NORTE RS - -
   Cadastrar          Login
  Icone Facebook Norte RS Icone Instagram Norte RS Icone Contato Norte RS
Logo Norte RS
 

Publicidade Norte RS
As informações e opiniões expressas nesta coluna são de inteira responsabilidade do colunista e não necessariamente refletem o posicionamento deste portal

Amzop e Amuceleiro aprovam modelo de cogestão do distanciamento controlado

Maioria absoluta de gestores não aprovam o retorno das aulas neste momento

Região

Data da Publicação da Notícia : 24/08/2020 - 09:18

 
Foto Notícia Geral

Iniciativa foi decretada pelo Governo do Estado ainda na semana passada e depende da aceitação de cada região

 

Uma nova forma organizacional para a definição de medidas preventivas e restritivas foi colocada à disposição pelo governo do Estado a todas as regiões do Rio Grande do Sul, determinando e possibilitando que haja uma espécie de gestão compartilhada entre o Piratini e as cidades gaúchas. No caso das associações Amzop e Amuceleiro, uma reunião por videoconferência realizada na sexta-feira, 14, apresentou aos prefeitos a fórmula do projeto, que foi aceita pelos gestores. A partir disso, houve a formação de um comitê técnico, sendo encaminhado uma espécie de "Plano de Gestão", buscando a região poder flexibilizar as restrições da bandeira vermelha.

 

Famurs realiza reunião ordinária com representantes de regiões

 

O Presidente da Amzop, prefeito de Rodeio Bonito José Arno Ferrari e o Conselheiro Fiscal da Famurs, prefeito de Pinhal Edmilson Pelizari, participaram das tratativas de duas pautas importantes, em reunião realizada na manhã da última terça-feira, 18. Os assuntos foram a reforma tributária e o calendário escolar.

 

Preocupação com a produção agrícola é elencada

 

Tratando-se da reforma tributária, o assunto está sendo trabalhado e amplamente discutido pelo Conselho dos Secretários da Fazenda dos Municípios. Muitos setores e segmentos da economia gaúcha estão solicitando apoio da Famurs. A equipe de receitas está analisando todos os prós e contra, para que os municípios não tenham perdas de arrecadações. Um setor que está sendo cuidadosamente analisado é o da Cadeia Produtiva da Agricultura. Logo, a posição da Famurs está sendo encaminhada a conhecimento da Assembleia Legislativa, que irá apreciar e votar esta matéria.

 

Maioria absoluta de gestores não aprovam o retorno das aulas neste momento

 

Sobre o calendário escolar, foi apresentado aos presidentes da associações regionais a pesquisa de “volta às aulas”, realizada junto aos municípios, refletindo o sentimento dos prefeitos, que entendem não ser o momento para reiniciar as atividades.

Foram ouvidos 442 municípios, sendo que, 94,57%, manifestaram-se contrários, uns concordando para só depois da vacinação, outros quando diminuir o número de casos, e, a 25% dos gestores, somente no ano que vem. “Nós imaginávamos que haveria rejeição da proposta de calendário do Estado, mas não que os números fossem tão contundentes e fortes. Os números mostram a firmeza dos colegas do não retorno às aulas”, declarou o presidente da Famurs Maneco Hassen.

Em nova reunião, que ocorreu na manhã do dia seguinte, 19, não houve um acordo definitivo, ficando aberto o diálogo para uma próxima oportunidade.

Diante de alguns questionamentos, especialmente no que se refere a proibições de contratações de servidores para reposição dos quadros de professores, por exemplo, em razão do ano eleitoral, o MP e o TCE, embora destacando que a preocupação no momento é maior com a educação que a questão fiscal, irão elaborar uma nota específica com orientações aos gestores.

Por parte da secretaria de Saúde do Estado, ficou acordada a elaboração de um manual didático com orientações para toda a rede de Educação, sobre como preparar o ambiente escolar, em termos sanitários, organização e planejamento para a retomada das atividades.

Por fim ocorreu um acerto entre as partes, com suas respectivas confirmações, definindo nova reunião para a próxima terça-feira, 25, às 9h, quando novamente será restabelecido o diálogo, buscando esse entendimento. Até o próximo encontro, não haverá alteração do quadro.


Publicidade 660-110
 

Galeria
 
 
TAGS:
CATEGORIA: Variedades
Fonte: Assessoria de imprensa/Amzop
Colunista:
Arquivo:
Visualizar arquivo cadastrado

Voltar ao topo
 


Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS

 

Agências do INSS não funcionam hoje

 

Prefeitura promove capacitação sobre Sistema de Nota Fiscal Eletrônica na próxima semana

 

Garra, Resiliência e Paixão para a maratona da vida!

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


FAÇA O SEU COMENTÁRIO

Seu endereço de email não será publicado

MAIS VISUALIZADAS

 

Vidro e outros sucesso dos cinemas estão no Cine Globo Palmeira

 

Município ultrapassa meta de vacinação contra a Poliomielite e Sarampo

 

Suspeito de descumprimento de medidas protetivas é preso em Passo Fundo

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


Publicidade Norte RS
Logo Norte RS
Icone Facebook Icone Instagram Icone Contato


Icone Base Contato ENTRE EM CONTATO
 
 

NORTE RS
(54)9942-6757
(55)8442-4962
atendimento@norters.com.br

Icone Base Menu MENU NORTE RS
 
VARIEDADES
ECONOMIA E POLÍTICA
VÍDEOS
SAÚDE E BEM-ESTAR
ENTRETENIMENTO
POLICIAIS
 

ESPORTES
COLUNISTAS
OBITUÁRIO
GASTRONOMIA
EDUCAÇÃO
ESPECIAIS
CARIJO DA CANÇÃO GAÚCHA
 
 
NORTE RS. Todos os direitos reservados.
Logo Estúdio Sul