Início Notícia Voltar

Trigêmeos com idades gestacionais diferentes que nasceram no Hospital de Clínicas se reuniram novamente neste domingo

Com idades gestacionais diferentes, os irmãos Felipe e Eduardo foram concebidos com cerca de duas semanas de diferença do irmão mais novo Isaac



Data da Publicação da Notícia : 18/05/2020 08:17 por Natieli Batistela -Hospital de Clínicas de Passo Fundo

CapaNoticia
Banner Topo

A descoberta de uma gravidez é um dos momentos mais aguardados por muitos casais. A gestação traz consigo novas descobertas e a mudança da rotina familiar para a chegada do novo integrante. Para o casal Cassiane Barcelos Oliveira e Cleber Franco, a intensidade desta descoberta foi triplicada pelos irmãos Felipe, Eduardo e Isaac.

 “É um amor triplicado” define a mãe Cassiane, que juntamente ao pai Cleber puderam reunir novamente a família após mais de sessenta dias de internação hospitalar. Os trigêmeos Felipe, Eduardo e Isaac nasceram no Hospital de Clínicas (HC) de Passo Fundo no dia 12 de março e tiveram o acompanhamento e cuidados da equipe da UTI Neonatal da instituição. Neste domingo (17), os pais e irmãos reencontram o caçula Isaac, último dos trigêmeos a receber alta hospitalar.

Com idades gestacionais diferentes, os irmãos Felipe e Eduardo foram concebidos com cerca de duas semanas de diferença do irmão mais novo Isaac, surpreendendo os pais Cassiane e Cleber. Este caso é considerado raro pelos médicos, ocorrendo em um caso para uma incidência de cerca de seiscentas mil gestações. “É um caso muito raro e se chama superfetação. A recuperação de todos é uma grande conquista, isso demostra toda a tecnologia do Hospital para conseguir dar suporte a uma gravidez de duas idades gestacionais” conta o médico obstetra do Hospital de Clínicas, Dr. Luiz Tadeu Barros Pereira, que realizou o parto dos trigêmeos e acompanhou parte da gestação.

Eduardo e Felipe nasceram com 1.405g e 1.390g e receberam alta hospitalar no dia 16 de abril. Isaac nasceu com 1.100g e necessitou receber os cuidados da equipe da UTI Neonatal do HC por trinta dias a mais do que os irmãos, retornando para casa neste domingo (17) com 2.030g. “Se houve êxito foi graças a toda a equipe e a estrutura hospitalar que nos proporcionou o atendimento padrão para que eles fossem embora com saúde e plenamente recuperados das patologias com que eles nasceram” afirma o médico pediatra do HC, Dr. Luiz Antônio Ecker, que também acompanhou os trigêmeos.

Família completa

Residentes em Palmeira das Missões, município distante 131km de Passo Fundo, Cassiane e Cleber aguardavam ansiosamente pelo momento de completar a família. O desejo de aumentar a família acompanhava o casal há cerca de oito anos e meio e após um procedimento de fertilização in vitro receberam a notícia da chegada do primeiro filho, no entanto, no decorrer da gestação o embrião se dividiu em dois, gerando gêmeos univitelinos (idênticos). E as novidades continuaram chegando para a nova família: “esse embrião se dividiu em dois, nascendo os gêmeos idênticos Felipe e Eduardo e no mesmo mês eu engravidei naturalmente de mais um bebê, o Isaac, que estava em outro saco gestacional, por isso possui uma idade gestacional menor.” contou a mãe.

A concepção de Isaac ocorreu em momento diferente daquela dos irmãos, por isso, são consideradas idades gestacionais diferentes durante a gestação da mãe Cassiane. “No final de tudo valeu a pena” relatou o pai. “Depois de sessenta e cinco dias de UTI, é gratificante. A gente só tem a agradecer a equipe, a Deus principalmente, toda a equipe de médicos, Dr. Clóvis [médico obstetra que acompanhou a gestação], Dr. Luiz Tadeu, Dr. Ecker, toda a equipe de enfermagem da UTI Neonatal por cuidar destes meninos como se fossem seus próprios filhos.” salientou.

A felicidade da família ficou completa neste domingo (17). A despedida da equipe da UTI Neonatal foi emocionante e cheia de carinho. “Esse reencontro agora e poder levar os três pra casa é de muita alegria e muita felicidade.” completou a mãe Cassiane.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.