Início Notícia Voltar

Professora do Cesurg publica estudo em revista britânica

Estudo trata da reprodução equina e medicina comparada



Data da Publicação da Notícia : 09/07/2020 09:52 por Vera Rebonatto - Cesurg

CapaNoticia

Dinâmica ovariana das minipôneis foi objeto de pesquisa do grupo de estudos da professora Dra. Fabiola Albrecht

Banner Topo

Um estudo desenvolvido pela docente do Centro de Ensino Superior Riograndense (Cesurg) de Sarandi, a doutora Fabiola Freire Albrecht foi publicado em junho em uma revista britânica, a Journal of Equine Veterinary Science. Intitulado “Dinâmica lútea em éguas miniatura: potencial de pesquisa no campo da reprodução humana” (em tradução livre), o artigo do estudo trata da reprodução equina e medicina comparada.

De acordo com a pesquisadora, a Dra. Fabiola, há tempos a dinâmica ovariana de bovinas e equinas é estudada pela semelhança com a das mulheres. Durante a pesquisa, apurou-se que a dinâmica ovariana na minipônei é bastante semelhante à de éguas maiores, com a vantagem de seu pequeno tamanho e, consequentemente, maior facilidade de manejo e manutenção. 

Neste experimento procuramos compreender melhor os eventos do período pós-ovulatório, e concluímos que a minipônei tem grande potencial como modelo experimental para estudos elucidativos e comparativos no campo da reprodução”, constata a doutora.

 A pesquisa seria apresentada no 10° Simpósio Internacional em Transferência de Embriões em Equinos (ISEET), na cidade de Pisa, Itália, nos dias 3, 4 e 5 de julho, mas em virtude da pandemia do novo coronavírus, o evento foi transferido para 2021, sendo este ano limitado à publicação no periódico.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.