Início Notícia Voltar

Colorido especial marca comemoração antecipada do Dia das Crianças na UTI Neonatal da Unimed

O nascimento de uma criança traz um colorido especial à família. A vida se renova e ganha um brilho único



Data da Publicação da Notícia : 09/10/2020 08:53 por Unimed Noroeste/RS

CapaNoticia
Banner Topo

O nascimento de uma criança traz um colorido especial à família. A vida se renova e ganha um brilho único. Nas roupas, em cada detalhe do quarto, da bolsa, da banheira, a magia das cores. Nas expectativas, a cor dos olhos, do cabelo, da pele. “Como será nosso nenê?”. Porém, a prematuridade ou alguma intercorrência torna, por alguns instantes, a realidade dos pais cinza e eles se deparam somente com as paredes claras e geladas de uma Unidade de Terapia Intensiva. Mas no Hospital Unimed Noroeste/RS, os dias que poderiam parecer sombrios e escuros ganham o colorido de um arco-íris, cheio de luz e alegria. Assim foi a comemoração antecipada do Dia das Crianças de papais e mamães que passam por este período com os filhos na UTI Neonatal da instituição.

A ação desta quinta-feira, 8, valorizou o tema “Aquarela”, oportunizando decoração com balões de diferentes formas. Os bebês aguardaram seus pais vestindo touca e tapa-fralda coloridos, na homenagem que contou também com música ao vivo. “Ser criança é mergulhar em um mundo colorido, cheio de magia e imaginação. (...)Papais, sabemos que as primeiras páginas do livro da vida de seus bebês foi diferente, mas queremos deixar um ‘pinguinho de tinta colorida’ como marca da passagem de vocês por aqui, lembrando a todos da importância de aproveitar os momentos, de partilhar, unir e cuidar”, dizia a mensagem lida aos casais.

Mariane Brizolla Ferraz e Douglas Fernando Balke são pais do pequeno Murilo e revelam satisfação pelas surpresas durante o período de internação do filho, que nasceu em 17 de setembro. “A gente vem com a ideia de fazer uma visita e quando chega vê tudo de outra forma. As ações tiram o sentido de hospital, de estar doente. Nos deixam mais alegres e servem como motivação para enfrentar mais dias”, resume o pai. Embora o desejo de chegar logo em casa com o bebê nos braços, o casal demonstra gratidão pelo apoio recebido da equipe. “Estamos tranquilos. As pessoas nos tratam de forma acolhedora, passam segurança”, reforça Douglas. “É diferente, a gente se sente quase em casa”, brinca, referendando que até o “bom dia” é diferente.

Ação multidisciplinar – As ações comemorativas do Projeto Humanizar contam com o apoio de toda a equipe multidisciplinar da UTI Neonatal. Profissionais que além de suas atividades, dedicam-se de forma voluntária a preparar materiais para decorar o ambiente e, até mesmo, para vestir os bebês com roupas temáticas. São pessoas que, de fato, abraçam esta causa para tornar o período de internação mais leve para os bebês e suas famílias, evidenciando na essência o Jeito de Cuidar Unimed.

“É gratificante poder ajudar e ver a alegria dos pais. É uma coisa que eu gosto de fazer, para além da minha profissão. As datas comemorativas são muito importantes pra mim. Algo que ensino aos meus filhos é valorizar e poder comemorar, fazer algo diferente, estar com quem a gente gosta e fazer alguma coisa pelas pessoas que amamos. E ver isso se transformando no nosso trabalho é algo bom”, relata a técnica de Enfermagem Angélica Vaz Santos, que evidencia o empenho dos colegas dos três turnos nas ideias criadas.

O pediatra Luís Antônio Jacques Soares, que atua na unidade, destaca o espírito humanitário que existe na equipe, sempre disposta a buscar novas ideias e entusiasmada para atuar conjuntamente. “Por estas atividades buscamos estimular a participação dos pais no cuidado”, reforça o médico. Os bebês envolvidos na comemoração do Dia das Crianças estão internados há mais de 20 dias na UTI Neonatal e passaram também pela Semana Farroupilha, com direito a vestir pilcha e ouvir música gaúcha.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.