NORTE RS - -
   Cadastrar          Login
  Icone Facebook Norte RS Icone Instagram Norte RS Icone Contato Norte RS
Logo Norte RS
 

Publicidade Norte RS

Brasil e Uruguai constroem Plano de Contingência conjunto para a área de fronteira

Além de adotarem as mesmas regras de distanciamento e de abertura do comércio, as cidades fronteiriças também irão proporcionar testagem conjunta contra a doença e estabelecer um mecanismo único de controle da proliferação da Covid-19

Brasil

Data da Publicação da Notícia : 12/06/2020 - 09:05

 
Foto Notícia Geral

Autoridades da área da Saúde brasileiras e uruguaias estão trabalhando em conjunto para combater a epidemia da Covid-19 na área de fronteira entre os dois países. A secretária da Saúde, Arita Bergmann, se reuniu nesta quarta-feira (10), em videoconferência, com representantes dos Ministérios da Saúde do Brasil e do Uruguai, para discutir a formação de um Centro Binacional de Operações de Emergências para resposta ao novo coronavírus e elaborar um Plano de Contingência Binacional.

A ideia é abordar questões de vigilância, suporte laboratorial e medidas de controle da infecção em pontos de entrada entre os dois países e promover ações integradas entre as vigilâncias em saúde, assistência à população nas cidades fronteiriças e compartilhamento de informações. Neste primeiro momento, as atenções estão voltadas essencialmente para as cidades de Santana do Livramento e Rivera, por ser um dos locais de maior fluxo de turismo do sul do Brasil.

“O trabalho de cooperação na área da saúde com o Uruguai acontece há mais tempo, mas essa troca de experiências se torna ainda mais importante nesta época de pandemia”, pontuou a secretária Arita. “Nosso propósito é salvar vidas, independente de ser brasileira ou uruguaia”, completou.

De acordo com a diretora-geral de coordenação do Ministério da Saúde Pública do Uruguai, Karina Rando, as ações devem ser pensadas nos três eixos: prevenção, assistência e vigilância.

Além de adotarem as mesmas regras de distanciamento e de abertura do comércio, as cidades fronteiriças também irão proporcionar testagem conjunta contra a doença e estabelecer um mecanismo único de controle da proliferação da Covid-19. Como regra geral, valerão as normas das bandeiras do plano de distanciamento controlado gaúcho.

Além de Livramento e Rivera, as cidades que farão parte do acordo são: Aceguá (RS) e Acegua (Uruguai); Quaraí (RS) e Artigas (Uruguai); Barra do Quaraí (RS) e Bella Union (Uruguai); Chuí (RS) e Chuy (Uruguai); e Jaguarão (RS) e Rio Branco (Uruguai).

Também participaram da reunião a secretária de Relações Federativas e Internacionais do RS, Ana Amélia Lemos, autoridades municipais de saúde de Santana do Livramento e Rivera, os embaixadores de ambos os países e deputados estaduais.


Publicidade 660-110
 

Galeria
 
 
TAGS:
CATEGORIA: Economia e Política
Fonte: SES/RS
Colunista:
Arquivo:
Visualizar arquivo cadastrado

Voltar ao topo
 


Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS

 

Receita abre hoje consulta a lote residual de restituição do IR

 

EUA: debate mais moderado revela diferentes visões do mundo

 

Vereadores aprovam criação de CPI para investigar distribuição de milho

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


FAÇA O SEU COMENTÁRIO

Seu endereço de email não será publicado

MAIS VISUALIZADAS

 

Eleições 2018: NorteRS aprenta as propostas dos candidatos à presidência do Brasil

 

Semana interna de prevenção de acidentes encerra com gincana para funcionários

 

APAE de Chapada participou do VIII Festival Regional de Artes

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


Publicidade Norte RS
Logo Norte RS
Icone Facebook Icone Instagram Icone Contato


Icone Base Contato ENTRE EM CONTATO
 
 

NORTE RS
(54)9942-6757
(55)8442-4962
atendimento@norters.com.br

Icone Base Menu MENU NORTE RS
 
VARIEDADES
ECONOMIA E POLÍTICA
VÍDEOS
SAÚDE E BEM-ESTAR
ENTRETENIMENTO
POLICIAIS
 

ESPORTES
COLUNISTAS
OBITUÁRIO
GASTRONOMIA
EDUCAÇÃO
ESPECIAIS
CARIJO DA CANÇÃO GAÚCHA
 
 
NORTE RS. Todos os direitos reservados.
Logo Estúdio Sul