Início Notícia Voltar

Hospital de Clínicas completa 106 anos integrando experiência e qualidade na assistência em saúde

O HC foi o primeiro hospital fundado em Passo Fundo, no dia 20 de julho de 1914, idealizado para atender as demandas em saúde da região que, naquela época, precisava se deslocar grandes distâncias para obter atendimento médico.



Data da Publicação da Notícia : 21/07/2020 09:22 por Natieli Batistela -Hospital de Clínicas de Passo Fundo

CapaNoticia
Banner Topo

O investimento na evolução dos serviços e tecnologias aliado à humanização no atendimento é uma das premissas do Hospital de Clínicas (HC) de Passo Fundo. O HC foi o primeiro hospital fundado em Passo Fundo, no dia 20 de julho de 1914, idealizado para atender as demandas em saúde da região que, naquela época, precisava se deslocar grandes distâncias para obter atendimento médico.

O pioneirismo das ações do Hospital de Clínicas foi fundamental também durante a epidemia de gripe espanhola, que atingiu o país em 1918, quando mais de 70 pessoas acometidas pela doença foram atendidas pela instituição. “A atuação do Hospital de Clínicas teve início em um contexto de pandemia, a ‘Gripe Espanhola’, quando, em 1918, com a estrutura hospitalar ainda em construção, foi alugada uma casa de madeira e transformada em enfermaria, só para receber pacientes contaminados, que eram deixados na rua para não contaminarem os familiares. Desde a fundação em 1914, o pioneirismo das ações do HC foi fundamental para o atendimento de Passo Fundo e região, pois não havia outros hospitais para atender os doentes, que precisavam ser levados a Porto Alegre, de trem, e a Caxias do Sul, a cavalo ou de carroça. Para suprir esta lacuna foi criada a instituição Hospital de Caridade de Passo Fundo, que mais tarde recebeu o nome de Hospital da Cidade de Passo Fundo e desde 2018 passou a se chamar Hospital de Clínicas de Passo Fundo.” destacou o presidente do HC, Paulo Adil Ferenci.

Mais de cem anos depois, a importância do Hospital de Clínicas para o atendimento da população é reafirmada durante a atual pandemia de coronavírus. O Hospital de Clínicas é referência para o tratamento da covid-19 e atendeu mais de trinta cidades da região.

 “Aos 106 anos depois este contexto se repete, enfrentando outra pandemia, a Covid-19, agora com a instituição muito melhor preparada para o atendimento da população. Curiosidade de 100 anos atrás: os serviços de enfermagem junto aos doentes eram prestados pelos sócios, que se revezavam semanalmente. Mesmo sendo a Gripe Espanhola altamente contagiosa, nenhum dos sócios que assistiram os doentes, e nenhum dos seus familiares, foram contaminados. Isso evidencia que Deus protege quem faz o bem ao próximo. E como protegeu naquela época, protege ainda hoje, porque o amor ao próximo é o sentimento que move todos os colaboradores do HC. Hoje o Hospital de Clínicas, embora muito mais evoluído em relação àquela época, é um Hospital de excelência em várias especialidades, sendo considerado referência estadual e regional para especialidades como a cardiologia, oncologia, entre outras e continuamos prestando estes serviços também durante a pandemia de covid-19.” evidenciou Paulo Adil Ferenci.

Referência Macrorregional

Com a missão institucional de promover melhorias na qualidade de vida das pessoas, por meio de ações integradas de assistência à saúde, ensino e pesquisa, o Hospital de Clínicas se consolida como referência macrorregional para o atendimento a uma população de mais de cento e cinquenta municípios, correspondentes a cinco Coordenadorias Regionais de Saúde, centralizadas nas cidades de Passo Fundo, Erechim, Palmeira das Missões, Alegrete e Frederico Westphalen. “Os dados consolidados ilustram com clareza o desenvolvimento do Hospital de Clínicas de Passo Fundo nos últimos anos. Ao longo de 2019, o HC atendeu a população oriunda de 448 municípios da região, atingindo a marca de mais de vinte mil internações. As evoluções vão além de modificações na estrutura física, abrangendo investimentos também na melhoria da gestão dos processos assistenciais. Estes resultados fortalecem nosso compromisso com a comunidade e nos incentivam a prosseguir no processo de melhoria contínua no atendimento integral e humanizado à população.” enfatizou o administrador do HC, Luciney Bohrer.

Formação e qualificação de profissionais para a área da saúde

Certificado como Hospital de Ensino pelo Ministério da Saúde desde o ano de 2005, o HC atua como cenário de prática de atividades de graduação e pós-graduação integrando diversos cursos da área da saúde.

Atualmente a instituição possui também dois Programas de Residência Multiprofissional com a chancela do Hospital de Clínicas de Passo Fundo nas áreas de Urgência e Emergência/Intensivismo, em parceria com as prefeituras de Mato Castelhano e Passo Fundo e na área Materno-Infantil/Neonatologia, em parceria com a Prefeitura de Passo Fundo. Além dos programas de pós-graduação, o HC atua na formação técnica de profissionais de enfermagem para o mercado de trabalho, através da Escola de Educação Profissional.

 

Qualidade certificada

A certificação ONA – Nível 1 conquistada pelo HC reflete a qualidade na assistência hospitalar, na formação de recursos humanos e na geração de novos conhecimentos. A instituição foi avaliada a partir de critérios voltados para a segurança de todos os processos assistenciais relacionados ao paciente, seguindo padrões internacionais. “Esta conquista representa externamente aquilo que internamente a gente vivencia nas últimas duas décadas. A transformação, a evolução, a construção de uma instituição sólida, com uma alta complexidade e uma alta resolutividade nos programas de saúde, foi construída ao longo deste período e este certificado vem para consolidar externamente a posição que a instituição vive hoje.” pontuou o diretor técnico, Dr. Juarez Dal Vesco.

Alinhados à missão institucional, as equipes multiprofissionais do HC oferecem a cada paciente, acompanhante ou visitante atenção e cuidado altamente qualificado e humanizado. “O Hospital de Clínicas possui um corpo clínico e equipe multiprofissional altamente qualificados, abrangendo áreas de média e alta complexidade e oferecendo à comunidade completa assistência em saúde.” frisou o coordenador médico do HC, Dr. Rosemar Stefenon.

Olhar para o futuro

Reconhecido pela excelência na prática assistencial, médica e de gestão, o Hospital de Clínicas celebra as conquistas alcançadas ao longo dos 106 anos de sua trajetória investindo na evolução, solidificada através do comprometimento, ética, qualidade, segurança, sustentabilidade e valorização das pessoas, valores institucionais de norteiam as ações do HC.

A premissa de crescer integrando a trajetória centenária às inovações é explicitada diariamente através dos projetos de ampliação e revitalização que potencializam e qualificam o atendimento à comunidade regional. Para marcar os 106 anos da instituição, o novo Centro de Diagnóstico do HC entrou em funcionamento recentemente, com acesso pela rua Silva Jardim, em uma estrutura moderna ampla e acolhedora, aliada à qualidade técnica de todos os profissionais envolvidos no atendimento aos pacientes.

Projetando o futuro, as obras de ampliação e reforma da nova Unidade de Emergência do HC que estão em andamento oferecerão à comunidade a qualificação do atendimento prestado e a ampliação de novos serviços. Somando-se a esta inovação, a construção de um novo edifício na rua Silva destinado à ampliação do Centro Cirúrgico e leitos de internação delineiam os caminhos de evolução institucional.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.