Início Notícia Voltar

Pode fazer exercício físico durante a gravidez?

A prática de atividade física durante a gestação pode prevenir complicações na gravidez e ajudar no trabalho de parto



Data da Publicação da Notícia : 28/08/2020 08:57 por Assessoria de Imprensa - Universidade UNG

CapaNoticia
Banner Topo

A prática de atividade física durante a gestação, apropriada às condições da gestante, pode prevenir complicações na gravidez e ajudar no trabalho de parto. De acordo com o profissional de educação física e professor da Universidade UNG, Edison Tresca, a liberação para a prática dos exercícios deve ser feita por um médico ginecologista e o acompanhamento da realização destas atividades, por um profissional de educação física. 

"Qualquer indivíduo pode se prejudicar com a prática de atividades físicas exaustivas se esta exigência ultrapassar seus limites. Com uma grávida, os cuidados devem ser redobrados, pois seu metabolismo funciona por dois (ou mais) e não pode exigir do organismo o mesmo de antes da gravidez. Mulheres que já tinham uma rotina de treinamento possuem mais facilidade em exercitar-se durante a gravidez, sendo aconselhável reduzir a intensidade dos exercícios em cerca de 30% no início e, conforme o período gestacional avança, ir diminuindo", informou.   

Durante as atividades físicas, é importante que a grávida saiba reconhecer os sinais que seu corpo manifesta, como: dores articulares, falta de ar e cansaço extremo, por exemplo. Assim, atividades como caminhadas, ciclismo, aulas de ginástica aeróbica (sem impacto de saltos), step (baixa altura), esteira, elíptico, natação, hidroginástica e dança podem ser altamente benéficas. 

A musculação também é recomendada, mas evitando realizar exercícios com cargas muito elevadas. Recomenda-se, ainda, atividades que promovam o relaxamento, como alongamento e Pilates, tomando sempre os devidos cuidados de não exagerar nas amplitudes, pois, devido a ação de hormônios, as articulações das gestantes ficam mais instáveis, explicou Edison.

Segundo o Royal College of Obstetricians and Gynecologists, não é recomendada atividade física praticada sem orientação de um profissional, especialmente, em caso de gestação. "É indicado que a gestante, após um parto sem complicações, inicie imediatamente um programa de exercícios de intensidade moderada, como caminhadas, além de fortalecimento do assoalho pélvico e alongamentos", finaliza o professor.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.