Início Notícia Voltar

Estado recebe 10 pedidos de reconsideração ao mapa preliminar da 16ª rodada do Distanciamento Controlado

?? o menor número de recursos enviados desde que a instância recursiva foi implementada, na sétima rodada.



Data da Publicação da Notícia : 24/08/2020 08:41 por Agência Brasil

CapaNoticia
Banner Topo

O governo do Estado contabilizou, nas últimas 36 horas, 10 pedidos de reconsideração por parte de municípios e de associações regionais ao mapa preliminar do Distanciamento Controlado da 16ª rodada. É o menor número de recursos enviados desde que a instância recursiva foi implementada, na sétima rodada.

Divulgado na sexta-feira (21/8), o levantamento aponta 13 regiões com bandeira vermelha (alto risco) e oito com laranja (risco médio).

Não houve pedido de bandeira laranja para amarela – todas as solicitações são de municípios e regiões preliminarmente em vermelho que pedem a bandeira laranja. 

No domingo passado (16/8), o mapa preliminar recebeu 28 recursos sobre as 16 regiões em bandeira vermelha. Em 9/8, foram 25 recursos. No dia 26/7, foram 49 pedidos de reconsideração. Na 11ª rodada, 59 recursos; na 10ª rodada, 63 pedidos; na nona, 37; na oitava houve o maior número até agora: 67; e na sétima rodada, primeira vez que o governo abriu a instância recursal, foram 30.

As 13 regiões preliminarmente classificadas com risco alto para o contágio por coronavírus são Santa Cruz do Sul, Lajeado, Taquara, Novo Hamburgo, Canoas, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Santo Ângelo, Santa Rosa, Capão da Canoa, Guaíba, Porto Alegre e Pelotas.

Veja como ficou o mapa preliminar no site https://distanciamentocontrolado.rs.gov.br.

DC semana16 mapa completo
Mapa preliminar divulgado na sexta (21/8) não assinala área em cogestão concedida posteriormente - Foto: SPGG

Desde o dia 11 de agosto, o governo do Estado decretou a possibilidade de gestão compartilhada do modelo de Distanciamento Controlado para regiões Covid e seus respectivos municípios que quiserem estabelecer protocolos regionais mais brandos.

Nove regiões deram entrada com pedidos e todas já estão habilitadas: Capão da Canoa, Taquara, Novo Hamburgo, Canoas, Porto Alegre, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas e Lajeado. Dessas regiões, 207 municípios optaram por adotar os protocolos regionais.

A região com o maior número de municípios habilitados é Palmeira das Missões, com 48 cidades. A região de Porto Alegre é a que tem menos municípios habilitados – somente quatro, que inclui a capital mais Cachoeirinha, Glorinha e Gravataí.

Conforme o mapa preliminar da 16ª rodada, 321 municípios (do total de 497) estão classificados em bandeira vermelha, somando 8.122.796 habitantes, ou seja, 71,7% da população gaúcha (total de 11.329.605 habitantes).

Desses, 138 municípios (680.792 habitantes, 6% do RS) podem adotar protocolos de bandeira laranja, porque cumprem os critérios da Regra 0-0, ou seja, não têm registro de óbito ou hospitalização de moradores nos últimos 14 dias, desde que a prefeitura crie um regulamento local.

Os pedidos de reconsideração serão avaliados pelas equipes técnicas do governo. A decisão será tomada pelo Gabinete de Crise nesta segunda-feira (24/8) e, à tarde, o mapa definitivo, vigente a partir de terça (25/8), será divulgado pelo governador Eduardo Leite.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.