Início Notícia Voltar

Como se dar bem em uma entrevista de emprego online?

Em atividade transmitida pela plataforma Zoom, a gerente de Gestão de Pessoas na IMED, Caroline Decezaro, trouxe dicas de como isso é possível



Data da Publicação da Notícia : 18/09/2020 09:04 por Assessoria de Comunicação IMED

CapaNoticia
Banner Topo

Um candidato e um recrutador conversando. Um está em casa e outro na empresa. Imaginou a cena? Isso é possível graças às novas tecnologias aplicadas nos processos seletivos e, entre as mais comuns, está a entrevista online. A pandemia provocada pelo Coronavírus antecipou esse novo método de seleção que vinha sendo utilizado por recrutadores Brasil afora. Uma entrevista virtual é muito parecida com a presencial, porém existem algumas diferenças e você precisa se preparar para aproveitar as oportunidades e não deslizar em detalhes que podem fazer a diferença na avaliação.

Embora ainda pouco utilizado, a entrevista online de emprego pode virar tendência para o futuro do recrutamento e seleção. Mas como se destacar em um processo seletivo virtual? O assunto foi debatido em um encontro online com a gerente de gestão de pessoas na IMED, Caroline Decezaro.

 

Com o tema ‘Impulsione sua carreira: aprenda se destacar na entrevista online’, Caroline apontou aspectos que envolvem o antes, durante e depois da entrevista:

 

  • É importante organizar o currículo com informações atualizadas dos dados pessoais, contatos, formação acadêmica, experiências profissionais e projetos relevantes. Currículo objetivo de no máximo uma página e meia é atraente para o recrutador.

 

  • A organização do local é fundamental. Energia e conexão em todos os sentidos fazem a diferença. Verifique como está o sinal de Internet e também a bateria do celular ou notebook.

 

  • Demonstre entusiasmo, o recrutador quer conhecer a pessoa que está do outro lado da tela.

 

  • Enquadre a câmera e esteja em um lugar bem iluminado. Não permita que ruídos possam atrapalhar sua entrevista. Mas se tiver que parar por algum motivo, é só avisar o entrevistador.  Ser verdadeiro é fundamental em uma entrevista seja online ou presencial.

 

  •  Outra dica é escutar e quando for a hora de falar é necessário manter a calma e comunicar-se com clareza.

 

  • Acabou a entrevista é só aguardar o retorno. A maioria das empresas entram em contato mesmo quando o candidato não foi escolhido naquele momento.
  • Não se preocupe tanto com o cenário. Pode ser um fundo neutro ou uma parede clara. O que não pode é mostrar a casa ou escritório com bagunça. 

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.