NORTE RS - -
   Cadastrar          Login
  Icone Facebook Norte RS Icone Instagram Norte RS Icone Contato Norte RS
Logo Norte RS
 

Publicidade Norte RS

Para diretor da Águas Minerais Sarandi reforma tributária tem que intervir para corrigir distorções

O executivo Jairo Zandoná defendeu o fim dos subsídios fiscais a grandes multinacionais de bebidas no Rio Grande do Sul

Rio Grande do Sul

Data da Publicação da Notícia : 22/09/2020 - 08:39

 
Foto Notícia Geral

"A reforma tributária tem que intervir para corrigir essas distorções", ressaltou, nessa quarta-feira (16), o diretor da indústria Águas Minerais Sarandi, Jairo Zandoná. O executivo defendeu, em audiência virtual, o fim dos subsídios fiscais a grandes multinacionais de bebidas no Rio Grande do Sul e a extinção do Ampara-RS, fundo de combate à pobreza cuja alíquota incide em 2% na carga tributária de itens como refrigerantes e cervejas. A fábrica fica em Barra Funda, a cerca de 340 quilômetros de Porto Alegre.

Zandoná participou da reunião por videochamada com a Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e Turismo da Assembleia Legislativa do Estado. Com o apoio presidente da Afrebras (Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil), Fernando de Bairros, que também esteve presente no encontro, o empresário de bebidas criticou a distorção tributária sobre produtos açucarados e deu sugestões para melhorar a participação da indústria nacional no PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil.

Segundo ele, para que o PIB brasileiro cresça, a proposta do fundo Devolve-ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) se mostra mais eficaz ao Estado que o Ampara-RS. O projeto consiste na devolução de parte do ICMS, proporcional a benefícios concedidos pelo Estado, a famílias de baixa renda, ou seja, que recebem até três salários mínimos.

"Nos últimos cinco anos, nós vimos a carga tributária aumentar de 18% para 20%. São 2% [direcionados] pro Ampara-RS", explicou o executivo. "A indústria de bebidas vai, mais uma vez, pagar a conta por causa desse aumento em 2% na cobrança do ICMS", lamentou Zandoná. Ele avalia que, com o fundo Devolve-ICMS, há possibilidades de que empresas ajudem o Estado, promovendo crescimento da economia.

Distorção tributária e fim da ST sobre água mineral

Durante o encontro, o diretor da fábrica Sarandi defendeu o fim da ST (Substituição Tributária) sobre a água mineral e pediu para que o Estado siga o exemplo dos governos de Santa Catarina e do Paraná, que decretaram a saída do item da cobrança do imposto. De acordo com o empresário de bebidas, este modelo de tributação onera a indústria regional e promove créditos ao atacarejo e atacado, que, no final do processo, são devolvidos pelo governo.

Zandoná também aproveitou para relatar à comissão sobre a taxação desigual sobre produtos açucarados. "O refrigerante que contém açúcar, vai na prateleira, pagava 20% e agora deve pagar 19% [em impostos sobre o faturamento]. Agora, o açúcar puro, que o Rio Grande do Sul praticamente não produz e que compra de outros Estados, na mesma gôndola do supermercado, paga 7%", criticou o empresário. "A reforma tributária tem que intervir para corrigir essas distorções", asseverou o executivo.


Publicidade 660-110
 

Galeria
 
 
TAGS:
CATEGORIA: Economia e Política
Fonte: afrebras.org.br
Colunista:
Arquivo:
Visualizar arquivo cadastrado

Voltar ao topo
 


Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS

 

Receita abre hoje consulta a lote residual de restituição do IR

 

EUA: debate mais moderado revela diferentes visões do mundo

 

Vereadores aprovam criação de CPI para investigar distribuição de milho

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


FAÇA O SEU COMENTÁRIO

Seu endereço de email não será publicado

MAIS VISUALIZADAS

 

Fesca abriu inscrições nesta segunda-feira em Carazinho

 

Prisões por tráfico de entorpecentes e apreensão de drogas no interior de Palmeira das Missões, resultando em dois indivíduos presos e um menor apreendido.

 

Município irá implementar Turma Volante

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


Publicidade Norte RS
Logo Norte RS
Icone Facebook Icone Instagram Icone Contato


Icone Base Contato ENTRE EM CONTATO
 
 

NORTE RS
(54)9942-6757
(55)8442-4962
atendimento@norters.com.br

Icone Base Menu MENU NORTE RS
 
VARIEDADES
ECONOMIA E POLÍTICA
VÍDEOS
SAÚDE E BEM-ESTAR
ENTRETENIMENTO
POLICIAIS
 

ESPORTES
COLUNISTAS
OBITUÁRIO
GASTRONOMIA
EDUCAÇÃO
ESPECIAIS
CARIJO DA CANÇÃO GAÚCHA
 
 
NORTE RS. Todos os direitos reservados.
Logo Estúdio Sul