NORTE RS - -
   Cadastrar          Login
  Icone Facebook Norte RS Icone Instagram Norte RS Icone Contato Norte RS
Logo Norte RS
 

Publicidade Norte RS
As informações e opiniões expressas nesta coluna são de inteira responsabilidade do colunista e não necessariamente refletem o posicionamento deste portal

Região de Palmeira das Missões volta para bandeira vermelha

Aumento de casos e baixa capacidade do sistema local de saúde estão entre as causas desta situação

Região

Data da Publicação da Notícia : 10/08/2020 - 17:23

 
Foto Notícia Geral

São nove as regiões em bandeira vermelha no mapa definitivo da 14ª rodada do modelo de Distanciamento Controlado. A divulgação foi feita pelo governador Eduardo Leite em transmissão pelas redes sociais nesta segunda-feira (10/8). As bandeiras ficam vigentes a partir da 0h desta terça (11/8) até as 23h59 da próxima segunda-feira (17/8).

Divulgado na sexta-feira (7/8), o mapa preliminar da 14ª rodada classificou 12 regiões como de alto risco epidemiológico. Depois de análise dos 25 pedidos de reconsideração enviados por municípios e associações regionais, o Gabinete de Crise acatou o recurso de três regiões, resultando em 12 regiões com bandeira laranja (risco médio).

O mapa definitivo – com nove regiões em bandeira vermelha e 12 em laranja –, mais a classificação de todas as áreas e os respectivos protocolos recomendados podem ser acessados em https://distanciamentocontrolado.rs.gov.br.

DC semana14 pós recursos mapa completo

“Analisamos uma série de indicadores, como internações, óbitos, proporção de leitos livres por ocupados, ou seja, vários dados que nos ajudam a entender o nível de risco do avanço da velocidade da doença em cada uma das regiões do Estado e também o risco de colapso do sistema hospitalar. O final do mês de junho e o mês de julho seguramente foram os períodos mais difíceis, com velocidade de internações muito alta, mas temos expectativa de que, com a colaboração da população, possamos ver uma redução”, disse Leite.

O governo do Estado aceitou a reconsideração de Bagé, cujo pedido foi encaminhado pelo município para toda a região, e das associações regionais de Guaíba e Uruguaiana.

O Gabinete de Crise indeferiu os recursos apresentados pelas regiões de Passo Fundo, Palmeira das Missões, Erechim, Capão da Canoa, Taquara, Canoas e Pelotas, que permanecem em bandeira vermelha, por terem apresentado alto nível de ocupação dos leitos e de propagação do vírus.

Os sete se somam a Novo Hamburgo e Porto Alegre, que já estavam em vermelho, e seus representantes não apresentaram pedido de reconsideração.

"O modelo de Distanciamento Controlado serve para que possamos estabelecer as restrições na região, na proporção e no momento em que forem adequados, e serviu de inspiração para outros Estados, que adotaram a mesma política para regionalizar e definir as restrições de acordo com os riscos", relembrou.

Regra 0-0

Depois da análise de recursos, o Estado ficou com 239 municípios sob bandeira vermelha, o que corresponde a 59,3% da população gaúcha (6.720.617 habitantes). Desse total, 115 municípios não tiveram registro de hospitalização e óbito por Covid-19 de morador nos 14 dias anteriores ao levantamento – equivalente a 4,9% da população gaúcha (554.999 habitantes).

As prefeituras dessas cidades se adequam à chamada Regra 0-0 e podem, portanto, adotar protocolos previstos na bandeira laranja por meio de regulamento próprio. Basta que mantenham atualizados os registros nos sistemas oficiais e adotem, por meio de decreto, regulamento próprio, com protocolos para as atividades previstas na bandeira laranja.

• Clique aqui e veja os municípios que se enquadram na Regra 0-0.

RECURSOS DEFERIDOS

REGIÕES (3)

 Guaíba: a nova região de Guaíba demonstrou certa estabilização, melhora na relação entre casos ativos e recuperados, e hospitalizações abaixo de 10 para cada 100 mil habitantes. A região inspira cuidados, mas o Gabinete de Crise entende que Guaíba pode adotar protocolos de bandeira laranja nesta semana.

 Uruguaiana: diminuição de óbitos de 10 para dois óbitos, além de um nível baixo de hospitalizações. Houve, de fato, aumento de hospitalizações na região de Uruguaiana, de 21 para 30 (43% de aumento), mas a capacidade hospitalar ainda é alta, de 1,65 leito livre para cada leito ocupado por Covid-19. Há indicadores que demonstram uma piora na região, mas o Gabinete de Crise entende que não é suficiente para enquadrar a região na bandeira vermelha.

• Bagé (município fez o pedido para a região): diminuição no número de hospitalizações de 11 para sete casos, estabilização de óbitos e diminuição no indicador que mede os casos ativos/recuperados. A região de Bagé foi muito influenciada pelos indicadores da macrorregião Sul, mas o governo entende que Bagé pode seguir na bandeira laranja.

MUNICÍPIOS (2)

• Iraí (região de Palmeira das Missões - registro de hospitalização)
• Ivoti (região de Novo Hamburgo - registro de hospitalização)

 

RECURSOS INDEFERIDOS

REGIÕES (7)

•  Passo Fundo
•  Palmeira das Missões
•  Erechim
•  Capão da Canoa
•  Taquara
•  Canoas
•  Pelotas (município fez o pedido para a região)

 

NÃO ENVIARAM RECURSO

•  Novo Hamburgo
•  Porto Alegre

• Clique aqui e acesse o levantamento completo da 14ª rodada do Distanciamento Controlado após as reconsiderações.


Publicidade 660-110
 

Galeria
 
 
TAGS:
CATEGORIA: Covid-19
Fonte: Secom
Colunista:
Arquivo:
Visualizar arquivo cadastrado

Voltar ao topo
 


Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS

 

Todas as regiões do Estado ficam em bandeira vermelha

 

Bolsonaro afirma que plano nacional de imunização está praticamente pronto

 

Fiscalização do município e BM encerram festa clandestina e organizadores são multados em R$ 5 mil

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


FAÇA O SEU COMENTÁRIO

Seu endereço de email não será publicado

MAIS VISUALIZADAS

 

Palmeira das Missões 145 anos: aberta a Semana do Município

 

Confira os ganhadores do Troféu Desenvolvimento 2019

 

Brasil joga mal e empata em estreia na Copa da Rússia

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


Publicidade Norte RS
Logo Norte RS
Icone Facebook Icone Instagram Icone Contato


Icone Base Contato ENTRE EM CONTATO
 
 

NORTE RS
(54)9942-6757
(55)8442-4962
atendimento@norters.com.br

Icone Base Menu MENU NORTE RS
 
VARIEDADES
ECONOMIA E POLÍTICA
VÍDEOS
SAÚDE E BEM-ESTAR
ENTRETENIMENTO
POLICIAIS
 

ESPORTES
COLUNISTAS
OBITUÁRIO
GASTRONOMIA
EDUCAÇÃO
ESPECIAIS
CARIJO DA CANÇÃO GAÚCHA
 
 
NORTE RS. Todos os direitos reservados.
Logo Estúdio Sul