Início Notícia Voltar

Humanização: UTI Neonatal do Hospital Unimed reforça ações de integração entre equipe e pais

Eles ainda não falam e, por isso, a equipe da UTI Neonatal preparou uma ajudinha para os pequenos guerreiros expressarem a seus pais cada boa nova durante a internação



Data da Publicação da Notícia : 27/08/2020 09:40 por

CapaNoticia
Banner Topo

Eles ainda não falam e, por isso, a equipe da UTI Neonatal preparou uma ajudinha para os pequenos guerreiros expressarem a seus pais cada boa nova durante a internação sob cuidados intensivos no Hospital Unimed Noroeste/RS. A ação faz parte do Projeto Humanizar, que tem como um dos pilares o acolhimento da família, para sentir-se mais segura durante o período em que o bebê está na Unidade. Tratam-se de pequenas placas, fixadas nos berços ou incubadoras, com recados de incentivo como: “Mamãe e papai! Quero escutar a voz de vocês, conversem comigo”, “Hoje quero um colinho pele a pele”, “Meu primeiro quilo”, “Hoje estou respirando sozinho! Uma grande conquista!”, entre outros.

A coordenadora do Serviço de Fisioterapia, Fabiane Mazzurana, explica que a iniciativa visa promover maior integração entre a equipe e a família durante as visitas, estimulando e encorajando os pais a acompanharem o desenvolvimento do filho e celebrar todas as conquistas, que embora pareçam pequenas, são grandiosas aos recém-nascidos. “Proporciona mais segurança para os pais, fazendo com que se sintam menos fragilizados neste momento”, destaca a fisioterapeuta, lembrando ainda que as placas deixam o ambiente mais colorido e acolhedor, além de demonstrar toda atenção da equipe voltada ao bebê.

Para Idiane Alice Persio, mãe do pequeno Samuel, a ação gera uma expectativa diária pela mensagem. “Qual será a surpresa hoje?”, ilustra, lembrando do recado “Passa um creminho em mim?!”, que remete a um momento que os pais conseguem ficar mais próximos do filho. “É muito bom”, afirma a mãe. Já Mauricio Luis Palharini, pai do bebê, acrescenta ser “motivador para os pais. De uma forma simples, passa a evolução que o bebê teve”, comenta recordando a frase “hoje estou respirando sozinho”. Samuel nasceu no dia 6 de agosto e desde então está na Unidade de Terapia Intensiva, atenção que foi evidenciada pela mamãe. “A palavra UTI já dá um susto na gente. Mas o tratamento, o cuidado e o carinho que a equipe tem com os bebês é gratificante. É amor pelo trabalho”, resume.

“Temos um cuidado constante de tornar o período de passagem pela UTI Neonatal mais leve possível, tanto para o bebê quanto para os pais, que não conseguem permanecer em tempo integral com o filho”, reforça o diretor técnico do Hospital Unimed, médico Jorge Montardo. Cita o esforço da equipe em assegurar ambiente e atendimento humanizado, reforçando os pilares Acolher, Cuidar e Aconchegar como centro do Projeto multidisciplinar da Unidade”.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.