Início Notícia Voltar

Prefeitura instala novos containers e lixeiras para destinação de resíduos secos e orgânicos

Ao todo são 26 containers, 156 lixeiras monobloco e 50 suportes metálicos para 2 lixeiras monobloco, a fim de atender reposição das que estão faltando, substituir as danificadas ou ainda instalar novas em locais necessários.



Data da Publicação da Notícia : 22/07/2020 10:45 por Prefeitura Palmeira das Missões

CapaNoticia
Banner Topo

A Prefeitura por meio das Secretarias de Mobilidade Urbana, Planejamento e Meio Ambiente e de Serviços Essenciais, realizou a instalação de novos containers e lixeiras em pontos estratégicos da cidade nesta terça-feira (21).

Ao todo são 26 containers, 156 lixeiras monobloco e 50 suportes metálicos para 2 lixeiras monobloco, a fim de atender reposição das que estão faltando, substituir as danificadas ou ainda instalar novas em locais necessários.

O investimento total da compra dos equipamentos é de R$ 36 mil, com recursos oriundos do retorno pela Concessão do Estacionamento Rotativo, e vem no momento atender a aquisição de mobiliário urbano para área de coleta seletiva de lixo residencial e principalmente comercial no centro e em locais próximos de prédios públicos, praças, escolas e pontos de parada de ônibus.

Os containers e lixeiras da cor amarela são destinados ao lixo seco, já os marrons ao lixo orgânico, conforme legislação exclusiva de coleta seletiva já implantada no município pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, para que sejam recolhidos pela empresa contratada.

Entretanto, é solicitado aos munícipes e demais usuários para que atentem à colocação de lixo realmente orgânico (recipiente marrom) ou seco (recipiente amarelo), sempre embalados. Não poderão ser colocados em hipótese alguma: materiais ou resíduos de limpeza de terrenos, construção civil, móveis velhos, isopor ou outros que não se enquadrem em ambas as categorias. Os materiais e resíduos que não se enquadram na coleta seletiva devem ser descartados em container de iniciativa privada, devidamente licenciados para os quais devem ser contratados pelos proprietários dos imóveis.

Confira a diferença entre lixo seco e orgânico, para descartá-los corretamente:

Lixo seco (amarelo):

O lixo seco inclui todo tipo de material e resíduo que pode ser limpo e tratado para ser reciclado ou reutilizado. Materiais como papéis, jornais, revistas, caixas, sacolas plásticas e etc. Outros materiais como garrafas e latas também são incluídos aqui, desde que tenham sido lavados e secos após o uso.

Lixo orgânico (marrom):

Lixos considerados orgânicos são aqueles que se encontram sujos por alguma substância. Por exemplo: papel higiênico, fraldas descartáveis, lenços, restos de comida, garrafas de vidro quebradas que continham alguma substância líquida (mas que estejam devidamente embaladas) e até mesmo bitucas de cigarro. Basicamente, é todo aquele tipo de lixo que não pode passar por algum processo de lavagem e limpeza.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.