Início Notícia Voltar

Prefeitura de Palmeira das Missões devolve Wilson Park Hotel para o Grupo Ferrarin

Espaço havia sido cedido pelo grupo Ferrarin para auxiliar no combate a pandemia do Covid-19, podendo ser utilizado para internações clínicas



Data da Publicação da Notícia : 30/09/2020 16:46 por Yasmin Mafalda - Prefeitura Municipal de Palmeira das Missões/RS

CapaNoticia
Banner Topo

O Centro de Operações de Emergências e a Administração Municipal de Palmeira das Missões comunicam a toda comunidade, que tendo em vista os bons indicadores acerca de internações pela COVID 19, com ocupação do Hospital de Caridade muito abaixo do estimado, estão entregando o Wilson Park Hotel para o Grupo Ferrarin.


Ressaltamos que foi estruturado um andar do hotel para internações clínicas, considerando a possibilidade de, em um cenário extremo, superlotação do Hospital de Caridade de Palmeira das Missões, como ocorreu em outros países e na região norte do Brasil. Felizmente Palmeira das Missões, assim como todo o Estado do Rio Grande do Sul, com medidas de vigilância e assistência, apresentou um bom desempenho no controle da pandemia e o serviço não se fez necessário para esta finalidade. Assim sendo, como já ocorreu em outros hospitais de campanha estruturados no estado e no país, realizaremos o fechamento deste serviço.


Ao longo da pandemia, a estrutura foi utilizada como centro administrativo do COE, para reuniões presenciais e remotas deste coletivo, bem como reuniões com entidades do município; capacitação de trabalhadores de saúde; realocação de psicólogas, nutricionista e assistente social que precisaram sair de suas unidades de origem para o funcionamento da Central COVID 19 e do Centro de Triagem - Postão, realizando ali atendimentos e atividades educativas remotamente, além da realização de exames de qRT PCR de todos os trabalhadores do Hospital Público Regional e armazenamento de todos os EPI’s adquiridos para os trabalhadores da Secretaria Municipal de Saúde.


O Município não recebeu recursos Estaduais e Federais específicos para este serviço, sendo que o investimento na estrutura restringiu-se a colocação de lonas em um andar do prédio, colocação de chuveiros elétricos nestes dormitórios, compra de uma bomba da água que estragou durante o uso do prédio, tratamento da água do poço artesiano e manutenção do elevador. As lonas e chuveiros que foram retirados da instituição, bem como, os colchões, lençóis e cobertores recebidos em doação pela comunidade, serão utilizados pela assistência social em projetos desenvolvidos na comunidade. Informamos que os profissionais que atuariam no Hospital de Campanha permaneceram em atividade nas suas unidades de saúde e Centro de Triagem, permitindo ao Município manter todas as unidades básicas de saúde em funcionamento neste período. 


Agradecemos ao Grupo Ferrarin pela cedência do espaço, o qual foi de suma importância para Palmeira das Missões, permitindo a Administração Municipal, trabalhadores de saúde e comunidade a segurança em saber que o município esteve preparado para atender a população em todos os possíveis cenários que pudéssemos vir a vivenciar, e ter o espaço como suporte para a organização das estratégias de enfrentamento desta desconhecida e tão temida pandemia.

Destacamos que seguimos trabalhando para manter o controle do CORONAVÍRUS em Palmeira das Missões, com os serviços da Central COVID 19, Centro de Triagem, Patrulha COVID com atendimento domiciliar aos pacientes em isolamento e Hospital de Caridade. Lembramos à população que a pandemia não acabou e que precisamos continuar unindo esforços, atendendo as recomendações das autoridades sanitárias, para manter o controle do vírus em nossa comunidade.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.