Início Notícia Voltar

Você sabe o que é adenoidite?

Confira os cuidados necessários com seus filhos



Data da Publicação da Notícia : 27/07/2020 09:04 por Natieli Batistela -Hospital de Clínicas de Passo Fundo

CapaNoticia
Banner Topo

“Adenoidite é a inflamação da Adenoide, que faz parte do tecido lindoide, localizado na rinofaringe, tal local não é possível ser visualizado quando se abre a boca, só através de exames complementares como, por exemplo, radiografia ou endoscopia nasal.” esclarece a médica otorrinolaringologista, que atua no Hospital de Clínicas, Dra. Thaís Marques da Costa.

A especialista explica que as adenoides atuam na proteção do organismo. “Como as adenoides são de constituição imunológica tem a função de defesa contra germes invasores. Mas, quando as inflamações começam a ser repetitivas e/ou o crescimento (hipertrofia) das adenoides passa a ser muito rápido, pode causar muito incômodo, como dificultar a respiração e obstruir a tuba auditiva (canal de comunicação entre o nariz e o ouvido médio) levando a otites e até perdas auditivas.”

Em torno dos sete anos de idade, elas começam a reduzir de tamanho. Porém, os casos de hipertrofia podem prejudicar a qualidade de vida do paciente, sendo necessária a avaliação especializada. “É recomendável consultar um otorrinolaringologista para avaliar a gravidade da hipertrofia da adenoide e se há necessidade de cirurgia ou de outro tratamento. De qualquer maneira, a higiene nasal com soro fisiológico 0.9%, lavar bem as mãos com água e sabão e não tomar remédio por conta própria é sempre uma forma de prevenção adequada.” enfatiza.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.