NORTE RS - -
   Cadastrar          Login
  Icone Facebook Norte RS Icone Instagram Norte RS Icone Contato Norte RS
Logo Norte RS
 

Publicidade Norte RS
As informações e opiniões expressas nesta coluna são de inteira responsabilidade do colunista e não necessariamente refletem o posicionamento deste portal

Outubro Rosa: Mamografia é um dos principais exames para a prevenção do câncer de mama

O mês de prevenção do câncer de mama reforça a importância de não deixar para depois o cuidado com a saúde.

Passo Fundo

Data da Publicação da Notícia : 03/10/2020 - 08:26

 
Foto Notícia Geral

O mês de prevenção do câncer de mama reforça a importância de não deixar para depois o cuidado com a saúde. “Este ano, falamos muito sobre a pandemia do coronavírus e não podemos deixar de lembrar da prevenção pelo uso da máscara, uso do álcool-gel, lavagem de mãos e distanciamento social. Porém, tem algumas doenças que não esperam a pandemia passar, uma delas é o câncer de mama.” evidencia a médica oncologista do Hospital de Clínicas de Passo Fundo, Marina Ractz Bueno.  

 

A mamografia é um dos principais exames indicados para a prevenção do câncer de mama. Isso porque ela é capaz de identificar alterações suspeitas antes da manifestação de sintomas. “Para ter diagnósticos precoces do câncer de mama precisamos fazer os exames de rastreamento. Um destes exames é a mamografia digital, recomendada anualmente para todas as mulheres a partir dos 40 anos, segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia.” explica a oncologista. 

 

Durante o mês de outubro, o Hospital de Clínicas de Passo Fundo promove uma campanha de conscientização através de uma série de vídeos sobre a prevenção da doença com a participação de especialistas sobre o tema. Os materiais informativos serão disponibilizados nas redes sociais da instituição.  

 

Dra. Marina Ractz Bueno esclarece algumas das principais dúvidas sobre o exame de mamografia: 

“O aparelho de mamografia é um raio-x das mamas e este raio-x é feito com as pacientes sem a parte de cima da blusa e sutiã, com a mulher de frente para o aparelho e ele faz uma compressão das mamas, tanto na posição vertical, quanto na horizontal. Algumas pacientes perguntam se o exame pode gerar desconforto: para algumas pacientes ele pode ser desconfortável, pois é uma pressão sobre a mama da mulher, que é um órgão relativamente frágil. Porém, existem alguns cuidados e dicas que podem ser seguidas para melhorar e deixar este exame o mais confortável possível e para que a gente não deixe de fazer um exame que irá trazer um diagnóstico precoce de uma doença tão grave. Entre eles, vir ao hospital relaxada, sabendo que existem inúmeros profissionais que podem ajudar em caso de preocupação, esclarecer todas as dúvidas com seu médico antes do exame, ficar relaxada na sala de espera, e na hora do exame também tentar relaxar. Além disso, uma preparação muito importante antes do exame é agendá-lo longe do período menstrual, pois neste período a mama da mulher pode estar mais dolorosa e inchada. Então, se possível, agendar este exame para longe deste período.” explica.  

 

A detecção precoce da doença aumenta a possibilidade de sucesso no tratamento e reduz as chances de que sejam necessários tratamentos mais agressivos. “Quando mais precoce o diagnóstico do câncer de mama, maior a chance de ter um tratamento menos agressivo e maior a chance de cura. Então, neste momento é importante que apesar da pandemia, a gente não deixe de realizar a mamografia.” finaliza a oncologista do HC, Marina Ractz Bueno. 


Publicidade 660-110
 

Galeria
 
 
TAGS:
CATEGORIA: Saúde e Bem Estar
Fonte: Natieli Batistela -Hospital de Clínicas de Passo Fundo
Colunista:
Arquivo:
Visualizar arquivo cadastrado

Voltar ao topo
 


Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS

 

Emoção marca Dia da Prematuridade no Hospital Unimed Noroeste/RS

 

Hospital Unimed restringe cirurgias pelo aumento da demanda relacionada à Covid-19

 

Quero Consulta: novo aplicativo da Unimed torna mais prático agendamento médico

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


FAÇA O SEU COMENTÁRIO

Seu endereço de email não será publicado

MAIS VISUALIZADAS

 

Vidro e outros sucesso dos cinemas estão no Cine Globo Palmeira

 

Mais de 39 mil veículos fiscalizados na Viagem Segura de Natal

 

Município ultrapassa meta de vacinação contra a Poliomielite e Sarampo

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


Publicidade Norte RS
Logo Norte RS
Icone Facebook Icone Instagram Icone Contato


Icone Base Contato ENTRE EM CONTATO
 
 

NORTE RS
(54)9942-6757
(55)8442-4962
atendimento@norters.com.br

Icone Base Menu MENU NORTE RS
 
VARIEDADES
ECONOMIA E POLÍTICA
VÍDEOS
SAÚDE E BEM-ESTAR
ENTRETENIMENTO
POLICIAIS
 

ESPORTES
COLUNISTAS
OBITUÁRIO
GASTRONOMIA
EDUCAÇÃO
ESPECIAIS
CARIJO DA CANÇÃO GAÚCHA
 
 
NORTE RS. Todos os direitos reservados.
Logo Estúdio Sul