Início Notícia Voltar

Campus da UFSM em Palmeira das Missões fez mais de 8 mil testes de Covid-19

Desde o mês de abril a UFSM-PM tem realizado a testagem de pacientes com sintomas do novo coronavírus para quase 50 municípios da região Norte do estado.



Data da Publicação da Notícia : 27/08/2020 08:24 por Assessoria de Comunicação UFSM-PM

CapaNoticia
Banner Topo

Desde o mês de abril, a Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões, tem realizado, através do Projeto de Extensão UFSM-Detecta, a testagem de pacientes com sintomas do novo coronavírus. Após 4 meses de intenso trabalho dos pesquisadores,  já foram realizados mais de 8 mil testes em quase 50 municípios da região Norte do estado.

Conforme o último Boletim Diagnóstico COVID-19 UFSM-PM, divulgado no dia 22 de agosto, a maioria dos pacientes que testou positivo para o novo coronavírus possui entre 30 e 39 anos. Desses, 54% são mulheres e 49%, homens. “Esse boletim se refere aos dados coletados pelo programa UFSM-DETECTA para o diagnóstico SARS-Cov-2. O primeiro gráfico mostra a evolução dos testes por semana de testagem. Percebemos que o número de casos de Covid-19 detectados aumentou na medida em que aumentou também o número de testes. O segundo gráfico mostra o número de testes por faixa etária. A maioria dos testes foi realizada em pessoas economicamente ativas (dos 20 aos 59 anos), portanto o número de casos positivos detectados também se concentra nessa faixa etária. O terceiro gráfico mostra que a maioria dos casos positivos ocorreu em mulheres, embora a maioria dos testes tenha sido feita em homens”, explica a docente Terimar Moresco.

Para chegar nessa quantidade de testes realizados e no número de municípios atendidos, foi necessária muita dedicação da equipe, conforme explica a docente Ângela Batista. ¨Temos uma equipe muito dedicada a melhorias constantes na rotina de trabalho e otimização das técnicas, o que possibilitou o aumento do quantitativo de testes diários. São alunos da graduação, pós-graduação, técnico-administrativos em educação e docentes motivados e empenhados até, por vezes, mais de 40 horas semanais para que possamos ajudar mais pessoas através da testagem em nossa região”.

Para Daniel Graichen, também docente da UFSM-PM, esses quatro meses de enfrentamento à pandemia e realização dos testes em Palmeira das Missões possibilitaram ainda mais a aproximação da Universidade com a comunidade local e, principalmente, regional. “O que eu vejo é que hoje em dia, após esses testes, a UFSM está de fato dentro de mais de 50 municípios da região através das testagens e, localmente, percebemos a utilidade extrema da UFSM na cidade”. Graichen ainda destaca a importância da profissionalização de estudantes de diversos cursos que estão tendo uma grande oportunidade em fazer parte da equipe de trabalho. “Formamos um corpo técnico extremamente qualificado, foram mais de 15 alunos que passaram pelo projeto até o momento e esses estudantes estão tendo uma experiência ímpar na sua formação e esperamos que esses acadêmicos, de fato, possam no futuro exercer na sua atividade profissional as técnicas que aprenderam aqui no laboratório”.

 O Boletim Informativo UFSM-PM, que traz a quantidade de testes realizados, o número de positivos, porcentagem de pacientes detectados com a doença e o número de municípios testados, é divulgado todos os sábados no Facebook UFSM Palmeira das Missões. De acordo com o último boletim, até o dia 22 de agosto, foram registrados 1411 casos positivos de Covid-19 em 47 municípios da região, o que equivale a um total de quase 18% de testes positivos.

Em caso de suspeita da doença, o paciente deve procurar uma Unidade de Saúde, pois a Universidade não recebe amostras que não sejam entregues pelos profissionais da Secretaria de Saúde dos municípios conveniados.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.