NORTE RS - -
   Cadastrar          Login
  Icone Facebook Norte RS Icone Instagram Norte RS Icone Contato Norte RS
Logo Norte RS
 

Publicidade Norte RS
As informações e opiniões expressas nesta coluna são de inteira responsabilidade do colunista e não necessariamente refletem o posicionamento deste portal

Brasil e Uruguai constroem Plano de Contingência conjunto para a área de fronteira

Além de adotarem as mesmas regras de distanciamento e de abertura do comércio, as cidades fronteiriças também irão proporcionar testagem conjunta contra a doença e estabelecer um mecanismo único de controle da proliferação da Covid-19

Brasil

Data da Publicação da Notícia : 12/06/2020 - 09:05

 
Foto Notícia Geral

Autoridades da área da Saúde brasileiras e uruguaias estão trabalhando em conjunto para combater a epidemia da Covid-19 na área de fronteira entre os dois países. A secretária da Saúde, Arita Bergmann, se reuniu nesta quarta-feira (10), em videoconferência, com representantes dos Ministérios da Saúde do Brasil e do Uruguai, para discutir a formação de um Centro Binacional de Operações de Emergências para resposta ao novo coronavírus e elaborar um Plano de Contingência Binacional.

A ideia é abordar questões de vigilância, suporte laboratorial e medidas de controle da infecção em pontos de entrada entre os dois países e promover ações integradas entre as vigilâncias em saúde, assistência à população nas cidades fronteiriças e compartilhamento de informações. Neste primeiro momento, as atenções estão voltadas essencialmente para as cidades de Santana do Livramento e Rivera, por ser um dos locais de maior fluxo de turismo do sul do Brasil.

“O trabalho de cooperação na área da saúde com o Uruguai acontece há mais tempo, mas essa troca de experiências se torna ainda mais importante nesta época de pandemia”, pontuou a secretária Arita. “Nosso propósito é salvar vidas, independente de ser brasileira ou uruguaia”, completou.

De acordo com a diretora-geral de coordenação do Ministério da Saúde Pública do Uruguai, Karina Rando, as ações devem ser pensadas nos três eixos: prevenção, assistência e vigilância.

Além de adotarem as mesmas regras de distanciamento e de abertura do comércio, as cidades fronteiriças também irão proporcionar testagem conjunta contra a doença e estabelecer um mecanismo único de controle da proliferação da Covid-19. Como regra geral, valerão as normas das bandeiras do plano de distanciamento controlado gaúcho.

Além de Livramento e Rivera, as cidades que farão parte do acordo são: Aceguá (RS) e Acegua (Uruguai); Quaraí (RS) e Artigas (Uruguai); Barra do Quaraí (RS) e Bella Union (Uruguai); Chuí (RS) e Chuy (Uruguai); e Jaguarão (RS) e Rio Branco (Uruguai).

Também participaram da reunião a secretária de Relações Federativas e Internacionais do RS, Ana Amélia Lemos, autoridades municipais de saúde de Santana do Livramento e Rivera, os embaixadores de ambos os países e deputados estaduais.


Publicidade 660-110
 

Galeria
 
 
TAGS:
CATEGORIA: Economia e Política
Fonte: SES/RS
Colunista:
Arquivo:
Visualizar arquivo cadastrado

Voltar ao topo
 


Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS

 

Biden anuncia retorno dos EUA ao Acordo de Paris

 

Prefeitura de Sarandi gastou mais de R$ 1,2 milhão em horas extras somente em 2020

 

Joe Biden toma posse como presidente dos EUA em evento virtual

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


FAÇA O SEU COMENTÁRIO

Seu endereço de email não será publicado

MAIS VISUALIZADAS

 

Prefeitos da Amzop seguem com dúvidas sobre volta as aulas presenciais

 

Brigada Militar de Palmeira das Missões realiza distribuição de presentes da Ação Criança Feliz

 

Governo federal anuncia aumento do piso dos professores

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


Logo Norte RS
Icone Facebook Icone Instagram Icone Contato


Icone Base Contato ENTRE EM CONTATO
 
 

NORTE RS
(54)9942-6757
(55)8442-4962
atendimento@norters.com.br

Icone Base Menu MENU NORTE RS
 
VARIEDADES
ECONOMIA E POLÍTICA
VÍDEOS
SAÚDE E BEM-ESTAR
ENTRETENIMENTO
POLICIAIS
 

ESPORTES
COLUNISTAS
OBITUÁRIO
GASTRONOMIA
EDUCAÇÃO
ESPECIAIS
CARIJO DA CANÇÃO GAÚCHA
 
 
NORTE RS. Todos os direitos reservados.
Logo Estúdio Sul