiga doleiros atuantes no Estado, responsáveis pelo suporte financeiro a grupos criminosos.



Data da Publicação da Notícia : 23/10/2020 09:11 por PF

CapaNoticia
Banner Topo

Porto Alegre/RS: A Polícia Federal deflagrou nesta manhã (22/10) a Operação Formigueiro, para apurar crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, perpetuados por doleiros que atuam no Estado, em apoio a grupos criminosos.

Cerca de 40 policiais federais cumprem nove mandados de busca e apreensão, em Porto Alegre (7) e Estância Velha (2). As ordens judiciais são executadas em escritórios e residências dos investigados, que estariam atuando informalmente na condição de negociadores de câmbio, o chamado dólar paralelo.

Um dos inquéritos teve origem a partir da identificação de um doleiro, alvo da operação, que estaria atuando junto com contrabandistas de cigarros investigados em outra operação da Polícia Federal.

O mercado ilegal de cambio, além do prejuízo ao Sistema Financeiro Nacional (evasão de manutenção de divisas não declaradas no exterior) e à Ordem Tributária (sonegação), muitas vezes está ligado à lavagem de dinheiro e operações de descaminho e contrabando.

Até o momento, são apurados os crimes de atuação irregular no mercado de câmbio e evasão de divisas (arts. 16 e 22 da Lei dos Crimes contra o Sistema Financeiro Nacional). A partir da coleta e da análise do material apreendido, poderão ser identificados outros crimes praticados pelos investigados. A ação de hoje conta com o apoio da Receita Federal.

 


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.