NORTE RS - -
   Cadastrar          Login
  Icone Facebook Norte RS Icone Instagram Norte RS Icone Contato Norte RS
Logo Norte RS
 

Publicidade Norte RS
As informações e opiniões expressas nesta coluna são de inteira responsabilidade do colunista e não necessariamente refletem o posicionamento deste portal

Chuva da última semana ajudou RS a melhorar índice de isolamento social

Tempo nublado, com possibilidade de chuva, faz com que pessoas deixem de sair de casa.

Rio Grande do Sul

Data da Publicação da Notícia : 18/08/2020 - 08:58

 
Foto Notícia Geral

A instabilidade do tempo é um dos fatores que influenciam o comportamento da população. Períodos nos quais a chuva registra precipitação média acima de 10 mm, como ocorreu em alguns dias da semana passada, cresce a média de quem evita aglomerações ou sair de casa sem necessidade, se assemelhando aos finais de semana. É o que mostra o mais recente estudo do índice de isolamento social, divulgado nesta segunda-feira (17/8) pelo Comitê de Dados do governo do Estado no enfrentamento à Covid-19. No último período de sete dias do monitoramento, o índice ficou em 40,1%.

O resultado medido entre os domingos 9 e 16 de agosto recoloca o Rio Grande do Sul entre os Estados melhores posicionados no ranking nacional, agora no quarto lugar geral e acima da média do país, que segue estabilizada na faixa dos 38%. Na semana anterior, marcada pela reabertura das atividades do comercio não essencial, o RS havia despencado para 13ª posição do país, com 38,6% de índice de isolamento, o menor desde o mês de março. Para auxiliar no combate ao contágio pelo novo coronavírus, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda distanciamento mínimo de 50%.

O comportamento dos gaúchos segue à frente dos Estados vizinhos. Santa Catarina (38,3%) e Paraná (38%) se mantêm próximos da média nacional e na segunda metade da tabela. O RS fica atrás apenas de Acre (42%), Piauí (41,4%) e Ceará (40%).

Isolamento nas regiões

A região Covid de Pelotas segue apresentando os maiores indicadores em termos de isolamento social. Na última semana, a média na região ficou em 48,4%, quase sete pontos percentuais acima do monitoramento anterior. Com medidas mais rígidas adotadas por algumas cidades, inclusive decretando lockdown, a área de Pelotas chegou a emplacar média de 56,4% nos finais de semana.

As demais regiões que lideram o ranking estadual são, pela ordem, a de Porto Alegre (41,4%), Capão da Canoa (40,4%) e Uruguaiana (39,8%).

As regiões de Bagé (35,4%), Lajeado (35,5%), Caxias do Sul (36,1%) e Santa Cruz do Sul (36,1%) estão entre as com os menores índices de isolamento social.

O levantamento a partir do monitoramento de aplicativos em celulares, com base em dados disponibilizados pela empresa InLoco, confirma um comportamento diferente dos gaúchos em fins de semana, quando o índice de isolamento, na última coleta, ficou 44,4%. Nos dias úteis o percentual de quem evitou se aglomerar ficou em 38,4%.

O estudo passou a ser apresentado aos integrantes do Gabinete de Crise do governo do Estado nas reuniões das segundas-feiras, quando são analisados os recursos de prefeituras e associações de municípios à versão preliminar do mapa do Distanciamento Controlado que passa vigorar no dia seguinte.

• Clique aqui e acesse o levantamento do índice de isolamento social no RS durante a pandemia com dados até 16/8/2020


Publicidade 660-110
 

Galeria
 
 
TAGS:
CATEGORIA: Covid-19
Fonte:
Colunista:
Arquivo:
Visualizar arquivo cadastrado

Voltar ao topo
 


Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS

 

Prefeitura de Palmeira das Missões decreta novas medidas de segurança para enfrentamento do Covid-19

 

Espanha iniciará programa de vacinação em janeiro

 

Uma semana após as eleições, região de Palmeira das Missões volta para bandeira vermelha

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


FAÇA O SEU COMENTÁRIO

Seu endereço de email não será publicado

MAIS VISUALIZADAS

 

PRF apreende 7500 maços de cigarro em Nonoai, Norte do RS

 

Acadêmicos de Agronomia e Medicina Veterinária realizam visita técnica a  Expointer

 

Realizada mais uma edição do Gaitaço de Constantina

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


Publicidade Norte RS
Logo Norte RS
Icone Facebook Icone Instagram Icone Contato


Icone Base Contato ENTRE EM CONTATO
 
 

NORTE RS
(54)9942-6757
(55)8442-4962
atendimento@norters.com.br

Icone Base Menu MENU NORTE RS
 
VARIEDADES
ECONOMIA E POLÍTICA
VÍDEOS
SAÚDE E BEM-ESTAR
ENTRETENIMENTO
POLICIAIS
 

ESPORTES
COLUNISTAS
OBITUÁRIO
GASTRONOMIA
EDUCAÇÃO
ESPECIAIS
CARIJO DA CANÇÃO GAÚCHA
 
 
NORTE RS. Todos os direitos reservados.
Logo Estúdio Sul